! Superlotado, Maracanã desrespeita regras da Fifa - 18/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

18/10/2007 - 09h00

Superlotado, Maracanã desrespeita regras da Fifa

Paulo Cobos
No Rio de Janeiro
Foram gastos quase R$ 200 milhões para o Maracanã não deixar mais torcedores em pé, como exige a Fifa. Mas, na volta da seleção ao estádio depois de sete anos, a arena ficou superlotada e o mesmo desrespeito de sempre às normas da entidade mundial se repetiram.

Mesmo com espaço bastante reduzido depois da reforma, a antiga geral recebeu milhares de torcedores, muitos deles com faixas criticando Dunga.

Só que a maioria não estava lá por opção. As cadeiras do anel inferior, com exceção de uma área reservada para convidados de patrocinadores, estavam superlotadas. Na maior parte delas, até os corredores estavam tomados, o que impedia a circulação dos torcedores, outro pecado para os padrões Fifa. O mesmo acontecia em boa parte das arquibancadas.

A CBF anunciou que havia colocado à venda pouco mais de 71 mil ingressos. Depois, acabou adicionando uma carga de 1.900 entradas. Quarta-feira, anunciou um público pagante superior a 76 mil torcedores. Outros 15 mil bilhetes para convidados foram distribuídos.

Só que o borderô distribuído pela Suderj, a administradora do Maracanã, acrescentou outra multidão que ajuda a explicar a superlotação.

Foram mais de 8.000 fãs dentro do estádio carioca que não faziam parte dos pagantes ou dos convidados. Só no grupo "público pagante de anuidade" foram mais de 5.000 pessoas. Outros 661 portadores de "necessidades especiais" estavam no estádio, além de 726 idosos e 3.114 menores de 12 anos.

Ou seja: computando pagantes, convidados e os mais de 8.000 não-pagantes listados pela Suderj, quase 100 mil pessoas estiveram quarta-feira no Maracanã, o maior público brasileiro nas eliminatórias sul-americanas nos últimos cinco anos.

Apertados, os torcedores reclamaram bastante do veto à venda da cerveja. Em coro, pediram a liberação da bebida. Também tiveram como atrações importadas de outras modalidades. O animador da torcida, com suas coreografias, era o mesmo do Pan do Rio. A banda militar que se apresentou antes da bola rolar tocou o "Tema da Vitória", a música das vitórias dos pilotos da F-1 na Rede Globo.

Hospedagem: UOL Host