! Coritiba vence e fica perto do título; Portuguesa volta à elite - 13/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/11/2007 - 22h34

Coritiba vence e fica perto do título; Portuguesa volta à elite

Do UOL Esporte
Em Curitiba*
Embora não tenha confirmado o título, o Coritiba ficou bem próximo de sagrar-se campeão da Série B. Depois de vencer a Portuguesa por 2 a 0, nesta terça-feira, o Alviverde precisa de apenas mais uma vitória para garantir a taça. O título só não veio nesta terça porque o Ipatinga derrotou o Marília por 3 a 2 e manteve chances matemáticas de ser campeão.

Ao Coritiba basta vencer o Marília, na próxima sexta-feira, no Couto Pereira, para garantir a taça da competição. O Alviverde chegará aos 69 pontos e não poderá mais ser alcançado por nenhum adversário, faltando duas rodadas para o fim do campeonato.

RODADA DE DEFINIÇÕES
Orlando Kissner/AE
Keirrison festeja gol diante da Lusa; Coxa fica perto do título do Brasileiro da Série B
VITÓRIA GOLEIA E VOLTA À ELITE
IPATINGA CONFIRMA O 1º ACESSO
SANTA CRUZ PERDE E 'VÊ' SÉRIE C
CONFIRA CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
Já a Portuguesa, mesmo com o revés, conseguiu o retorno à Série A. Para tanto, o time precisou esperar por cerca de uma hora no vestiário do Couto Pereira, aguardando o desfecho de Fortaleza x São Caetano. O time cearense foi derrotado em casa por 1 a 0 e assegurou a equipe paulista matematicamente na elite, com sete pontos de vantagem para o quinto colocado, o Brasiliense, a duas rodadas do fim do campeonato.

O Coritiba procurou o ataque desde o início do primeiro tempo. Favorecida pelo empate, que lhe daria a vaga para a Série A, a Portuguesa permaneceu retraída e abusando das faltas. Antes dos 20 minutos de jogo, o time paulista recebeu três cartões amarelos e não deu nenhum chute a gol.

Apesar do domínio territorial, o Coritiba tinha muita dificuldade para furar a forte marcação da Lusa. O Alviverde martelava, mas criava poucos lances de perigo.

A Portuguesa tentou equilibrar, mas quando vivia seu melhor momento na partida, acabou tomando o gol. A jogada começou com uma bola roubada no meio-de-campo, por Douglas Silva. Este tocou para Túlio que arrancou, fez uma bela jogada pela direita e cruzou para Keirrison empurrar para as redes.

Depois de levar o gol a Portuguesa se lançou ao ataque, mas o Coritiba soube se defender e segurou a vitória parcial na primeira etapa. Na saída para os vestiários, o técnico Vagner Benazzi reclamou da arbitragem. "Foi falta no Dias, no gol deles. É uma vergonha", esbravejou.

No segundo tempo, o jogo poderia ter ficado mais fácil para a Portuguesa, pois o Coritiba ficou com apenas dez homens, aos 14 minutos. O lateral Ivo deu uma entrada dura, recebeu o segundo amarelo, e foi expulso.

Mesmo assim, foi o Coritiba quem chegou ao segundo gol. Novamente Túlio fez uma grande jogada, arrancou do meio-de-campo e tocou na medida para Keirrison tocar na saída do goleiro. O artilheiro coxa-branca no campeonato chegou aos onze gols.

Ao fim do jogo, os jogadores comemoraram com a torcida, que gritava "é campeão".

Coritiba
Edson Bastos; Ivo, Dezinho e Jeci e Fabinho; Túlio, Douglas Silva, Ricardinho (Careca) e Pedro Ken; Keirrison (Caíco) e Gustavo (Edmilson).
Técnico: René Simões

Portuguesa
Tiago; Wilton Goiano, Bruno Rodrigo, Marco Aurélio e Leonardo; Dias, Erick, Válber (Joãozinho) e Preto (Osmar); Diogo e Souza (Rogério)
Técnico: Vagner Benazzi

Data: 13/11/2007 (terça-feira)
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Aristeu Leonardo Tavares (RJ/ Fifa) e Marcos Tadeu Peniche Nunes (RJ)
Público: 29.253 pagantes (total de 32.095)
Renda: R$ 435.968,00
Cartões amarelos: Ricardinho, Ivo, Gustavo, Caíco(Coritiba); Erick, Dias, Válber e Wilton Goiano (Portuguesa)
Cartão vermelho: Ivo (C)
Gols: Keirrison, aos 37 minutos do primeiro tempo e aos 22 minutos do segundo tempo

Atualizada às 23h31

Hospedagem: UOL Host