! Coritiba vence Ipatinga com gol de pênalti cobrado quatro vezes - 28/09/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

28/09/2007 - 22h42

Coritiba vence Ipatinga com gol de pênalti cobrado quatro vezes

Da Redação
Em Belo Horizonte
Um pênalti, nos descontos do segundo tempo, sofrido por Ricardinho e convertido por Ânderson Lima, que teve de fazer a cobrança quatro vezes, deu a vitória ao Coritiba sobre o Ipatinga, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense. Com o triunfo, o time local consolidou sua condição de líder, com 52 pontos, abrindo seis para o Ipatinga, que manteve a vice-liderança.

Orlando Kissner/Ag~encia Estado
Ricardinho (dir.), do Coritiba, disputa lance com Henrique, do Ipatinga, nesta sexta
SANTO ANDRÉ VENCE O PAULISTA
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
A vitória do Coritiba quebrou a invencibilidade de seis partidas do time mineiro, que vinha de 100% de aproveitamento nesses jogos, quando havia conseguido 18 pontos. Já o Coritiba aumentou para sete o número de partidas em que não é derrotado, com cinco vitórias e dois empates.

O pênalti que resultou na vitória do Coritiba, foi cometido por Duílio sobre Ricardinho, aos 48min, mas o gol só saiu aos 54. Ânderson Lima bateu três vezes e o goleiro Fred fez as defesas, mas o assistente mandou repetir, alegando que o camisa 1 ipatinguense havia se mexido e se adiantado. Somente na quarta cobrança é que o veterano zagueiro conseguiu colocar a bola nas redes.

"O importante é que tenho a confiança de todos os companheiros e da torcida e conseguimos aproveitar a oportunidade", afirmou Ânderson Lima. O técnico Emerson Ávila, do Ipatinga, preferiu não reclamar da arbitragem. "Foi um grande jogo, fomos superiores no primeiro tempo, mas não fizemnos o gol. No segundo o Coritiba veio para cima, teve as melhores chances e sofremos um pênalti no final do jogo", lamentou.

A Portuguesa, que jogou na terça-feira, está em terceiro lugar, com 44 pontos, a dois do vice-líder e a oito do primeiro colocado. Na próxima terça-feira, quando haverá rodada completa, o Ipatinga recebe o Avaí, no Ipatingão, enquanto o Coritiba irá ao Estádio Presidente Vargas, na capital cearense, pegar o Fortaleza.

Coritiba e Ipatinga fizeram uma partida equilibrada o tempo todo. Desde o início do primeiro tempo predominou a forte marcação dos dois times. A equipe da casa teve maior tempo de posse de bola. Mas no primeiro tempo, a grande oportunidade foi da equipe visitante, aos 45min, quando Márcio Gabriel, livre, acertou a trave do adversário.

O Coritiba, por sua vez, ameaçava mais nas bolas paradas, com o veterano Ânderson Lima. Mas nos 10 minutos finais, o time paranaense, empurrado por sua torcida, partiu para a pressão e aí apareceu o goleiro Fred. Ricardinho, aos 35min acertou bom chute e Fred defendeu. Aos 41min, o goleiro ipatinguense salvou, após cabeçada de Gustavo. Aos 45min, Gustavo foi expulso de campo e três minutos depois Duílio fez pênalti em Ricardinho.

Coritiba
Édson Bastos; Anderson Lima, Jeci e Henrique; Túlio (Ivo), Douglas Silva, Veiga, Diogo e Ricardinho; Hugo (Marlos) e Keirrison (Gustavo)
Técnico: Renê Simões

Ipatinga
Fred; Márcio Gabriel, Léo Oliveira, Duílio e Beto; Henrique, Leandro Salino, Augusto Recife (Luciano Sorriso) e Gérson Magrão; Adeílson (Diego Silva) e Alessandro (Diego)
Técnico: Émerson Ávila

Data: 28/9/2007 (sexta-feira)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba
Público: 28,446 pagantes
Árbitro: Cléber Wellington Abade
Assistentes: Alcides Zawaski Pazetto (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)
Cartões amarelos: Túlio, Ricardinho, Henrique (Coritiba); Augusto Recife (Ipatinga)
Cartões vermelhos: Gustavo (Coritiba)
Gol: Anderson Lima, aos 54 min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host