! Comemoração rival motiva São Paulo de 77, liderado por Chicão - 31/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

31/10/2007 - 23h50

Comemoração rival motiva São Paulo de 77, liderado por Chicão

Chicão
Capitão do São Paulo de 1977
"O Atlético-MG chegou à final daquele Campeonato Brasileiro como o grande favorito, tanto que quando chegamos a Belo Horizonte para a decisão todos na cidade davam o time deles como campeão. Isso nos motivou bastante, porque no futebol não se pode comemorar nada antes e eles tinham de respeitar o São Paulo.

CAMPEONATO EM 1977
Folha Imagem/Arquivo
O volante Chicão (esq.) esteve presente no primeiro título do Campeonato Brasileiro
SÃO PAULO É PENTACAMPEÃO
2006: LEIA O RELATO DE FABÃO
1991: LEIA O RELATO DE RAÍ
1986: LEIA O RELATO DE CARECA
CONFIRA A PÁGINA DO SÃO PAULO
Nós entramos com uma confiança muito grande naquela partida. O time do Atlético-MG era mais técnico, mais leve do que o nosso, mas o professor Minelli conseguiu montar um meio-de-campo muito forte, pegador. E assim conseguimos neutralizar todas as jogadas deles. Não demos chances mesmo.

Aliás, eu acho que esse foi o segredo daquela partida. Nós tomamos conta do meio-de-campo com uma forte marcação. Estávamos com um desarme muito forte e durante todo o jogo fomos superiores ao Atlético-MG.

Quando acabou o primeiro tempo, eu pensei comigo que não tinha como levarmos aquele jogo para prorrogação ou para os pênaltis, porque tínhamos sido muito superiores até então e uma hora ou outra conseguiríamos fazer o gol.

Só que isso não aconteceu. Nós empatamos por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Não teve jeito, a decisão seria mesmo nos pênaltis. Mas o professor Minelli tinha pedido no último treino para todos cobrarem muitas penalidades.

Eu, por exemplo, fiz 17 cobranças e errei apenas duas. Só que no jogo, na hora da decisão, a única chance que eu tinha eu desperdicei. Eu escorreguei na hora de chutar e errei a cobrança. Naquele momento veio tudo abaixo, parecia que o Mineirão inteiro havia caído em cima das minhas costas.

Mas no fim os jogadores do Atlético-MG também não foram bem nas cobranças e conseguimos vencer por 3 a 2. Foi um título muito importante para a minha carreira, porque ficou marcado como o primeiro brasileiro do São Paulo."


ATLÉTICO-MG 0 (2) X 0 (3) SÃO PAULO

ATLÉTICO-MG
João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo, Marcelo e Ângelo; Serginho, Caio (Joãozinho Paulista) e Ziza
Técnico: Barbatana

SÃO PAULO
Valdir Perez; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro (Peres), Darío Pereyra e Viana (Neca); Mirandinha e Zé Sérgio
Técnico: Rubens Minelli

Data: 05/03/1978
Local: estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Arnaldo César Coelho
Público: 102.975
Pênaltis: Peres, Antenor e Bezerra marcaram para o São Paulo (Chicão e Getúlio erraram); Ziza e Alves acertaram para o Atlético-MG (Toninho Cerezo, Joãozinho Paulista e Márcio desperdiçaram)

Hospedagem: UOL Host