! Criciúma perde e ratifica acesso do Coritiba - 03/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

03/11/2007 - 19h01

Criciúma perde e ratifica acesso do Coritiba

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Coritiba precisava apenas de uma vitória para ratificar com quatro rodadas de antecedência a promoção para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, mas não fez sua parte e empatou por 2 a 2 com o Vitória neste sábado. Contudo, o Criciúma tratou de ajudar os paranaenses, perdeu em casa para o Santo André por 2 a 0 e garantiu o acesso da equipe alviverde à elite nacional a despeito da igualdade.

ITUANO É REBAIXADO
O Ituano é o primeiro time a cair para a terceira divisão nesta temporada. O time paulista encarou o Brasiliense fora de casa neste sábado e perdeu por acachapante 5 a 1. O destaque da partida foi o centroavante Dimba, autor de dois gols - Rodriguinho, Warley e Goeber completaram o placar.

O resultado manteve o Ituano na última posição da segunda divisão, com 29 pontos ganhos, 13 atrás do Santo André, que é o primeiro time acima da zona de rebaixamento - e só restam 12 pontos em disputa na competição, em suas últimas quatro rodadas. O Brasiliense, em contrapartida, chegou aos 46 pontos e diminuiu as chances de descenso.
O revés do Criciúma configura a maior diferença entre a zona de promoção à Série A e o restante da tabela desde o início desta temporada. O time catarinense, que ocupava a quinta posição até esta rodada, estacionou nos 50 pontos e foi ultrapassado pelo Fortaleza (venceu o Barueri por 2 a 0), que tem a mesma pontuação e uma vitória a mais. O dono da quarta melhor campanha é o Ipatinga, que tem 55 pontos.

Nas duas rodadas anteriores, o Fortaleza havia somado apenas um ponto. A recuperação da equipe cearense praticamente acabou com a esperança do Barueri, que se viu estagnado nos 48 pontos.

A reação do Fortaleza contrasta com a queda de rendimento do Criciúma, que não vence desde o dia 5 de outubro. O time catarinense jogou em casa neste sábado, mas sem a presença de torcedores porque foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Sem apoio, sucumbiu ao Santo André no segundo tempo e o time paulista teve eficiência para marcar duas vezes.

Fábio Luís abriu o placar para os visitantes aos 15min e o Criciúma se lançou ao ataque depois disso. Assim, abriu espaço para Luciano Bebê receber dentro da área aos 24min da etapa final e chutar cruzado de pé esquerdo para anotar o segundo. O Santo André, que não vencia havia cinco rodadas, chegou aos 42 pontos, ultrapassou o Santa Cruz e deixou a zona de rebaixamento para a terceira divisão.

O descenso, aliás, é uma realidade cada vez mais próxima para o Paulista. O time de Jundiaí recebeu o Ceará neste sábado, no estádio Jaime Cintra, e não passou de um empate por 0 a 0. Assim, chegou aos 39 pontos e se manteve na 18ª colocação da tabela.

O resultado também é ruim para o Ceará, que podia ter assumido a quinta posição se vencesse. Em vez disso, o time alvinegro ascendeu aos 49 pontos, perdeu um lugar na tabela e caiu para o sétimo posto.

Quem se aproximou do Ceará foi o Marília, que sofreu para vencer o Remo por 2 a 1 neste sábado, em Marília. O time paraense saiu na frente com Ricardo Oliveira aos 34min do primeiro tempo, mas os anfitriões viraram o placar na etapa final com gols de Leandrinho (aos 17min) e Wellington Amorim (aos 43min).

Com esse resultado, o Marília chegou a 47 pontos e assumiu a nona posição da Série B. De quebra, renova a esperança de ascender à primeira divisão, já que terá seu recurso julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva no próximo dia 8 - o time paulista perdeu seis pontos pela escalação irregular do zagueiro Leandro Camilo no dia 25 de maio.

Por outro lado, o revés deste sábado deixa o Remo muito mais próximo da queda para a segunda divisão. O time paraense, que vive uma das piores crises de sua história e tem mais de cinco meses de salários atrasados, permanece com 33 pontos e se afunda na penúltima posição da tabela.

A 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro também deixou o São Caetano muito próximo do alívio. O time do ABC paulista goleou o CRB por 4 a 0, com dois gols de Douglas e outros dois de Tuto, e chegou aos mesmos 46 pontos do Brasiliense. Assim, superou os alagoanos, que têm 44 pontos, na classificação.

Hospedagem: UOL Host