! Argentina terá "reality show" de futebol pela paz - 23/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

23/10/2007 - 12h20

Argentina terá "reality show" de futebol pela paz

Das agências internacionais
Em Buenos Aires (ARG)
Ao mais puro estilo "Big Brother", a Argentina colocará no ar um programa intitulado "Gol da Realidade", do qual participarão 20 torcedores das equipes de futebol locais. Todos viverão juntos em uma casa durante o campeonato para divulgar uma mensagem contra a violência e a competição esportiva saudável.

Em um país como a Argentina, no qual a paixão pelo futebol vai além do esporte, chegando a extremos de violência (223 mortos desde 1930), Fabián Olemberg, o criador do programa, diz que pretende transmitir a mensagem de "convivência e tolerância".

"A idéia é dar ao futebol argentino uma mensagem contra a violência, demonstrando como os torcedores podem viver todos no folclore futebolístico, mas sem agressões", disse Olemberg, reconhecido recentemente pela Organização Mundial pela Paz por sua iniciativa.

A idéia de Olemberg é que o programa seja lançado na Argentina em fevereiro próximo, quando tem início a edição do campeonato nacional. Enquanto isso, diz ele, está em conversas com a Suíça para que o produto seja exportado para a Europa.

O projeto do programa diz que viverão juntos dez homens e dez mulheres, todos torcedores dos principais clubes do país. Todos receberão prêmios e poderão sair da casa, já que assistirão às partidas dos domingos no estádio.

Como a paz é a mensagem a ser divulgada, os "briguentos" não terão chances de participar do concurso. Psicólogos também estarão na casa para tentar resolver problemas entre os participantes e, imitando as partidas de futebol, agressões verbais levarão cartão amarelo, e físicas um vermelho.

Hospedagem: UOL Host