! Brasil acorda na etapa final, dá show com olé e goleia o Equador - 17/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

17/10/2007 - 23h49

Brasil acorda na etapa final, dá show com olé e goleia o Equador

João Henrique Medice e Leandro Canônico
No Rio de Janeiro
Depois de um primeiro tempo sem empolgar o torcedor carioca no retorno ao estádio do Maracanã, a seleção brasileira deu show e venceu o Equador por 5 a 0 pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Sob aplausos e gritos de olé de mais de 85 mil torcedores, a festa verde-amarela foi feita por Vágner Love, Ronaldinho Gaúcho, Elano e Kaká, que balançou as redes duas vezes.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Crédito
Love marca e vibra muito no Maraca

PRIMEIRO TEMPO
14min - Love ganha dividida com a zaga equatoriana e, sem ângulo, acerta a trave
19min - GOOOOLLL DO BRASIL! Maicon recebe passe de Robinho, livra-se da marcação e cruza para Love, que abre o placar
30min - Robinho chuta forte da entrada dá aérea e a bola passa rente à trave do goleiro Viteri
42min - Ronaldinho sofre falta, cobra com categoria e a bola passa muito perto do travessão
SEGUNDO TEMPO
26min - GOOOOLLL DO BRASIL! Kaká escapa de marcador e chuta; a bola desvia em Ronaldinho e engana o goleiro
32min - GOOOOLLL DO BRASIL! Kaká, de longe, chuta colocado no ângulo esquerdo de Viteri e marca um golaço no Maracanã
37min - GOOOOLLL DO BRASIL! Robinho dá show pela esquerda e chuta cruzado; A bola desvia na zaga e sobra para Elano, que faz o quarto
39min -GOOOOLLL DO BRASIL! Kaká chuta fraco de longe, e o goleiro Viteri aceita; frango do equatoriano no Rio
VEJA MAIS NOTÍCIAS DA SELEÇÃO
FOI UMA VITÓRIA CONVINCENTE?
CONFIRA AS IMAGENS DA PARTIDA
CONFIRA AS IMAGENS DA TORCIDA
JUCA KFOURI COMENTA A GOLEADA
VEJA CLASSIFICAÇÃO DA DISPUTA
Com este resultado, o time do técnico Dunga, que voltou a despertar desconfiança depois do empate sem gols em Bogotá, chega à vice-liderança da competição que leva ao Mundial da África do Sul. Agora com quatro pontos somados e saldo de cinco gols, o Brasil só está atrás da Argentina, que tem 100% de aproveitamento.

Mesmo sem levantar o torcedor, porém mais criativa do que na estréia das eliminatórias, contra a Colômbia, a seleção brasileira atendeu ao pedido do técnico Dunga e ficou com mais posse de bola no primeiro tempo do jogo contra o Equador. Tanto que conseguiu chegar com perigo usando a troca de passes.

A primeira boa chance do Brasil no jogo aconteceu aos 10min, quando Robinho recebeu a bola perto da marca do pênalti após tabela com Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Aos 14min foi a vez de Vágner Love aproveitar bobeira da zaga equatoriana e aparecer quase sem ângulo para acertar a trave. O goleiro estava fora do gol.

O gol da seleção brasileira saiu de uma ótima troca de passes. Aos 19min, o atacante Robinho recebeu na direita e tocou para Maicon por cima do marcador. O lateral-direito de uma meia-lua no adversário, entrou na grande área e cruzou para o carioca Vágner Love desviar para o fundo do gol de Viteri.

"O gol foi importante para mim e para a seleção, ainda mais porque foi no começo", comentou Vágner Love no intervalo do jogo. O atleta tem sido bastante questionado pela falta de referência no setor ofensivo da seleção brasileira.

Diferentemente da etapa inicial, quando começou com dificuldades de sair da marcação do Equador, o Brasil foi para cima no segundo tempo. Tanto que em seis minutos teve duas ótimas chances de ampliar a vantagem. Uma em chute de longe de Kaká e outra em cobrança de falta de Ronaldinho. O goleiro defendeu ambas.

O nome do jogo, no entanto, era outro: Vágner Love. Autor do gol brasileiro no primeiro tempo, o jogador do CSKA Moscou participou da maioria das jogadas de perigo da seleção do técnico Dunga. Aos 19min, ele cabeceou da pequena área, e aos 20min, o atacante chutou cruzado após passe de Ronaldinho Gaúcho.

E foi o craque do Barcelona o responsável por aumentar a vantagem do Brasil sobre o Equador, que começava a pressionar o time verde-amarelo. Aos 26min, Kaká passou por um marcador na intermediária e chutou, a bola desviou em Gaúcho e entrou. Mas o astro do Milan deixou sua marca aos 32min.

De fora da área, o candidato a melhor jogador do mundo chutou colocado no ângulo esquerdo do goleiro Viteri. O terceiro gol empolgou a torcida carioca, que começou a entoar gritos de olé no estádio do Maracanã. A força dos torcedores fez o Brasil ir para cima e marcar o quarto, com Elano, após boa jogada de Robinho.

Kaká ainda teve tempo de anotar mais um em chute de fora da área. O meia do Milan contou com a ajuda do goleiro Viteri, que falhou feio.

Ainda este ano, a seleção brasileira faz mais dois jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. No dia 17 de novembro, em Lima, enfrenta o Peru. E no dia 21, no estádio do Morumbi, em São Paulo, recebe o Uruguai. Após essa etapa, o Brasil volta a campo pela competição apenas em junho de 2008.

BRASIL
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Kaká (Diego) e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Vágner Love (Elano)
Técnico: Dunga

EQUADOR
Viteri; De La Cruz, Ivan Hurtado, Espinoza e Bagui; Castillo, Urrutia, Quiroz (Tenório) e Ayovi (Guerron); Méndez e Benítez (Lara)
Técnico: Luís Suarez

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Auxiliares: Mauricio Espinoza e Edgardo Acosta (ambos do Uruguai)
Público: 85.071 presentes (76.567 pagantes)
Renda: R$ 2.563.150,00
Cartões amarelos: Bagui (E), Hurtado (E)
Gols: Vágner Love, aos 19min do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho, aos 26min, Kaká, aos 32min e aos 39min, Elano, aos 37min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host