! Com Romário de técnico, Vasco é eliminado na Sul-Americana - 24/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

24/10/2007 - 23h46

Com Romário de técnico, Vasco é eliminado na Sul-Americana

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Cinco meses após marcar o milésimo gol da carreira, o atacante Romário voltou a ser o centro das atenções nesta semana. No primeiro, e provavelmente último, jogo sob o comando do veterano atacante de 41 anos, o Vasco ganhou do América do México por 1 a 0, mas acabou eliminado nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Por ter perdido o confronto de ida por 2 a 0, a equipe carioca precisava de mais dois gols para seguir na competição.

PRINCIPAIS LANCES
AFP
Atacante Leandro Amaral marca, mas Vasco não consegue placar para avançar
Reuters
Técnico interino, Romário não se escala e entra na equipe somente na segunda etapa
PRIMEIRO TEMPO
4min - Após escandeio alçado na área, Óscar Rojas desvia de cabeça e manda rente à trave de Cássio.
6min -Argüello é lançado e entra na área, mas Cássio sai bem e desarma atacante.
10min - GOOOLLL DO VASCO!!! Depois de conbrança de escanteio, Leandro Amaral aparece livre e completa de perna esquerda.
17min - Em cobrança de falta pela direita, bola é levantada na área e Leandro Amaral cabeceia, mas desvia em Jorge Luiz e vai pela linha de fundo.
22min - Conca ganha dividida com goleiro Ochoa e manda de cabeça, mas Ricardo Rojas tira em cima da linha e evita o segundo do Vasco.
28min - Leandro Bonfim rola para Conca, que chuta forte no canto e Ochoa faz ótima defesa.
34min - Alan Kardec desvia de cabeça e Ochoa faz milagre ao espalmar para escanteio. Na cobrança, Luizão, também de cabeça, manda na trave.
28min - Leandro Bonfim rola para Conca, que chuta forte no canto e Ochoa faz ótima defesa.
SEGUNDO TEMPO
5min - Leandro Amaral cruza na área, bola desvia e Ochoa salva. Na sobra, Alan Kardec chuta e zaga tira em cima da linha.
24min - Marcelinho é acionado na direita e cruza na área para Romário, que chega atrasado e cabeceia para fora.
35min - Romário recebe na área e bate forte, mas zagueiro mexicano desvia de cabeça.
JUCA KFOURI: SEM DESCULPAS, BRASILEIROS DÃO ADEUS
MAIS NOTÍCIAS DO VASCO
TABELA DA SUL-AMERICANA
O América disputará a vaga na decisão contra o ganhador do duelo entre o também mexicano Chivas e o argentino Arsenal. No jogo de ida, os times empataram por sem gols, na Argentina. O jogo de volta acontece na quinta-feira no estádio Jalisco, em Guadalajara. A outra semifinal terá o Millonarios, que eliminou o São Paulo. Os colombianos pegam o classificado de River Plate (ARG) e Defensor Sporting (URU).

Romário assumiu o comando da equipe carioca na segunda-feira passada após a saída de Celso Roth, demitido pelo fraco desempenho no Brasileirão - o time venceu apenas o clássico com o Botafogo nos últimos 11 jogos pelo torneio, ocasionando uma queda para a 12ª posição na tabela. Para o duelo com os mexicanos, o atacante fez cinco alterações, a mais polêmica foi no gol ao barrar Silvio Luiz e escalar o jovem Cássio.

Ainda nesta semana, o presidente Eurico Miranda deve anunciar o novo treinador do time. Mesmo que deixei os gramados no final da temporada, Romário já antecipou que não pretende seguir no cargo. Os mais cotados para assumir a vaga são Geninho (atualmente no Sport), PC Gusmão e Antônio Lopes, que estão desempregados.

O jogo

Apesar do pequeno público de 1.302 pagantes em São Januário - boa parte da torcida vascaína preferiu não encarar a forte chuva no Rio -, a equipe da Colina iniciou bem a partida ao marcar o primeiro gol logo aos 10 minutos. Depois de cobrança de escanteio realizado pelo argentino Dario Conca, a bola ficou com Leandro Amaral. Livre de marcação, o atacante completou de perna esquerda para as redes.

Muito mais disposto em campo em relação aos últimos jogos que disputou pelo Nacional, o clube carioca seguiu impondo o ritmo do jogo e teve inúmeras chances de ampliar antes do intervalo. Na melhor investida, Conca alçou escanteio e Alan Kardec desviou de cabeça para Ochoa fazer milagre ao espalmar para escanteio. Após nova cobrança, Luizão, também de cabeça, mandou na trave.

A mesma disposição vascaína foi apresentada nos momentos iniciais da etapa complementar. O segundo gol só não saiu graças à zaga mexicana. Em boa jogada pela direita, Leandro Amaral cruzou e Ochoa desviou para o meio da área. Na seqüência, Alan Kardec bateu e Rojas tirou em cima da linha. No lance seguinte, Conca mandou uma bomba de fora da área rente à trave.

Precisando de gols para seguir vivo na Sul-Americana, Romário resolveu fazer o que mais sabe aos 20 minutos: entrou em campo no lugar de Alan Kardec. O experiente atacante, no entanto, sentiu a falta de ritmo, uma vez que não disputava uma partida oficial há mais de quatro meses - ele ficou afastado por causa de uma contusão no tornozelo. Afoito e diante de um rival muito recuado, o Vasco começou a insistir nas bolas áreas e não conseguiu nem levar a decisão para as penalidades.

Com a eliminação na Sul-Americana, basta ao Vasco lutar pela classificação à Copa Libertadores da América. Para isso, o time carioca precisa ganhar quase todos os seis jogos que ainda fará pelo Brasileirão. O próximo compromisso será diante do vice-líder Palmeiras, às 18h10 de domingo, em São Januário.

VASCO
Cássio; Wagner Diniz, Luizão, Jorge Luiz e Rubens Júnior (Enílton); Amaral, Perdigão, Leandro Bonfim (Marcelinho) e Dario Conca; Leandro Amaral e Alan Kardec (Romário).
Técnico: Romário (interino)

AMÉRICA-MEX
Ochoa; Rodríguez, Castro, Oscar Rojas e Davino; Insúa (Mosqueda), Cabanas (Castromán), Ricardo Rojas e López (Ezqueda); Villa e Argüello.
Técnico: Daniel Brailovsky.

Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Ramón Chamorro (PAR) e Amelio Andino (PAR)
Cartões amarelos: Argüello, Insúa, Ezqueda e Villa (América); Leandro Amaral e Perdigão (Vasco)
Local: estádio de São Januário, no Rio
Público: 1.302 pagantes
Gol: Leandro Amaral, aos 10min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host