! Com público recorde, Flu bate o Fla na volta de Thiago Neves - 07/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

07/10/2007 - 20h13

Com público recorde, Flu bate o Fla na volta de Thiago Neves

Da Redação
Em São Paulo
Passada a novela sobre a renovação do meia Thiago Neves, o Fluminense entrou em campo mais focado para o clássico carioca e superou o Flamengo por 2 a 0. A vitória contou com um gol relâmpago do atacante Somália, marcado com apenas dois minutos de bola rolando, e um da nova 'estrela' tricolor.

ASSISTA AOS GOLS DO FLUMINENSE
FOTOS DA RODADA DE DOMINGO
O jogo deste domingo ainda quebrou o recorde de público no Campeonato Brasileiro, uma vez que mais de 61 mil pagantes (cerca de 73 mil no total) acompanharam o duelo - a marca anterior, 59.098 pagantes, ocorrera na vitória rubro-negra sobre o líder São Paulo, na última quinta-feira.

Apesar de já ter garantido a sua vaga na Copa Libertadores da América de 2008 ao sagrar-se campeão da Copa do Brasil, o Fluminense ficou mais perto da zona de classificação ao torneio continental ao seguir na sexta colocação, com 47 pontos, três atrás do Palmeiras, último a figurar no seleto grupo.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Fotocom.net/Divulgação
Atacante Somália comemora após abrir
o placar para o Flu no clássico carioca
PRIMEIRO TEMPO
2min - GOOOOOOOOOL do Fluminense - Logo no início, Alex Dias cruza de três dedos para Somália, que completa para o gol de Bruno.
14min -Alex Dias fica cara a cara com Bruno, que consegue afastar para escanteio.
17min - Leonardo Moura avança na direita e chuta. Fernando Henrique espalma para escanteio. No rebote do escanteio, Ibson chuta com perigo. A bola passa rente a trave.
34min - Leonardo Moura faz ótima jogada pela direita e cruza. Thiago Silva rebate, a bola bate em Fernando Henrique e sai para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
3min - GOOOOOL do Fluminense - Arouca faz belo passe para Somália, que toca para Thiago Neves completar para o gol vazio.
17min - Cobrança de escanteio da direita. Fábio Luciano cabeceia para a área, mas ninguém completa.
20min - Ótima triangulação do Fluminense. Thiago Neves toca para Somália, que deixa Alex Dias livre na direita. O atacante chuta torto, longe do gol de Bruno, perdendo boa chance.
34min - Alex Dias recebe a bola da direita e cruza. Bruno espalma. No rebote, Cícero cabeceia, mas a zaga do Flamengo tira e impede o terceiro gol do rival.
O FLU PODE BATER O SÃO PAULO?
JUCA KFOURI: FLU LETAL!
MAIS NOTÍCIAS DO FLAMENGO
MAIS NOTÍCIAS DO FLUMINENSE
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
Já o Flamengo, que vinha de dois triunfos seguidos, voltou a ficar em alerta pela ameaça de figurar na zona de rebaixamento - soma 40 pontos, três à frente da zona de descenso.

Depois de ficar duas rodadas sem Thiago Neves - o jogador foi afastado antes de ampliar seu contrato por mais três anos -, o Fluminense iniciou o confronto com todo o gás e conseguiu marcar logo aos 2 minutos. Acionado na direita, Alex Dias cruzou de três dedos para Somália. O atacante bateu meio sem jeito, mas conseguiu vencer o goleiro Bruno.

Em desvantagem, o Flamengo tomou as rédeas do duelo e dominou o restante da etapa. A equipe de Joel Santana apostou nas bolas alçadas na área e quase chegou ao empate graças a duas saídas erradas do arqueiro Fernando Henrique, que assustaram a torcida tricolor.

"Está difícil, ninguém esperava essa pressão. Vamos tentar usar mais os contra-ataques para surpreender no segundo tempo", disse Somália ao descer para os vestiários. "É fundamental termos tranqüilidade nos 45 minutos finais para criarmos mais oportunidades de ampliarmos", acrescentou Júnior César.

O conselho parece ter dado certo, pois o Flamengo foi quem entrou afoito para etapa complementar. O Fluminense soube aproveitar o desespero do arqui-rival e ampliou a vantagem. Parecendo uma reprise do início do jogo, a equipe das Laranjeiras chegou ao segundo gol aos 3 minutos, quando Arouca partiu livre e deixou Somália sozinho na área. O atacante cruzou rasteiro para Thiago Neves completar para as redes, marcando o seu décimo gol no Nacional - quando foi sacado no último domingo, o time perdeu uma invencibilidade de sete jogos no Nacional, diante do Paraná.

O desespero aumentou ainda mais, e o Flamengo não soube levar perigo além das bolas aéreas. Na melhor delas, num escanteio, o zagueiro Fábio Luciano cabeceou para a área, mas ninguém conseguiu completar.

Mais organizado, o Flu deixou de fazer o terceiro em duas oportunidades desperdiçadas por Alex Dias.

FLAMENGO 0 X 2 FLUMINENSE

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo (Hugo Colace), Jaílton (Léo Medeiros), Cristian e Ibson; Toró (Kaike) e Souza.
Técnico: Joel Santana

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho, Romeu, Arouca (Cícero) e Thiago Neves (Maurício); Alex Dias e Somália (Soares)
Técnico: Renato Gaúcho

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Dilbert Pedrosa Moisés (RJ)
Cartões amarelos: Romeu e Júnior César (Fluminense); Léo Medeiros (Flamengo).
Público: 61.042 pagantes
Gols: Somália (Fluminense), aos 2 minutos do primeiro tempo; Thiago Neves (Fluminense), aos 3 minutos do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host