! CBF cria Copa do Brasil feminina com curta duração - 19/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

19/10/2007 - 22h53

CBF cria Copa do Brasil feminina com curta duração

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O desempenho da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo motivou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a criar a Copa do Brasil para as mulheres.

Com a expectativa de dar visibilidade ao torneio, a entidade marcou o fim do campeonato para uma semana depois encerramento do Campeonato Brasileiro masculino.

AFP
CBF aproveita estouro da seleção feminina no Mundial para criar 1ª Copa do Brasil
A primeira Copa do Brasil feminina, porém, terá curta duração, preenchendo pouco espaço em um calendário minguado. Serão apenas 41 dias de duração, entre 30 de outubro e 9 de dezembro. A ausência de competições nacionais é uma das maiores queixas das jogadoras vice-campeãs mundiais e olímpicas.

O evento contará com 32 clubes, das cinco regiões do país. Na primeira etapa, o formato escolhido é o de mata-mata, com jogos de ida e volta eliminatóris entre adversários locais.

Oito times serão classificados para a segunda fase, que será disputada em uma única sede, ainda a ser definida. Os concorrentes se dividem em dois grupos de quatro, com todos se enfrentando nas suas respectivas chaves - são três jogos para cada.

Para última etapa, classificam-se dois primeiros de cada grupo, que se eliminarão nas semifinais. Os vencedores fazem a decisão da no dia 9 de dezembro. A disputa do terceiro lugar será no dia 8 de dezembro.

Dentre os clubes incritos, Santos, Vasco e Internacional são os "grandes" do futebol masculino com participação garantida. O Sport ou o Náutico representarão Pernambuco.

O torneio foi montado a partir de um estudo encomendado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que espera apoio do Ministério do Esporte. A entidade anuncia que esse torneio seria um embrião para a realização de um Brasileiro para as mulheres.

Hospedagem: UOL Host