! No aniversário do Ipatingão, time mineiro celebra acesso à elite - 13/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/11/2007 - 22h23

No aniversário do Ipatingão, time mineiro celebra acesso à elite

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
A festa preparada com antecedência para comemorar os 25 anos do Estádio Ipatingão, na noite desta terça-feira, se transformou no cenário perfeito para celebrar a confirmação do acesso do Ipatinga à Série A do Brasileirão em 2008. A vitória sobre o Marília, por 3 a 2, que começou a ser construída nos 23 minutos iniciais do primeiro tempo, colocou a equipe do Vale do Aço, que tem apenas 10 anos de existência, na elite do futebol nacional.

A festa de comemoração do acesso do Ipatinga à Série A, na noite desta terça-feira, teve troféu, entregue pela prefeitura local, por causa dos 25 anos do Estádio Ipatingão. A torcida, que compareceu em bom número, cantou o "Parabéns para você", em meio a muitos balões.

O técnico Emerson Ávila agradeceu o apoio da torcida. "Agora é comemorar o acesso", salientou o treinador, que agradeceu o apoio recebido pelo Cruzeiro, clube onde trabalhou durante muito tempo e que ajudou o antigo parceiro cedendo vários jogadores para reforçar a equipe.

Emerson Ávila, que tem contrato com o Ipatinga até o final do Campeonato Mineiro de 2008, fez questão de destacar o que ele considerou "ousadia" do presidente Itair Machado. "Ele foi corajoso de apostar na minha pessoa, eu que até então não tinha dirigido nada, tenho muito a crescer na profissão e graças a Deus tudo aconteceu a nosso favor", disse.
TEVE ATÉ TROFÉU
LEIA MAIS
COXA VENCE A LUSA POR 2 A 0
A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
A 18ª vitória do Ipatinga na Série B, 14 delas conseguidas em casa, fez o time do técnico Emerson Ávila chegar aos 61 pontos em 36 jogos (aproveitamento de 56,48%) e tirou todas as possibilidades de classificação do Marília, que entrou em campo como o quinto colocado, ou seja, o primeiro fora do G-4. Beneficiado pela derrota para o Portuguesa pelo Coritiba, por 2 a 0, o time mineiro assumiu a vice-liderança a cinco pontos da equipe paranaense.

Em 23 minutos, o Ipatinga abriu uma vantagem de 2 a 0, que lhe deu tranqüilidade para conquistar mais três pontos e chegar à Série A. Com esse resultado e a vitória do Coritiba, somente o Ipatinga pode tirar o título da Série B do time paranaense, que segue como favorito para ser campeão. A Portuguesa, com 59 pontos, não tem mais essa condição.

O Ipatinga entrou em campo com muita determinação para assegurar sua vaga na Primeira Divisão. Nem mesmo o bom chute de Wellington Amorim para o Marília, logo aos 2min, obrigando o goleiro Fred a boa defesa, assustou a equipe da casa. No minuto seguinte, no entanto, o clube mineiro respondeu, quando o goleiro Vizotto devolveu a bola nos pés de Alessandro, mas conseguiu se redimir e fazer a defesa.

Sob o comando, à beira do gramado do ex-atacante atleticano Guilherme, o Marília cedia espaços para o Ipatinga. Aos 6min, Beto cobrou falta em Alessandro e acertou a trave. Aos 17min, o time da casa abriu o marcador, Gérson Magrão pegou rebote da zaga e bateu rasteiro para colocar a bola nas redes. Três minutos depois, Duílio mandou a bola, de cabaça, no travessão.

O Ipatinga não reduziu o ritmo e ampliou o marcador, aos 23min. Gérson Magrão cruzou rasteiro e Alessandro tocou para as redes. A equipe do Vale do Aço ainda desperdiçou outras duas chances de aumentar sua vantagem. Aos 27min, Gérson Magrão, livre, isolou. Aos 44min, Alessandro chutou em cima do goleiro a chance do terceiro gol.

O Marília voltou com o meia-atacante Fábio Gadelha no lugar do zagueiro Montoya, enquanto o Ipatinga trocou Diego Clementino por Thallys. Logo aos 2min, em um rápido contra-ataque, o Ipatinga fez o terceiro gol. Leandro Salino cruzou da esquerda, Alessandro ajeitou de cabeça e Gérson Magrão ampliou. Três minutos depois, entretanto, Diego Barcelos descontou para o time paulista, aproveitando falha da defesa mineira.

O gol animou a equipe adversária que tentou diminuir a diferença, mas es expôs aos contra-ataques do Ipatinga. O clube do Vale do Aço abusou do direito de desperdiçar chances e complicou o jogo, já que o Marília marcou o segundo gol, aos 27min, com Wellington Silva, tornando dramática uma vitória que parecia fácil.

Ipatinga
Fred, Duílio, Léo Oliveira e Gian; Márcio Gabriel, Recife, Leandro Salino, Gérson Magrão (Henrique) e Beto; Alessandro e Diego Clementino (Thallys)
Técnico; Emerson Ávila

Marília
Vizotto, Claudemir (Leandro Camilo), Montoya (Fábio Gadelha), Fábio Recife e Vicente; Deda, Hernani, Camilo e Diego Barcelos (Wellington Silva); Leandrinho e Wellington Amorim
Técnico: Guilherme

Data: 13/11/2007 (terça-feira)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Ênio Ferreira de Carvalho (DF)
Cartões amarelos: Gérson Magrão, Léo Oliveira, Márcio Gabriel (Ipatinga); Deda, Leandrinho (Marília)
Gols: Gérson Magrão, aos 17min, Alessandro, aos 23 do primeiro tempo; Gérson Magrão, aos 2min, Diego Barcelos, aos 5min, Wellington Silva, aos 27min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host