! Em duelo dramático, River Plate elimina Bota da Sul-Americana - 27/09/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/09/2007 - 22h19

Em duelo dramático, River Plate elimina Bota da Sul-Americana

Da Redação
No Rio de Janeiro
Revertendo uma situação que se tornou ainda mais improvável de ser mudada a partir dos 11 minutos do primeiro tempo, o River Plate, com um a menos em campo, derrotou o Botafogo, em Buenos Aires, nesta quinta-feira, por 4 a 2, com o quarto gol nos acréscimos da segunda etapa e se classificou para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana.

PRINCIPAIS LANCES
AFP
Botafogo, de Túlio (esq.), cedeu gol
nos acréscimos e se despede do torneio
PRIMEIRO TEMPO
4min - Villagra recebe passe de Belluschi pela esquerda do ataque do River, invade a área do Botafogo e cruza rasteiro para trás. Ortega bate de primeira e a bola sai por cima do gol de Max.
11min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Em boa jogada pela direita do ataque brasileiro, Joilson toca para Túlio na área. O volante cruza rasteiro para trás e Lúcio Flávio chuta de esquerda, cruzado, abrindo o marcador.
31min - GOOOLLL DO RIVER PLATE!!! Após cruzamento de Ferrari pela direita do ataque argentino, Falcão, na primeira trave, antecipa-se a Renato Silva e desvia de cabeça para a rede.
40min - Quase gol do River Plate. O atacante Falcao recebe passe na pequena área brasileira e chuta, mas o goleiro Max sai de forma corajosa e evita o gol.
45min - Ortega tabela com Belluschi no ataque do River e aparece na frente de Max. No entanto, o meia chuta por cima do travessão alvinegro e desperdiça boa chance.
SEGUNDO TEMPO
10min - Fernández dá bom toque para Falcao, que entra sozinho na área e chuta forte, mas Max salva o Botafogo com grande defesa.
20min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Em ótimo contra-ataque, Joilson tabela com Dodô e entra na área pela direita. O ala rola para o meio e Dodô entra sozinho e bate no alto de Carrizo.
29min - GOOOLLL DO RIVER PLATE!!! Falcao chuta da intermediária, Max demora a pular e aceita o chute do argentino.
34min - GOOOLLL DO RIVER PLATE!!! A zaga do Botafogo vacila e deixa Ríos sozinho na área. O atacante completa de primeira o cruzamento na área e vira o marcador.
47min - GOOOLLLL DO RIVER PLATE!!! Falcao sobe no meio dos defensores brasileiros e cabeceia no canto de Max.
FOTOS DA PARTIDA NA ARGENTINA
PÁGINA DA SUL-AMERICANA
MAIS NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
Com o revés, os botafoguenses, que haviam vencido o duelo de ida por 1 a 0, perdem a chance de conquistar um título em 2007 - já que no Brasileiro estão a 18 pontos do líder São Paulo, na sétima posição - e entram em crise.

"Eu estou envergonhado. Vou me reunir mais tarde no hotel ou amanhã [sexta] com a diretoria e ver o que deve ser feito. Desse jeito não pode ficar, mas é melhor decidir tudo de cabeça fresca", disse o técnico Cuca, que não está assegurado no cargo.

Já do lado argentino o resultado trouxe alívio para o técnico Daniel Passarella no comando do clube portenho. Bastante criticado pelo desempenho da equipe alvirrubra na temporada, ele estava ameaçado de demissão. Eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores no primeiro semestre, os argentinos estão apenas em sétimo lugar no Torneio Apertura.

Quando a bola rolou, o primeiro tempo começou com o River mais presente no campo adversário, mas sem contundência. Aos 11min, o Botafogo conseguiu, com Lúcio Flávio, o tão desejado gol fora de casa, o que impediria a partida de ir para os pênaltis e obrigaria o oponente a ter que fazer, no mínimo, três gols para avançar.

Entretanto, o time argentino, aproveitando o recuo dos atletas cariocas, conseguiu o empate 20 minutos depois, com Falcao. Além disso, aos 34min, o meio-campista Zé Roberto recebeu o segundo cartão amarelo após ter sido punido pela primeira vez um minuto antes e deixou o alvinegro com um jogador a menos.

A etapa final se iniciou com o River Plate em busca do segundo gol, diante de um Botafogo cauteloso. Porém, dois fatores reduziram o ímpeto portenho: a atuação segura do goleiro Max e, aos 12min, a expulsão do zagueiro da equipe argentina Lussenhoff, o que tornou o duelo mais aberto.

Quem se aproveitou inicialmente disso foram os brasileiros. Explorando os contra-ataques, o time carioca chegou ao segundo gol aos 20min, com Dodô. A partida ficou ainda mais nervosa, a equipe alvirrubra perdeu outro atleta expulso aos 28min, mas, no minuto seguinte, chegou novamente ao empate, outra vez com Falcão. E, aos 34min, Ríos fez o terceiro.

Os argentinos pressionaram ainda mais e se aproveitaram do recuo e da insegurança da equipe brasileira, chegando ao heróico quarto gol com Falcão, destaque do confronto, aos 47min. Nas quartas-de-final da Sul-Americana, o River Plate enfrenta o classificado do confronto entre Defensor-URU e Nacional-EQU.

Pelos respectivos campeonatos nacionais, as equipes voltam a campo no próximo domingo. O clube portenho recebe, às 14h30 (horário local), o Rosário Central, que ocupa o penúltimo lugar. Já o time carioca joga, às 16h, no Maracanã, contra o Goiás.

RIVER PLATE
Carrizo; Ferrari, Sánchez, Lussenhoff e Villagra (Abelaires); Fernández (Domingo), Ahumada, Belluschi e Ortega; Ríos (Rubén) e Falcao
Técnico: Daniel Passarella

BOTAFOGO
Max; Renato Silva, Juninho, Alex; Joilson (Alessandro), Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio (Luciano Almeida) e Zé Roberto; Jorge Henrique e Dodô (Reinaldo)
Técnico: Cuca

Local: estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Assistentes: Carlos Galeano (PAR) e Amelio Andino (PAR)
Cartões amarelos: Alex (B), Lussenhoff (R), Zé Roberto (B), Renato Silva (B), Villagra (R), Fernández (R), Max (B)
Cartões vermelhos: Zé Roberto (B), Lussenhoff (R), Ahumada (R)
Gols: Lúcio Flávio, aos 11 minutos, Falcao, aos 31 minutos do primeiro tempo, Dodô, aos 20 minutos, Falcao, aos 29 minutos, Ríos, aos 34 minutos do segundo tempo, e Falcao, aos 47 minutos do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host