! Brasil perde a final para Alemanha e é vice-campeão - 30/09/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/09/2007 - 10h46

Brasil perde a final para Alemanha e é vice-campeão

Da Redação
Em São Paulo
O sonho da conquista da Copa do Mundo foi adiado para as brasileiras. Na final deste domingo em Xangai (China), a seleção perdeu por 2 a 0 para a Alemanha, agora bicampeã do mundial feminino. A melhor jogadora do mundo escolhida pela Fifa em 2006, Marta, ainda perdeu um pênalti.

AFP
Marta cai no jogo da final contra a Alemanha; Prinz marcou o gol da vitória
Reuters
A atacante Prinz comemora o primeiro gol da vitória alemã na final contra o Brasil
VEJA FOTOS DA PARTIDA
LEIA MAIS SOBRE A COPA DO MUNDO
ENQUETE: O VICE APAGA O BRILHO?
MARTA DESABAFA
O QUE FALTOU PARA O TÍTULO?
JUCA: NÃO FOI DIA DE MARTA
Mesmo com a derrota, o Brasil chega ao seu melhor resultado da história. Foi a primeira vez que o time foi à final da Copa do Mundo. No confronto entre a defesa alemã e o ataque brasileiro, o toque de bola das européias e as falhas de marcação do Brasil deram o tom da partida. As alemãs ainda terminam o torneio sem tomar um gol sequer.

"É difícil falar nesta hora. Tivemos bola na trave, eu fui infeliz na cobrança de pênalti. Agora vamos pensar nas Olimpíadas e repetir a campanha", afirmou Marta, ao canal Sportv, no final do jogo. Ela terminou como artilheira com 7 gols.

O jogo foi muito corrido e truculento no primeiro tempo. Os empurrões, as chegadas por baixo e os choques mais violentos não eram marcados pela juíza australiana Tammy Ogston. A partida ficou aberta e as defesas tiveram trabalho.

No ataque brasileiro, Marta abusava das arrancadas individuais. O primeiro chute ao gol, sem muito perigo, foi dela aos 3 minutos. O revide veio um minuto depois. Garefreker perdeu um gol incrível após entrar na área pela direita e chutar na rede pelo lado de fora.

As goleiras Angerer e Andréia viam as suas defesas trabalharem muito na intermediária. Em um dos lances, a arqueira alemã teve que torcer para não ver o gol brasileiro. A atacante Daniela conseguiu um belo chute da meia lua que estourou na trave direita do gol inimigo. No rebote, ela recebeu por cima na área e cabeceou mal.

Com 61% de posse de bola, o Brasil mostrou o poderio no toque de bola. As alemãs sofreram com a marcação do ataque brasileiro, com Marta e Cristiane, e tiveram dificuldades na saída de bola.

Na volta do segundo tempo, as alemãs voltaram melhor, usando a tática brasileira: de marcação no ataque. Logo aos 7 minutos, uma falha da defesa brasileira e Prinz, a artilheira e melhor jogadora dos últimos dois Mundiais, completou para o gol depois de cruzamento de Smizek.

Onze minutos depois, Marta perdeu a melhor chance do Brasil para empatar. Em pênalti feito pela zagueira Bresonik em cima de Cristiane. A melhor jogadora do mundo bateu fraco à direita da goleira que quase agarrou a bola.

No final, Pretinha foi colocada em campo e Jorge Barcellos abdicou do sistema com três zagueiras. Faltavam nove minutos para o fim. Porém, Laudehr estragou a festa e deu o toque final: 2 a 0 para Alemanha com um gol de cabeça aos 41min.

BRASIL
Andreia; Elaine, Aline (Kátia), Tânia (Pretinha) e Renata, Ester (Rosana), Maycon, Formiga, Daniela, Marta e Cristiane
Técnico: Jorge Barcellos

ALEMANHA
Angerer; Stegemann, Krahn, Brezonik e Behringer (Müller); Smisek (Bajramaj), Lingor, Laudher, Hingst e Prinz
Técnico: Silvia Neid

Local: Shanghai Hongkou Football Stadium
Árbitro: Tammy Ogston (AUS)
Cartões amarelos: Garefrekes, Bresonik (Alemanha); Daniela (Brasil)
Gols: Prinz, aos 7min, e Laudehr, aos 41min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host