! Em noite inspirada, Bahia vence ABC-RN e chega à liderança - 22/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

22/11/2007 - 22h38

Em noite inspirada, Bahia vence ABC-RN e chega à liderança

Do UOL Esporte
em Salvador
Em sua primeira apresentação convincente na Fonte Nova no octogonal decisivo da Série C, o Bahia cumpriu à risca o script imaginado pela torcida tricolor. Numa noite inesquecível para os torcedores do clube, a equipe venceu o ABC-RN por 3 a 0 e alcançou a liderança da competição.

BAHIA ASSUME A PONTA
Edson Ruiz/FootPress
Elias e Nonato comemoram o primeiro gol do líder da Série C, a duas rodadas do fim
Edson Ruiz/FootPress
O Bahia marcou bem o time potiguar e fica a apenas um triunfo da subida para Série B
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
BAHIA AGORA FALA EM TÍTULO
BRAGANTINO VENCE NO FIM
O time do técnico Arturzinho chegou aos 23 pontos, deixando para trás o adversário potiguar, que tem 20. O Bahia soma o mesmo número de pontos do Bragantino, que venceu o Crac-GO por 1 a 0, mas leva vantagem no saldo de gols. O resultado deixou o clube a uma vitória do acesso à Série B. Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o Vila Nova, em Salvador.

Em Goiânia, o Atlético-GO bateu o Vila Nova de virada, por 3 a 2. O confronto entre os lanternas Nacional e Barras foi adiado por falta de energia elétrica no estádio Amigão, em Campina Grande.

Elias marcou duas vezes para o time tricolor, aos 16min do primeiro tempo e aos 8min do segundo. Ávine definiu o placar aos 41min da etapa final. O clube baiano dominou o jogo desde o primeiro tempo. A equipe mostrou pegada dentro de campo, e não deu chance ao ABC-RN.

Marcado sob pressão, o time potiguar poucas vezes chegou ao ataque na etapa inicial, enquanto o tricolor baiano buscou o gol desde os primeiros minutos.

O primeiro grande lance de perigo ocorreu aos 11min. Adilson cruzou na área, Elias cabeceou e o goleiro Raniere rebateu. A bola sobrou para o próprio Elias, que chutou forte e obrigou Raniere a fazer grande defesa, desviando a bola pela linha de fundo.

O gol do Bahia amadurecia aos poucos. O time do técnico Arturzinho errava passes no ataque e faltava caprichar em algumas finalizações, mas aos 16min a equipe acabou balançando as redes adversárias. O volante Emerson Cris errou chute de longa distância, mas a bola sobrou para Elias que, de fora da área, acertou o canto esquerdo do goleiro do ABC.

O gol não mudou o panorama da partida. O Bahia tentava pelo meio, obrigando a defesa do ABC a trabalhar. O segundo gol quase saiu aos 40min. Após a zaga potiguar afastar cobrança de escanteio de Elias, Emerson Cris pegou a sobra e levantou na área. Novo corte da defesa do ABC, a bola ficou com Eduardo, que fez a finta e bateu forte. Ranieri fez mais uma boa defesa.

Na segunda etapa, o jogo continuou bom para o Bahia. O ABC assustou o goleiro Márcio Angonese com um chute na trave, mas logo em seguida o time da casa ampliou o placar. Alison puxou o contra-ataque e tentou passar para Moré, mas a bola acabou sobrando para Elias, que chutou de perna esquerda para marcar o segundo do tricolor baiano, aos 8min. Delírio nas arquibancadas da Fonte Nova lotada.

Com o resultado desfavorável, o técnico Ferdinando Teixeira foi para o tudo ou nada. Colocou os atacantes Miro Bahia e Éder em campo, e partiu para o ataque. As alterações surtiram efeito e o ABC criou duas oportunidades com Miro Bahia. Em uma delas, o jogador cortou a zaga inteira do tricolor baiano na entrada da pequena área. O chute, porém, acertou a rede pelo lado de fora.

O Bahia então recuou e cadenciou o jogo. A equipe retomou o controle da partida e ainda presenteou os torcedores com mais uma gol. Ávine, que entrou na segunda etapa, recebeu lançamento de Adilson, protegeu e tocou na saída de Ranieri, aos 41min. O Carnaval começou mais cedo em Salvador.

BAHIA
Márcio; Alison (Cléber Carioca), Eduardo e Rogério; Luciano Baiano, Emerson Cris, Fausto, Elias (Ávine) e Adilson; Moré e Nonato (Harlei).
Técnico: Arturzinho

ABC-RN
Raniere; Ben-Hur, Bruno Lourenço (Marciano) e Alan; Nêgo (Miro Bahia), Adelmo, Joassis, Juninho Petrolina e Rogerinho (Éder); Wallyson e Ivan.
Técnico: Ferdinando Teixeira

Local: Estádio Fonte Nova, em Salvador-BA
Data: 22/11/2007
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Rogério Carlos Rolim (PR)
Público: 59.417 pagantes
Renda: 556.952,50
Cartões amarelos: Alison, Juninho Petrolina, Miro Bahia, Alan

Hospedagem: UOL Host