! Botafogo derrota o Sport no Rio e encerra seqüência negativa - 20/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

20/10/2007 - 20h02

Botafogo derrota o Sport no Rio e encerra seqüência negativa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após 30 dias, seis derrotas, sendo cinco pelo Brasileiro, a saída de dois técnicos e o retorno de Cuca, o Botafogo voltou a vencer. Jogando no estádio João Havelange, o alvinegro carioca derrotou o Sport por 3 a 1, neste sábado, e espantou uma enorme crise. Para o Sport, o revés esfria um pouco o desejo de se firmar de vez na zona de classificação à Copa Sul-Americana.

BOTA REENCONTRA A VITÓRIA
Com golaços de Lúcio Flávio e Dodô, além do oportunismo de Luciano Almeida, o Botafogo espantou a má fase que parecia não ter fim. Desde a derrota para o Fluminense por 2 a 0, no dia 23 de setembro, o Botafogo sequer empatou. Naquela ocasião, ocupava a 7ª posição, apenas um ponto do G4.

De lá pra cá, viveu uma intensa crise, principalmente após a eliminação da Copa Sul-Americana. Cuca pediu demissão e voltou nove dias depois. Nesse período, Mário Sérgio foi contratado e somou três derrotas. Torcida e diretoria não pouparam seus atletas. Um deles, o meia Zé Roberto, praticamente acertou sua ida para o Schalke 04 (ALE) após o fim do Nacional.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Marcos D'Paula/AE
Romerito (esq.) disputa bola com Reinaldo, na vitória do Botafogo
PRIMEIRO TEMPO
3min - No primeiro ataque do Botafogo, Lúcio Flávio chuta no canto esquerdo, mas o goleiro Magrão se esticou para evitar o gol de abertura.
5min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Lúcio Flávio arrisca de fora da área e faz um golaço. Antes de entrar, a bola bate no travessão. Desta vez, o goleiro do Sport nada pode fazer.
15min - Botafogo quase amplia. Após toque de Reinaldo, Dodô acerta de primeira e Magrão, mais uma vez, faz uma defesa difícil.
24min - Num dos raros ataques do Sport, Luizinho Neto cobra escanteio com efeito e quase faz um gol olímpico.
33min - Após toque de Reinaldo, que estava caído, Dodô chuta, mas é travado pela zaga do Sport.
SEGUNDO TEMPO
4min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Em cobrança de falta, Juninho acerta um belo chute. O goleiro Magrão solta nos pés de Luciano Almeida, que amplia o placar.
12min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Lúcio Flávio cruza para Dodô, que, de primeira, faz um golaço.
23min - Carlinhos Bala recebe na entrada da área e chuta forte. A bola desvia em Juninho e vai para escanteio.
40min - GOOOLLL DO SPORT!!! O atacante Reginaldo recebe de Dutra e faz o gol de honra do Sport.
CONFIRA AS IMAGENS DA RODADA
COMENTÁRIO DE JUCA KFOURI
MAIS NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
Com a vitória, o Botafogo espanta o temor da zona de rebaixamento. Chega aos 45 pontos e mira como principal objetivo a Copa Sul-Americana, mesma competição sonhada pelo Sport. No entanto, o time pernambucano estaciona nos 43 pontos e é ultrapassado pelo rival carioca na classificação.

Não bastasse isso, encerrará sua participação no Nacional-07 sem vencer nenhuma partida contra times do Rio. Em oito confrontos, contabiliza quatro derrotas e outros quatro empates.

Para acabar com uma seqüência negativa, o Botafogo decidiu pressionar o rival desde o início. E foi premiado logo aos 5min, quando o meia Lúcio Flávio arriscou de fora da área e fez um golaço.

Geninho optou pelo esquema 3-6-1. Nada conseguiu. Mudou apenas no início do segundo tempo, mas teve pouco tempo para saber se surtiria resultado. Aos 4min, Juninho cobrou falta, Magrão deu rebote e Luciano Almeida, atento, ampliou o placar.

Mas logo depois, aos 8min, o lateral-esquerdo teve seu pé preso numa jogada e, segundo o departamento médico do Botafogo, sofreu uma luxação grave na perna direita.

O Botafogo ainda chegou ao terceiro, com mais um golaço. Desta vez, com Dodô, que recebeu cruzamento de Lúcio Flávio e pegou de primeira. Com isso, o atacante se igualou a André Lima, que atua no futebol alemão, com o maior goleador da equipe no Nacional (12 gols). No final, aos 40min, Reginaldo fez o gol de honra dos pernambucanos.

O Botafogo volta a jogar no domingo (28) contra o Juventude, em Caxias do Sul. No mesmo dia, o Sport recebe o líder São Paulo, na Ilha do Retiro.

BOTAFOGO
Júlio César; Joilson, Renato Silva, Juninho e Luciano Almeida (Alex); Joilson, Leandro Guerreiro, Diguinho, Lúcio Flávio e Zé Roberto (Adriano Felício); Reinaldo (Moreno) e Dodô.
Técnico: Cuca

SPORT
Magrão; Durval, César e Igor (Reginaldo); Luizinho Netto, Júnior Maranhão (Rosembrick), Ticão, Romerito, Adriano Gabiru e Dutra; Carlinhos Bala.
Técnico: Geninho

Local: estádio João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa)
Assistentes: Emerson de Carvalho (SP) e Caludemir Maffessoni (SC)
Público: 15.560 espectadores
Cartões amarelos: Dutra e Romerito (S); Diguinho e Renato Silva (B).
Gols: Lúcio Flávio, aos 5min do primeiro tempo; Luciano Almeida, aos 4min; e Dodô, aos 12min, e Reginaldo, aos 40min do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host