! No sufoco, Coritiba vira no final e conquista título da Série B - 24/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

24/11/2007 - 18h11

No sufoco, Coritiba vira no final e conquista título da Série B

Márcio Markman
Em Recife
Não poderia ter sido mais emocionante a conquista do título de campeão brasileiro da Série B pelo Coritiba. Até os 42min do segundo tempo a equipe paranaense perdia por 2 a 1 para o rebaixado Santa Cruz e via o troféu ir para o Ipatinga , que venceu o Paulista, em Jundiaí, por 5 a 2. Mas, em menos de cinco minutos, Keirrisson e Henrique Dias balançaram as redes e devolveram o título ao Coritiba.

João Pires/Photo&Grafia/Divulgação
Elenco do Coritiba posa para foto com a bandeira do clube, após conquista de título
Aldo Carneiro/AE
Jogadores do Coritiba comemoram gol na vitória que garantiu o título da Série B
CONFIRA IMAGENS DA RODADA
CARECA RELEMBRA GRÊMIO
RENÉ SIMÕES DEDICA TÍTULO
CLUBE PREPARA CARREATA
O jogo começou e nem parecia que os dois times que se enfrentavam era o virtual campeão e um dos já rebaixados à Série C. Santa Cruz e Coritiba dividiam a posse de bola e a partida era bastante disputada no meio-de-campo. Ninguém conseguia criar chances reais de gol.

O primeiro bom momento, pasmem, foi do Santa Cruz. Aos 16 minutos, após uma tabela entre Kuki e Carlinhos Paraíba, o meia esteve muito próximo de marcar, mas Édson Bastos colocou para escanteio. Dois minutos depois, Carlinhos Paraíba voltou a levar perigo, ao deixar Túlio no chão, com um drible seco, e bater de fora da área. A bola subiu muito e foi para fora.

O Coritiba era totalmente ausente no ataque, com a dupla de atacantes formada por Keirrisson e Gustavo bastente distante dos meias Pedro Ken e Ricardinho. Assim, aos 31 minutos, o Santa Cruz criou a sua principal oportunidade, quando Nildo lançou Carlinhos Paulista. O lateral entrou de frente para o gol, ajeitou a bola com a cabeça, mas, no momento do chute, Fabinho conseguiu salvar.

Aí o tricolor pernambucano voltou a mostrar porque está entre os rebaixados à Série C. Como aconteceu em diversas outras partidas em que estava melhor em campo, o Santa Cruz teve um apagão. Falta na esquerda, Pedro Ken joga a bola no meio da área e o zagueiro Henrique cabeceia sozinho, apesar dos três zagueiros do time da casa estarem na marcação. Um gol que fazia com que o Coritiba assegurasse o título sem depender de ninguém.

Com quatro gols do atacante Alessandro, artilheiro da competição com 25 gols, o Ipatinga goleou, de virada, o Paulista, por 5 a 2, na tarde deste sábado, no Estádio Jaime Cintra e durante cerca de 10 minutos viveu a emoção do título da Série B.

Só que um gol de Henrique Dias, aos 47min do segundo tempo, deu a vitória sobre o Santa Cruz e o grito de campeão ao Coritiba, no Estádio dos Aflitos. Por outro lado, o Paulista teve confirmado o seu rebaixamento à Série C em 2008.

Campeão da Copa do Brasil em 2005, o Paulista não conseguiu evitar o descenso, o que provocou a revolta no pequeno número de torcedores que foi ao estádio. Enquanto parte da torcida gritava "olé" quando o Ipatinga tocava a bola, outra parte deixava o Jaime Cintra, indo embora mais cedo.
IPATINGA FICA NO QUASE
LEIA MAIS
PORTUGUESA VIRA NO CANINDÉ
CLASSIFICADO, VITÓRIA PERDE
FORTALEZA VENCE E FICA EM 5º
CRB GOLEIA BARUERI
PONTE ENCERRA SÉRIE NEGATIVA
SANTO ANDRÉ VENCE E ESCAPA
AVAÍ GOLEIA EM CASA
CONFIRA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Antes de descer para o vestiário, o Santa Cruz ainda teve uma boa chance, novamente com Carlinhos Paulista. O lateral condi]uziu a bola até a área e chutou firme, mas a bola foi em cima de Édson Bastos.

O segundo tempo começou com o Coritiba melhor em campo. O time paranaense tomava conta das ações e logo aos 7 minutos teve uma grande chance. Pedro Ken colocou na área, rasteira, e Jeci chutou de primeira, no travessão.

Aos poucos o time da casa equilibrou o jogo. Ao mesmo tempo, em Jundiaí, o Ipatinga virava contra o Paulista e passava a depender do Santa Cruz para ser campeão. E o tricolor pernambucano correspondeu. Aos 14 minutos, Nildo abriu bola para Carlinhos Paulista, que cruzou rasteiro. Édson Bastos cortou parcialmente, Nildo travou com o goleiro e, na sobra, empatou o jogo.

O resultado dava o título ao Ipatinga, que ia abrindo vantagem sobre o Paulista. O jogo seguiu equilibrado até que, aos 36, o garoto Max, que havia entrado há poucos minutos, pegou o rebote de uma falta cobrada por Nildo e virou o jogo. No lance do gol, Jeci foi expulso, o que deixava o Ipatinga ainda mais perto do título.

Aos 41, Nildo e Túlio se estranham e os dois são expulsos. Aí veio o imponderável. Em menos de cinco minutos, aos 42 e 47, o Coritiba, com um homem a menos, aproveitou duas bobeiras da zaga do Santa Cruz e marcou com Keirrisson e Henrique Dias. Uma virada incrível que deixou os atletas do Ipatinga, em Jundiaí, atônitos, e garantiu mais um título brasileiro ao Coritiba.

"Eu respeito muito o Santa Cruz, mas seria injusto se nós não ficássemos com o título, por tudo o que fizemos dentro da competição. Parabéns ao torcedor do Coritiba, esse título é pra vocês", falou o técnico Renê Simões, logo após o término do jogo. Foi o último jogo de René à frente do time paranaense, já que ele deve comandar a seleção da Jamaica em 2008.

Hospedagem: UOL Host