! 'Intruso', Luís Fabiano salva Brasil contra Uruguai e ameniza vaias - 21/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

21/11/2007 - 23h47

'Intruso', Luís Fabiano salva Brasil contra Uruguai e ameniza vaias

Bruno Freitas, Carlos Padeiro e Leandro Canônico
Em São Paulo
Convocado às pressas para o lugar do lesionado Afonso, o atacante Luís Fabiano apareceu entre os titulares nesta quarta-feira no lugar de Vágner Love e salvou a seleção brasileira no estádio do Morumbi. 'Intruso' no time do técnico Dunga, o artilheiro do Campeonato Espanhol anotou os dois gols do Brasil na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, e amenizou as vaias.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Flávio Florido/UOL
Luís Fabiano acha ângulo e chuta por baixo de Carini no 1º tempo
5 min: Robinho domina no meio-campo e acelera rumo à área, passa por dois, mas finaliza fraco, nas mãos do goleiro Carini, bem colocado.
8 min: GOL DO URUGUAI! O time avança pela direita e chega à linha de fundo; após cruzamento de Pereira, Júlio César espalma na cabeça de Abreu, que cabeceia para a rede.
29 min: Uruguai envolve a defesa até deixar González livre para chute frontal; Júlio César bate roupa e tira com o pé no rebote - mas o árbitro já havia dado impedimento.
34 min: Após bate-rebate na área brasileira, a bola sobra para Gargano soltar uma bomba no àngulo, e Júlio César salta e faz uma grande defesa.
37 min: Luis Suárez recebe com liberdade, gira e rola para Rodríguez, que chuta de primeira, de fora da área, por cima do gol. Mais susto.
44 min: GOL DO BRASIL!!!! Maicon toca para Luís Fabiano na área, pela direita; sem ângulo, o atacante finaliza com força, e a bola passa por baixo das pernas de Carini e entra.
PRIMEIRO TEMPO
SEGUNDO TEMPO
1 min: Suárez dribla Maicon e chuta cruzado, rasteiro, com perigo; desvio de Júlio César empurra a bola para escanteio. Uruguai volta com tudo.
8 min: Suárez parte para a área, corta Alex, que passa lotado e é travado por Juan antes de arriscar o chute.
20 min: GOL DO BRASIL!!!!! Gilberto chuta cruzado na lateral da área, e Luís Fabiano aparece livre para bater de primeira, de esquerda, com oportunismo.
21 min: Abreu sobe mais alto no segundo pau e cabeceia firme, para o chão; Júlio César faz mais uma grande defesa.
VEJA AS FOTOS DO CONFRONTO
A VITÓRIA DESTA 4ª MOSTRA QUE...
TABELA DAS ELIMINATÓRIAS
JÚLIO CÉSAR AGRADECE, MAS CUTUCA
MORUMBI É 'CASA', DIZ LUÍS FABIANO
SÃO-PAULINOS REVÊEM ESTÁDIO
LUGANO LAMENTA CHANCES PERDIDAS
LOVE ENTREGA A 'TITULARIDADE'
DUNGA: GRUPO PARA BLINDAR ASTROS
Com um futebol até abaixo do mediano citado por Kaká na véspera da partida, a seleção brasileira foi cobrada pela torcida paulista, que depois se empolgou com a boa atuação do ex-são-paulino Luís Fabiano e fez a festa. O resultado faz o Brasil retornar à terceira colocação - o Paraguai derrotou o Chile e fechou o ano na liderança.

A vitória brasileira sobre os uruguaios evitou também que a seleção de Dunga fizesse o pior começo de eliminatórias desde que o formato passou a ser de todos contra todos. E mais: acabou com um jejum de oito anos sem vencer os rivais. Nos seis jogos anteriores, houve uma derrota e cinco empates.

A falta de padrão e criatividade da seleção brasileira fez o Uruguai crescer no primeiro tempo da partida desta noite. Sem medo dos pentacampeões do mundo, os visitantes foram para cima. Logo aos 7min, o lateral-direito Pereira chutou de longe e obrigou o goleiro Júlio César a fazer boa defesa.

O camisa 1 do time do técnico Dunga, porém, não teve a mesma sorte no lance seguinte. Aos 8min, Pereira avançou pela direita e cruzou. Júlio César apenas olhou a bola atravessar a grande área e chegar à cabeça de Abreu, que completou para o fundo do gol. Imediatamente, parte da torcida pediu o corintiano Felipe.

A desvantagem no placar desestabilizou a seleção brasileira. Nervosos, os jogadores erraram passes em demasia e sequer chegaram com perigo ao gol defendido por Carini. Pelo contrário, o domínio da partida e as principais chances de balançar as redes foram do time do técnico Oscar Tabárez.

Foi assim aos 28min, quando Júlio César espalmou chute de Gargano e Cristian Rodriguez completou para fora da pequena área. E aos 34 min, momento em que o lateral Pereira arriscou de da meia-lua e o goleiro brasileiro fez grande defesa.

A paciência da torcida, que vaiou timidamente em alguns momentos, acabou aos 40min da etapa inicial. Tanto que a maior parte dos torcedores gritou: "Vamos jogar bola, ô ôô ôô". Pelo menos Luís Fabiano acordou com a cobrança, e aos 44min recebeu na direita de Maicon e chutou cruzado para empatar. Carini falhou. Na comemoração, o atacante se ajoelhou em cima do escudo do São Paulo, seu ex-time.

Mantendo sua característica de poucas alterações, o técnico Dunga mandou a mesma equipe para o segundo tempo. E viu o mesmo cenário: seus jogadores completamente dominados pelos uruguaios. Sem o controle do meio-de-campo, então, ele optou por colocar Josué no lugar de Ronaldinho, vaiado, aos 15min.

A torcida não gostou e rapidamente iniciou o coro: "burro, burro, burro". Josué, no entanto, deu mais mobilidade ao setor de armação verde-amarelo. E logo a seleção teve boas chances. Em uma delas, aliás, aos 19min, a bola sobrou para Gilberto na esquerda. O lateral chutou para o meio da área e Luís Fabiano marcou mais um, assegurando a vitória dos anfitriões.

A seleção brasileira volta a campo pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 apenas em junho de 2008, quando encara o Paraguai, fora de casa, e a Argentina, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Antes disso, está confirmado um amistoso contra a Irlanda, dia 6 de fevereiro, em Dublin.

BRASIL
Júlio César; Maicon (Daniel Alves), Alex, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Kaká e Ronaldinho Gaúcho (Josué); Robinho (Vágner Love) e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

URUGUAI
Carini; Pereira, Godín, Lugano e Fucile; Álvaro González, Gargano, Inácio González (Bueno) e Cristian Rodriguez; Abreu e Suarez (Sanchez)
Técnico: Oscar Tabárez

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Hector Balsassi (Argentina)
Auxiliares: Rodolfo Otero e Ricardo Casas (ambos da Argentina)
Público: 65.379
Renda: R$ 4.321.225,00
Cartões amarelos: Suárez (U), Fucile (U), Álvaro González (U)
Gols: Abreu, aos 8min, e Luís Fabiano, aos 44min do primeiro tempo; Luís Fabiano, aos 19min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host