! Portuguesa vira sobre o Criciúma e completa a festa no Canindé - 24/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

24/11/2007 - 17h56

Portuguesa vira sobre o Criciúma e completa a festa no Canindé

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A festa estava armada. Arquibancadas lotadas, muita euforia e até a estréia de um novo uniforme criaram o clima para a primeira partida da Portuguesa como mandante depois da confirmação do acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Criciúma ainda tentou atrapalhar, mas o time paulista virou e completou essa comemoração com um triunfo por 3 a 1 no Canindé.

O clima festivo ficou evidente antes mesmo de a bola rolar neste sábado. A torcida da Portuguesa, que compareceu em grande número ao estádio paulista, gritou o nome de todo o elenco e do técnico Vagner Benazzi seguidas vezes.

Além disso, a Portuguesa apresentou um novo uniforme, com camisas predominantemente vermelhas - o modelo tem detalhes verdes apenas na gola e na manga, muito parecido com o que é utilizado pela seleção de Portugal. Outro destaque é a numeração fixa - o meia Joãozinho, por exemplo, usou a 17 a despeito de ter sido titular.

Todo o clima positivo, porém, durou apenas seis minutos. Odair cobrou uma falta da direita para a área da Portuguesa, Tiago saiu mal e o zagueiro Cláudio Luiz desviou de cabeça para abrir o placar e colocar o Criciúma em vantagem.

O gol transformou a euforia e a comemoração efusiva em apreensão no Canindé. No entanto, o time paulista logo reconquistou a confiança de seus torcedores e se impôs em campo.

Com domínio total das ações, a Portuguesa empatou aos 18min do primeiro tempo. Erick roubou uma bola na direita e lançou para Diogo. O atacante percebeu que o zagueiro Sílvio Criciúma, que marcava Joãozinho na direita, havia escorregado. Com isso, em vez de dominar a bola, desviou de cabeça para o camisa 17, que bateu de esquerda e acertou o canto direito baixo de Zé Carlos.

Principal destaque técnico do jogo, Diogo voltou a aparecer aos 29min do primeiro tempo. Ele recebeu passe rasteiro na direita, dominou e chutou forte, novamente no canto direito baixo de Zé Carlos, para virar o jogo.

O segundo gol rubro-verde ratificou a festa que havia retornado de forma tímida com o gol de empate e a Portuguesa manteve o comando das ações até o fim da partida. Tanto é que o time mandante anotou o terceiro gol aos 29min, em jogada de Leonardo pela esquerda que Diogo desviou de primeira para as redes.

Com esse resultado, a Portuguesa chegou a 63 pontos e ratificou a terceira posição da Série B do Campeonato Brasileiro de 2007. O Criciúma, em contrapartida, segue com 53 e terminou a temporada no oitavo posto.

Hospedagem: UOL Host