! Era Telê dá em 1991 largada para era de conquistas - 31/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

31/10/2007 - 23h52

Era Telê dá em 1991 largada para era de conquistas

Raí
Camisa 10 do São Paulo de 1991
"É importante lembrar, antes de começar a falar daquele jogo, que era a terceira final de Campeonato Brasileiro seguida do São Paulo. Já havia perdido em 89 para o Vasco e em 1990 para o Corinthians. Em 1991 conseguimos o título, mas o jogo do Morumbi foi muito importante nessa conquista.

TRICAMPEONATO EM 1991
Folha Imagem/Arquivo
Bicampeão mundial, Raí foi o grande destaque do São Paulo na década de 90
SÃO PAULO É PENTACAMPEÃO
2006: LEIA O RELATO DE FABÃO
1986: LEIA O RELATO DE CARECA
1977: LEIA O RELATO DE CHICÃO
CONFIRA A PÁGINA DO SÃO PAULO
Na primeira partida daquela decisão, nós tivemos uma ótima chance de abrir o placar com o Macedo, que acertou a trave. Mas só depois é que veio o gol do Mario Tilico, que nos deu o alívio necessário para chegarmos confiantes no jogo de Bragança Paulista. Afinal, o Bragantino era uma equipe dura de vencer.

Aliada a essa confiança, a presença da torcida foi fundamental naquele empate por 0 a 0 que nos garantiu o título do Campeonato Brasileiro. Aquela conquista marcou o início de uma era do São Paulo. Uma era comandando pelo Telê Santana, que depois ganhou duas Copas Libertadores e dois Mundiais.

As principais características daquele time eram a maturidade e o entrosamento que o Telê Santana conseguiu dar ao grupo. Era uma equipe que tinha muita movimentação e opções variadas de jogo. Isso nos ajudou muito naquela campanha vitoriosa do Campeonato Brasileiro de 1991.

Aquela equipe se construiu ali, naquela final, e ainda conseguiu ganhar o Campeonato Paulista no mesmo ano antes de iniciar a fase internacional. Na decisão contra o Corinthians eu marquei os três gols.

Hoje em dia é muito dificil montar um elenco como aquele, porque a maioria dos jogadores sai no meio do campeonato. Existem as propostas melhores dos clubes de fora do país e não tem como segurar.

Apesar de toda essa dificuldade, o Muricy, por exemplo, conseguiu montar um grupo competitivo e conquistar o Campeonato Brasileiro deste ano."


BRAGANTINO 0 X 0 SÃO PAULO

BRAGANTINO
Marcelo; Gil Baiano, Júnior, Nei e Biro Biro; Mauro Silva, Ivair (Luís Miler), Alberto e João Santos (Franklin); Mazinho e Sílvio
Técnico: Carlos Alberto Parreira

SÃO PAULO
Zetti; Zé Teodoro, Antonio Carlos, Ricardo Rocha e Leonardo; Ronaldão, Bernardo, Cafu e Raí; Macedo e Muller (Flávio)
Técnico: Telê Santana

Data: 09/06/1991
Local: estádio Marcelo Stefani, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: José Roberto Wright
Público: 12.942

Hospedagem: UOL Host