! Brasil atropela os EUA e vai à final da Copa feminina pela 1ª vez - 27/09/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/09/2007 - 10h52

Brasil atropela os EUA e vai à final da Copa feminina pela 1ª vez

Da Redação
Em São Paulo
A seleção brasileira alcançou um feito inédito nesta quinta-feira. Com goleada e show de Marta e cia., a equipe atropelou os Estados Unidos por 4 a 0, em Hangzhou, e se classificou pela primeira vez na história para a final da Copa feminina de futebol, que é disputada na China.

A GOLEADA BRASILEIRA
Reuters
Osborne erra e marca contra para o Brasil
AFP
Marta chuta para fazer o 2º sobre os EUA
Reuters
Cristiane coloca no canto para anotar o 3º
AFP
Marta vibra ao completar a goleada
AFP
Brasileiras comemoram vaga na decisão
MARTA ALFINETA E COMEMORA
JUCA KFOURI: BRASIL X ALEMANHA
QUEM GANHA A DECISÃO DA COPA?
ÁLBUM DE FOTOS DA GOLEADA
COMENTE A VITÓRIA BRASILEIRA
EUA ELOGIAM, MAS RECLAMAM
ASSISTIA AOS GOLS DA PARTIDA
PÁGINA DA COPA DO MUNDO
O time dirigido por Jorge Barcellos vai disputar o título contra a poderosa Alemanha, neste domingo, às 9h (horário de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte. Antes, às 6h, EUA e Noruega jogam pelo terceiro lugar.

Além da vaga inédita, o Brasil, bicampeã pan-americana, se "vingou" da derrota por 2 a 1 para as norte-americanas na prorrogação na decisão da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

Esta foi apenas a terceira vitória do time sobre os EUA, campeões do mundo em 1991 e 1999, e a pior derrota das rivais em Copas do Mundo. A primeira foi em dezembro de 1997, em um amistoso realizado no estádio do Canindé, em São Paulo, enquanto a outra aconteceu recentemente, na final do Pan do Rio de Janeiro, quando as adversárias foram representadas por uma equipe sub-20.

O placar faz com que a seleção já garanta sua melhor colocação em um Mundial. A melhor posição até então foi conseguida em 1999, com o terceiro lugar. Em 2003, as brasileiras caíram nas quartas-de-final, enquanto em 1991 e 1995 pararam na primeira fase.

Já a Alemanha promete dar trabalho na final. Atual campeã, vice em 1995 e quarta colocada em 1991, a equipe européia contabiliza 529 minutos sem sofrer gol em Copa do Mundo, um novo recorde no torneio.

A decisão ainda terá um duelo particular entre as duas maiores estrelas da modalidade. De um lado, Marta, brasileira que foi eleita a melhor do mundo pela Fifa em 2006 e escolhida pela entidade como a melhor em campo na semi. Do outro, Birgit Prinz, que ficou com o prêmio em 2003, 2004 e 2005.

Com a bola rolando, o Brasil realizou sua melhor apresentação na China para encerrar a série invicta de 51 partidas das rivais. Aos 20min, após cobrança de escanteio da esquerda, Osbourne tentou afastar e marcou contra. Sete minutos depois, foi a vez de Marta receber pela direita, invadir a área e chutar rasteiro para ampliar.

Nos acréscimos, Shannon Boxx, que já havia levado cartão amarelo, cometeu nova falta em lance discutível e foi expulsa. O Brasil soube aproveitar a vantagem numérica e brilhou na segunda etapa. Logo aos 10min, em contragolpe pela esquerda, Formiga rolou para Cristiane fazer o terceiro. Aos 34min, Marta, que abusou das jogadas de efeito, se livrou de duas adversárias e tocou na saída da goleira para completar a goleada e decretar a classificação brasileira para a decisão.

BRASIL
Andréia; Elaine, Aline, Tânia e Ester; Renata Costa, Formiga, Maycon e Daniela Alves; Marta e Cristiane
Técnico: Jorge Barcellos

ESTADOS UNIDOS
Scurry; Osborne, Rampone, Whitehill e Lopez (Lloyd); Markgraf (Dalmy), Chalupny, O'Reilly (Ellerston) e Boxx; Wambach e Lilly
Técnico: Greg Ryan

Data: 27/09/2007 (quinta-feira)
Local: estádio Hangzhou Dragon (China)
Árbitra: Nicole Petignat (Suíça)
Auxiliares: Karine Vives Solana (França) e Corinne Lagrange (França)
Cartões amarelos: Aline, Renata Costa (B), Wambach, Chalupny (E)
Cartão vermelho: Boxx (E)
Gols: Osborne (contra), aos 20min, Marta, aos 27min do primeiro tempo; Cristiane, 10min, Marta, aos 34min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host