! Atlético-MG sofre, mas vence o lanterna e sobe na tabela - 13/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/10/2007 - 20h01

Atlético-MG sofre, mas vence o lanterna e sobe na tabela

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Com um gol de pênalti, cobrado por Gérson, o Atlético-MG conseguiu uma difícil vitória sobre o América-RN, lanterna do Brasileirão, por 1 a 0, no estádio Machadão, em Natal, na noite deste sábado. Com o resultado, o alvinegro mineiro conseguiu seu segundo triunfo consecutivo e chegou aos 40 pontos, se afastando um pouco da zona de rebaixamento.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
1min - Geovani recebe lançamento do volante Tony e chuta, a bola bate na trave esquerda do Atlético-MG, quando o goleiro Juninho já estava batido.
23min - Thiago Feltri tocou a bola para trás e o meia Marquinhos bateu forte, obrigando o goleiro Sérvulo, do América-RN, a fazer boa defesa, colocando a bola para escanteio.
33min - O atacante Wesley Brasília tocou na saída de Juninho, que já estava batido no lance e já comemorava o gol, mas o volante atleticano Bilu conseguiu tirar a bola.
38min - Thiago Feltri cabeceou da esquerda e o zagueiro Leandro Almeida acertou bonita cabeçada, mas o goleiro Sérvulo fez outra defesa difícil.
SEGUNDO TEMPO
6min - Depois de uma pressão inicial, o veterano meia Souza cobrou uma falta na meia direita, por cobertura, mas a bola foi defendida pelo goleiro atleticano Juninho.
7min - Danilinho cobra escanteio da direita e Marinho dá um belo voleio, mas a bola sobe e passa por cima do travessão, com perigo.
30min - Eduardo, de cabeça, escora cruzamento da direita e manda a bola na trave.
38min - GOOOLLL DO ATLÉTICO!!! Gérson converte pênalti, cometido pelo volante Tony, que colocou a mão na bola dentro da área do América-RN.
LEIA NOTÍCIAS DO AMÉRICA-RN
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
TABELA DO BRASILEIRÃO-2007
A 12ª derrota, em casa, rebaixou matematicamente o América-RN, para a Série B do Brasileiro em 2008, confirmando uma situação que já era considerada como certa.

Já o Atlético-MG, que entrou em campo na área de risco, após o empate do Corintians, em 1 a 1, com o Internacional, no Pacaembu, um pouco mais cedo, também neste sábado, precisava vencer para melhorar sua posição e embalar na competição, já que vinha de um triunfo sobre o Sport, por 3 a 1.

Apesar de enfrentar o lanterna do certame, o time do técnico Emerson Leão encontrou muitas dificuldades para fazer o resultado. Em muitos momentos do jogo foi dominado pelo adversário. No geral, a partida foi equilibrada, com uma bola na trave para cada lado.

Apesar de sofrida, a vitória fez o Atlético ultrapassar Goiás e Náutico, chegando à 14ª colocação e deixando de novo o Corinthians, na zona de rebaixamento, em 17º lugar.

Já o América-RN, que venceu apenas quatro jogos em todo o Brasileirão, dois em casa e dois como visitante, continua com os seus 16 pontos. O time potiguar, na próxima rodada, visitará o Atlético-PR, a quem derrotou no primeiro turno, na Arena da Baixada.

O primeiro tempo começou com o time americano buscando o gol e quase marcou, logo no início, quando Geovani chutou a bola na trave. O Atlético custou a se encontrar em campo e criou apenas duas oportunidades, ambas bem evitadas pelo goleiro Sérvulo.

Insatisfeito com o rendimento da sua equipe, o técnico Leão mexeu duas vezes no time já no intervalo. Ele colocou os atacantes Eduardo e Marinho nos lugares de Marquinhos e Vanderlei, mas a pressão no começo do segundo tempo foi toda dos donos da casa.

Aos poucos, o Atlético conseguiu equilibrar o jogo. Leão colocou outro centroavante, Galvão, no lugar de Éder Luís, e passou a usar e abusar das bolas altas. Aos 30min, Eduardo cabeceou a bola na trave. Aos 36min, Tony cometeu pênalti, que Gérson bateu e converteu. O alvinegro volta a jogar no próximo domingo, contra o Vasco, no Mineirão.

Ao final do jogo, os jogadores americanos cercaram o trio de arbitragem para protestar contra o pênalti marcado. "O jogador do Atlético empurrou o Tony e ele marcou pênalti", protestou o zagueiro Rogélio. O árbitro Emerson Sobral e seus assistentes saíram sob uma "chuva" de objetos atirados ao campo.

América-RN
Sérvulo; Ney Santos (Chiquinho), Rogélio, Carlos Eduardo e Berg; Marquinhos Mossoró, Reinaldo (Lano), Tony e Souza; Geovani e Wesley Brasília (Washington)
Técnico: Paulo Moroni

Atlético-MG
Juninho; Gérson, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Xaves, Bilu, Marquinhos (Eduardo) e Danilinho; Éder Luís (Galvão) e Vanderlei (Marinho)
Técnico: Emerson Leão

Data: 13/10/2007 (sábado)
Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Alcides Augusto de Lira Júnior (PE)
Cartões amarelos: Souza, Ney Santos, Tony, Lano (América-RN); Thiago Feltri, Leandro Almeida, Galvão (Atlético-MG)
Cartões vermelhos: Souza (América-RN)
Gol: Gérson, aos 38min

Hospedagem: UOL Host