! Em noite de definições, Vitória põe fim à síndrome do Barradão - 13/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/11/2007 - 23h40

Em noite de definições, Vitória põe fim à síndrome do Barradão

Do UOL Esporte
Em Salvador
Desta vez o Barradão foi palco de festa para a torcida rubro-negra. O Vitória goleou o CRB por 4 a 1 nesta terça-feira e sacramentou o retorno para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

VITÓRIA VOLTA À ELITE
Edson Ruiz/FootPress
Jogadores do Vitória festejam no Barradão
Edson Ruiz/FootPress
Equipe fez 4 e segue com o melhor ataque
Edson Ruiz/FootPress
Torcedores se livram de "síndrome" em casa
VEJA AS IMAGENS DA RODADA
LUSA PERDE, MAS OBTÉM ACESSO
IPATINGA É ESTREANTE NA SÉRIE A
Foi o fim de uma agonia que começou com os rebaixamentos para a Série B, em 2004, e para a Série C em 2005, ambas definidas em jogos disputados em casa. Em 2006, a equipe voltou para a Série B e em 2008 disputará uma divisão diferente pelo quinto ano seguido.

Quarto colocado da Série B, com 58 pontos, o time comandado pelo técnico Vadão foi beneficiado pelos tropeços de Marília, Fortaleza e Criciúma, que estacionaram nos 50 pontos com as respectivas derrotas para Ipatinga (3 a 2), São Caetano (1 a 0) e Paulista (2 a 1).

E não foi apenas o Vitória que fez a festa na 36ª rodada da Série B. O Ipatinga e a Portuguesa - que perdeu por 2 a 0 para o líder Coritiba - também estão garantidos na Série A em 2008.

A duas rodadas do encerramento da competição, o vice-líder Ipatinga, com 61 pontos, é o único que ainda ameaça o título do Coritiba, que soma 66 pontos. A Portuguesa caiu para terceiro, com 59.

A rodada serviu ainda para definir o segundo time rebaixado para a Série C, o Remo, que perdeu justamente para o lanterna Ituano, por 2 a 1.

O gol saiu logo no primeiro lance de ataque do Vitória. Aos 8min, Joãozinho avançou pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado. Paulo Musse espalmou e a bola cruzou toda a extensão da pequena área antes que Jackson, de carrinho, completasse para o gol vazio.

Ao contrário do que se imaginava, o gol não desequilibrou o jogo. CRB e Vitória passaram a se alternar no ataque, embora os dois goleiros não tenham sido muito incomodados no primeiro tempo.

O CRB voltou melhor para o segundo tempo. Em 10 minutos, já havia criado três oportunidades de gol. Sentindo que estava perdendo terreno, Vadão trocou o atacante Sorato pelo meia Willinas Santana.

E foi justamente ele quem fez o segundo gol, depois de receber toque de calcanhar de Jackson, driblar o goleiro e marcar um golaço.

Aos 36min, o lateral-direito Apodi avançou pela diagonal e bateu de canhota para fazer 3 a 0. Em seguida, o serviço de auto-falante do Barradão anunciou o fim do último resultado favorável ao Vitória, a derrota do Fortaleza por 1 a 0 para o São Caetano.

Nem o gol de Chiquinho, aos 40min, serviu para jogar água no chope dos rubro-negros. Quando o torcedor já não esperava mais nada além do apito final, o artilheiro Joãozinho deixou sua marca, aos 47min: 4 a 1, e festa no Barradão.

VITÓRIA
Ney, Apodi (Alex Santos), Jean, Anderson Martins e Daniel; Ramirez, Chicão, Bida e Jackson (Marcos); Joãozinho e Sorato (Willians)
Técnico: Vadão

CRB
Paulo Musse, Marcinho, Thiago Gomes, Edson e Marcel; Diones (Hendrich), Glaydson (Amilton), Ataliba e Sidnei (Chiquinho); Marcelo Nicácio e Júnior Amorim
Técnico: João Carlos Costa

Data: 13/11/2007
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Auxiliares: Valter José dos Reis (SP-Fifa) e Altemir Hausmann (RS-Fifa)
Renda: R$ 244.415,00
Público: 28.446 pagantes
Cartões amarelos: Daniel e Marcel

Hospedagem: UOL Host