! Ipatinga goleia Paulista, mas não é campeão da Série B - 24/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

24/11/2007 - 18h02

Ipatinga goleia Paulista, mas não é campeão da Série B

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Com quatro gols do atacante Alessandro, artilheiro da competição, com 25 gols, o Ipatinga goleou, de virada, o Paulista, por 5 a 2, na tarde deste sábado, no Estádio Jaime Cintra e durante cerca de 10 minutos viveu a emoção do título da Série B. Só que um gol de Henrique Dias, aos 47min do segundo tempo, deu a vitória sobre o Santa Cruz e o grito de campeão ao Coritiba, no Estádio dos Aflitos. Por outro lado, o Paulista teve confirmado o seu rebaixamento à Série C em 2008.

CARTOLA PROTESTA
O presidente do Ipatinga, Itair Machado, considera que o seu clube é o "campeão moral" da Série B do Brasileiro. "Teve aquela vergonha que aconteceu em Curitiba", reclamou o dirigente, referindo-se à vitória do Coritiba, campeão da competição, sobre o seu time, por 1 a 0, com um gol de pênalti, em que o veterano Ânderson Lima teve de cobrar quatro vezes, sendo que nas duas primeiras o goleiro Fred havia feito a defesa.
LEIA MAIS
A queda do Paulista, que foi campeão da Copa do Brasil em 2005 e que disputou a Libertadores do ano passado, provocou a revolta no pequeno número de torcedores que foi ao estádio. Enquanto parte da torcida gritava "olé" quando o Ipatinga tocava a bola, outra parte deixava o Jaime Cintra, indo embora mais cedo.

Para complicar a sua situação, o Paulista terminou a partida com dois jogadores a menos. É que o meia Rodrigo Sá se contundiu e o técnico Marcus Vinícius já havia feito as três alterações. Por isso, não pôde ser substituído. Além disso, o lateral-direito Marco Aurélio foi expulso, deixando a equipe com nove em campo.

Foi um jogo que teve dois tempos distintos. No primeiro, o Paulista pressionou muito, esteve duas vezes na frente no placar, mas não passou de um empate, em 2 a 2, Na etapa final, com grande atuação de Alessandro, bem assistido por Marinho Donizetti, o Ipatinga sobrou em campo e construiu com facilidade a sua goleada.

O primeiro tempo começou com a pressão do time da casa, que necessitava vencer para ainda sonhar com sua permanência na Série B, dependendo assim mesmo de pelo menos uma derrota de seus concorrentes diretos: Avaí, Santo André e Gama. O Paulista atacou desde o começo, obrigando o goleiro Fred a trabalhar de cara. O Ipatinga conseguiu chegar ao ataque, apenas aos 6min, quando Diego chutou para fora, desperdiçando uma boa oportunidade.

De tanto pressionar, o Paulista chegou ao seu gol, aos 23min, quando Johnny escorou de cabeça um cruzamento da esquerda e Dema desviou a bola para as redes da equipe mineira. Nove minutos depois, no entanto, o Ipatinga buscou o empate, aos 32min, quando Beto bateu da esquerda e encobriu o goleiro Victor, em um belo gol.

Sem outra alternativa, o time do interior de São Paulo se lançou de novo ao ataque e voltou a ficar na frente, aos 41min, quando o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti de Beto sobre Marco Aurélio. Os jogadores ipatinguenses reclamaram muito da arbitragem. "Ele está de brincadeira. Todo mundo viu. O Beto estava longe do jogador", protestou Alessandro. E foi ele quem empatou de novo o jogo, aos 45min, fazendo 2 a 2.

Cada time voltou com uma mudança no ataque para o segundo tempo. No time da casa, Borelli entrou no lugar de Marcelo Toscano, enquanto no Ipatinga Marinho Donizetti substituiu a Diego. E foi ele quem fez a jogada pela esquerda, cruzando para Alessandro fazer o seu time sair na frente, aos 14min da etapa final.

Três minutos depois, Alessandro marcou o seu terceiro gol na partida, colocando 4 a 2 no placar. E ainda tinha mais. Aos 29min, Alessandro, o nome do jogo, se consolidou na artilharia isolada da Série B, com 25 gols, ao marcar o quinto do seu time.Logo depois o jogo acabou, mas não o sofrimento do Ipatinga, já que precisava de pelo menos um emnpate do Coritiba. Só que o time paranaense conseguiu sair de uma derrota por 2 a 1, para a vitória de 3 a 2.

Paulista
Victor, Marco Aurélio, Dema, Johnny e Zeziel; Jairo, Devas (Roberto Santos), Rodrigo Sá e Marcel (Rodrigo Fabri); Marcelo Toscano (Borelli) e Gilsinho
Técnico: Marcus Vinícius

Ipatinga
Fred, Gian (Henrique), Leo Oliveira e Duílio; Márcio Gabriel, Recife, Leandro Salino, Tallys (Hugo) e Beto; Diego (Marinho Donizetti) e Alessandro
Técnico; Emerson Ávila

Data: 24/11/2007 (sábado)
Local: Estádio Jaime Cintra
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Marcos Tadeu Peniche Nunes e Jackson Lourenço Massara dos Santos
Cartões amarelos: Thallys, Leo Oliveira, Recife, Márcio Gabriel, Gian (Ipatinga); Marco Aurélio, Dema (Paulista)
Cartões vermelhos: Marco Aurélio (Paulista)
Gols: Dema, aos 23min, Beto, aos 32min, Gilsinho, aos 42min do primeiro tempo; Alessandro, aos 14min, aos 17min e aos 29 min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host