! Com gol de Betão no final, Corinthians finda tabu ante São Paulo - 07/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

07/10/2007 - 17h59

Com gol de Betão no final, Corinthians finda tabu ante São Paulo

Da Redação
Em São Paulo
Betão, de cabeça, tirou da torcida do Corinthians um grito que estava preso havia quatro anos. Neste domingo, aos 41min do segundo tempo, o zagueiro aproveitou jogada de Fábio Ferreira e venceu Rogério Ceni, decretando a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, líder isolado do Campeonato Brasileiro e eventual campeão.

BETÃO DÁ FÔLEGO AO CORINTHIANS
JUCA: BETÃO ENLOUQUECE CORINTIANOS
O time do Parque São Jorge não triunfava diante do arqui-rival desde 22 de março de 2003, quando conquistou o título do Paulistão com uma vitória por 3 a 2. Jorge Wagner, hoje no Morumbi, marcou dois gols. Liedson, do Sporting (Portugal) fechou o placar. No período, foram oito vitórias do São Paulo e cinco empates.

"Eu confesso que o São Paulo estava engasgado na minha garganta. Agora desceu. Há quatro anos eles são os melhores do Brasil, e nós não conseguíamos vencê-los. Hoje foi diferente", disse Betão, que chorou ao marcar o gol. O zagueiro, que fica sem contrato em dezembro, jamais tinha vencido o rival como profissional.

A torcida do São Paulo, por sua vez, rebateu gritando "pentacampeão". Muitos torcedores, inclusive, foram ao Morumbi com faixas comemorativas. O time conquistou os títulos nacionais em 1977, 1991, 1986 e 2006. E tripudiaram os corintianos ao cantar: "ão, ão, ão, segunda divisão".

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Folha Imagem
Chorando, Betão comemora seu gol, que garantiu a vitória corintiana no clássico
PRIMEIRO TEMPO
1min - Souza levanta a bola na área e Borges, de costas, arremata para defesa do corintiano Felipe.
15min -Richarlyson dribla dois adversários na ponta esquerda, faz cruzamento perigoso e Borges chega atrasado no lance.
16min - Volante Hernanes 'entorta' Fábio Ferreira na esquerda, cruza e Aloísio desvia a bola por cima do travessão.
18min -Primeira conclusão do Timão - Carlos Alberto avança pela direita e chuta forte para defesa fácil de Rogério Ceni.
45min -Herverton dribla Breno dentro da area, rola a bola e Carlos Alberto, de frente para o gol, manda a bola para fora.
SEGUNDO TEMPO
2min - Carlão choca-se com Richarlyson, bate a cabeça e fica desacordado. É substituído por Vampeta e levado ao ambulatório do Morumbi.
11min - Borges recebe a bola livre na área, domina com a perna direita e, com a esquerda, chuta forte por cima do travessão.
15min - Richarlyson pega rebote de jogada de Borges e, da intermediária, arremata com violência para grande defesa de Felipe.
41min - GOOOLLL DO CORINTHIANS!!! Betão emenda cruzamento da direita e, de cabeça minimiza a agonia corintiana.
O RESULTADO MOSTRA QUE...
MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
MAIS NOTÍCIAS CORINTHIANS
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
Mesmo com a vitória, o Corinthians segue na zona de rebaixamento. Com 37 pontos, o time de Nelsinho ocupa a 17ª posição (caem à Série B os quatro últimos). O Atlético-MG, 16º, com a mesma pontuação, leva vantagem nos critérios de desempate.

Na terça-feira o clube alvinegro, que ferve fora dos campos, elege o seu novo presidente. Andrés Sanchez, Paulo Garcia e Osmar Stabile disputam o cargo vago desde a renúncia de Alberto Dualib, flagrado em escutas da Polícia Federal no caso MSI, a ex-parceira.

Já o São Paulo, com 63, segue 11 à frente do Cruzeiro, que só empatou com o Goiás fora de casa. Na próxima rodada o Corinthians recebe o Internacional, enquanto o time tricolor, que soma a sua segunda derrota consecutiva - perdeu na última quinta-feira para o Flamengo - , visita o Fluminense no Maracanã.

"O cansaço pesa um pouco, não negamos. Hoje o Borges já sentiu o músculo da perna. Não diria que é justificativa, mas o cansaço pesa sim. Além disso, precisávamos ter dado mais atenção ao Corinthians", reconheceu o zagueiro Alex Silva

Muricy Ramalho e Nelsinho surpreenderam nas escalações. O primeiro levou duas linhas de quatro jogadores ao gramado, com Richarlyson completando a defesa e André Dias atuando como volante; o segundo congestionou o meio-campo com sei atletas e isolando Finazzi na frente.

O São Paulo buscou o gol corintiano de forma insistente, com chances desperdiçadas por Borges, Aloísio e arremates de Hernanes, enquanto o Alvinegro arriscou pela primeira vez somente aos 18 minutos.

Na etapa complementar, os defensores Carlão e Richarlyson chocaram-se e o corintiano levou a pior. Ficou inconsciente, foi levado ao ambulatório do Morumbi e de lá, já acordado, a um hospital na capital paulista.

A partir daí a partida ficou equilibrada, com o São Paulo sem eficiência para concluir as jogadas que criava, e o Corinthians, ao se preocupar em defender, chegando apenas aos 41 minutos.

Betão, livre na segunda trave, viu a bola viajar pela área tricolor e emendou o lance de cabeça para dar a vitória ao Alvinegro.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Alex Silva, Breno, Miranda e Richarlyson; André Dias, Hernanes, Souza e Jorge Wagner; Borges (Diego Tardelli) e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS
Felipe; Fábio Ferreira, Zelão e Betão; Iran, Moradei, Carlos Alberto, Héverton (Lulinha), Gustavo Nery e Carlão (Vampeta); Finazzi
Técnico: Nelsinho Baptista

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS)
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares (Fifa/RJ) e Maria Eliza Correia (SP)
Público: 38.325 torcedores
Renda: R$ 376.317,39
Cartões amarelos: Gustavo Nery, Vampeta (C); Richarlyson (SP)
Gols: Betão, aos 41 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host