! Criciúma vence e manda o Santa Cruz para a Série C - 17/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

17/11/2007 - 18h08

Criciúma vence e manda o Santa Cruz para a Série C

De Márcio Markman
Em Recife
O Criciúma voltou a vencer após oito rodadas e escolheu justamente o desesperado Santa Cruz para retomar o caminhos da vitória. A derrota valeu ao tricolor pernambucano, uma das equipes de maior torcida e tradição do futebol nordestino, o rebaixamento à Série C do campeonato Brasileiro. O atacante Odair foi o autor dos dois gols da vitória por 2 x 0, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

Na verdade, mesmo que derrotasse a equipe catarinense, o time do recife cairia para a Série C. A vitória do Santo André, na sexta-feira, além dos triunfos de Gama e CRB, fora de casa, acabaram com qualquer chance de permanência do Santa Cruz na Série B.

Logo que o jogo começou, o Criciúma mostrou ao Santa Cruz que seria o dia de despedida dos pernambucanos da Série B. Aos 30 segundos, o time da casa chegou ao gol. Bola cruzada da esquerda, o zagueiro-técnico Adriano deixou o atacante Odair livre. O camisa 11, apesar da baixa estatura, subiu sozinho e cabeceou sem chances para Gotardi. Aos 4 minutos, Kelson poderia ter feito o segundo gol. Josemar deixou que o atacante do Criciúma entrasse sozinho, de carrinho. A bola bateu na trave e, na volta, assustado, Kelson colocou para fora.

Aos 8 minutos, o Criciúma teve mais uma chance clara. Escanteio cobrado na área e Cláudio Luís cabeceou no travessão. O Santa Cruz sentia os desfalques e a falta de ritmo e jogadores de alguns jogadores. Aos 18, Kelson teve mais uma chance ao chutar com perigo, de fora da área. O Santa Cruz deu seu primeiro chute ao gol só aos 19, com Carlinhos Paraíba, mas sem muito perigo.

O primeiro tempo terminou com o Santa Cruz rebaixado. Os resultados até que ajudavam, já que o Paulista empatava com o Fortaleza e o Gama empatava com o Barueri. O time pernambucano se mostrava completamente apático em campo, sem esboçar qualquer tipo de reação e nem agredir o adversário..

No segundo tempo, o Criciúma se mandou ao ataque e logo criou algumas chances de perigo. O Santa Cruz permanecia sem força e sem criatividade e não conseguia criar chances de gol. Só aos 13 minutos o tricolor pernambucano assustou, com uma cabeçada de Fábio Saci, que entrara na vaga de Max.

O Criciúma continuou tomando conta da partida, mas não chegava a criar grandes chances de gol. Até que, aos 27, Odair pegou uma bola na entrada da área, se livrou de Genalvo e Amaral, deu um corte seco em Adriano e bateu sem chances para Gotardi. A partir daí, o time da casa só administrou a partida e se aproveitou da fragilidade do Santa Cruz para assegurar a vitória por 2 x 0.

CRICIÚMA
Zé Carlos; Silvio Criciúma, Willian Amaral e Cláudio Luiz; Alex Sandro (Jael), Elizeu, Marcelo (Rogério), Uendel e Mateus (Neném); Kélson e Odair. Técnico: Gonzaga Milioli.

SANTA CRUZ
Gotardi; Carlinhos Paulista (Russo), Adriano, Josemar e Max (Fábio Saci); Amaral, Genalvo, Carlinhos Paraíba e Nildo; Kuki e Thomas Anderson (Tiago Almeida). Técnico: Adriano.

Data: 17/11/2007 (Sábado)
Local: Estádio Heriberto Hurse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS)
Gols: Odair, aos 30 segundos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Carlinhos Paraíba e Carlinhos Paulista (Santa Cruz)

Hospedagem: UOL Host