! CBF realiza sonho da Copa em evento anticlímax para Fifa - 30/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/10/2007 - 07h23

CBF realiza sonho da Copa em evento anticlímax para Fifa

Leandro Canônico
Em Zurique (Suíça)
Chegou o dia! Depois de vários anos de jogo político, fracassos e polêmicas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) receberá nesta terça-feira, em Zurique, na Suíça, a notícia de que terá o direito de organizar a Copa do Mundo de 2014. A festa, no entanto, não será tão emocionante sob o olhar da Fifa.

EFE
Joseph Blatter não fez mistério sobre a realização da Copa de 2014 no Brasil
AFP
Taça Fifa é exposta na sede da entidade, antes do anúncio da sede da Copa de 2014
MINISTRO: COPA AJUDA O PAÍS
CIDADES JÁ PREPARAM FESTA
LULA CHEGA COM ATRASO
LEIA MAIS SOBRE A COPA DE 2014
O presidente da entidade, Joseph Blatter, não esconde isso de ninguém. A falta de concorrência no pleito tornou o anúncio desta terça um jogo de cartas marcadas, sem a essência básica do esporte: disputa. Tanto que numa decisão quase unânime, a Fifa anunciou na última segunda-feira o fim do rodízio de continentes.

"Estou muito satisfeito com essa decisão e já recebi seis propostas de candidatos para a Copa de 2018: Inglaterra, México, Austrália, China, Estados Unidos e um proposta conjunto de Bélgica e Holanda", declarou Blatter. Para a edição em questão, nenhum país da África e da América do Sul pode entrar na briga.

A candidatura única do Brasil, obviamente não é culpa do país, que entrou sozinho na disputa depois que Argentina e Colômbia desistiram de concorrer. Mas o fato é tratado sempre com certa ironia pelos membros do Comitê Executivo da Fifa. Sempre que questionados, a frase é: "O Brasil não pode perder para ele mesmo".

Mesmo diante da falta de atrativo no anúncio, o evento na nova Casa Fifa, em Zurique, seguirá os padrões. A CBF fará uma apresentação de 30 minutos às 12h30 (9h30 de Brasília) e depois saberá a decisão do Comitê Executivo da entidade em conferência de imprensa a ser realizada às 15h (12h de Brasília).

Na última segunda-feira, os brasileiros fizeram um último ensaio da apresentação, que será iniciada pelo presidente Ricardo Teixeira, seguido de um vídeo de três minutos. Após isso, o ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr., faz seu pronunciamento, que antecede outra sessão de imagens, essa de dez minutos.

Na seqüência será a vez do governador de Amazonas, Eduardo Braga, discursar na Fifa. O escritor Paulo Coelho, autor dos textos da apresentação, faz a penúltima participação, já que Ricardo Teixeira volta para encerrar. Romário e Dunga devem aparecer no final para receber simbolicamente a taça Copa do Mundo.

Embora o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vá estar presente na cerimônia, não está programada a participação dele.

Hospedagem: UOL Host