! Valdivia é suspenso por cinco partidas; Palmeiras vai recorrer - 07/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

07/11/2007 - 20h59

Valdivia é suspenso por cinco partidas; Palmeiras vai recorrer

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A menos que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) volte atrás, Valdivia está fora do Campeonato Brasileiro. Em julgamento realizado na noite desta quarta-feira no Rio de Janeiro, o chileno foi suspenso por cinco partidas pelos lances com Thiaguinho e Alan Kardec, jogadores do Vasco da Gama.

NERVOSO, VALDIVIA NÃO FALA
Após o julgamento, Valdivia não quis falar com a imprensa. O advogado do Palmeiras, Luiz Roberto Martins Castro, disse que o jogador estava muito nervoso.

"Ele fala português muito bem, mas no julgamento não conseguia nem se expressar direito, por quão nervoso estava. Por isso, não gostaria de falar agora", afirmou Castro.

Em seu depoimento, o chileno disse que não teve a intenção dar um soco ou uma cotovelada nos jogadores da equipe carioca. Porém, confessou que foi imprudente e admitiu arrependimento e ter ficado envergonhado com a situação.
EDMUNDO COMPENSA AUSÊNCIA?
LEIA MAIS SOBRE O PALMEIRAS
Como já cumpriu um jogo, o meia tem mais quatro de gancho pela frente, e restam apenas três rodadas para o término da competição. Entretanto, o Palmeiras vai solicitar o efeito suspensivo e um recurso para diminuir a punição.

"Vamos fazer isso com urgência, amanhã ou no máximo na sexta-feira. Há tempo hábil para isso, e vou pedir uma atenção especial ao caso", informou o advogado do clube alviverde, Luiz Roberto Martins Castro, em entrevista à rádio Globo.

"Sinceramente acho difícil o efeito suspensivo ter resultado, porque o doutor [Rubens] Aprobatto [presidente do STJD] dificilmente aceita. Mas na revisão da pena acredito sim, porque reduziram os 120 dias de suspensão do Obina, do Flamengo, para seis jogos. Por que não diminuir do Valdiva para dois ou três", questionou.

Apesar de definir como injusta a decisão dos julgadores, Castro utilizou a palavra "lucro" para a punição imposta ao palmeirense. Isso porque ele foi denunciado pela procuradoria do STJD nos artigos 253 (agressão física) e 184, por terem sido duas as infrações. Assim poderia pegar um gancho de 120 dias, pelo menos.

Porém, durante o julgamento, o relator Luis Tavares Corrêa Mayer desclassificou a infração para o artigo 255 (ato de hostilidade), cuja suspensão varia de uma a três partidas. Como foram duas infrações, os membros do STJD decidiram por cinco jogos no total.

"Nesse ângulo posso ver como lucro, mas acreditava que seria [uma pena] menor, uma ou duas partidas, porque não houve agressão, chute, pontapé... O julgamento foi técnico, mas a pena foi pesada", analisou o advogado da equipe paulista.

Hospedagem: UOL Host