! Paraná vence, evita série inédita do Corinthians e deixa degola - 09/09/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/09/2007 - 20h59

Paraná vence, evita série inédita do Corinthians e deixa degola

Da Redação
Em São Paulo
Não demorou muito para o Paraná Clube sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Após terminar a 24ª rodada na primeira colocação dentre os times que estariam condenados à Série B em 2008, a equipe tricolor bateu neste domingo o Corinthians por 1 a 0, na Vila Capanema, inviabilizou uma marca positiva dos paulistas e, de quebra, subiu na tabela.

O triunfo, que encerrou um jejum de três partidas sem vitórias na competição nacional, fez com que a equipe do Sul chegasse aos 31 pontos, no 15º lugar e aliviasse a situação do treinador Lori Sandri, questionado por parte da torcida.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
7min - Batista aproveita sobra na intermediária e chuta forte. O goleiro Felipe se estica todo e faz grande defesa, espalmando a bola pela linha de fundo.
22min - Vampeta lança Lulinha na grande área adversária. O meia desvia na pequena área e Gabriel faz grande defesa em seu contrapé.
25min - GOOOLLL DO PARANÁ!!! Josiel, com paradinha em cobrança de pênalti, chuta rasteiro, no canto direito de Felipe, que cai para o outro lado, e abre o marcador.
43min - Gustavo Nery avança pela esquerda e chuta de fora da área, mas o arremate é ruim e sai, sem perigo, por cima do gol paranista.
SEGUNDO TEMPO
6min - Lulinha ganha disputa com defensor, avança e chuta forte de fora da área. Gabriel, adiantado, espalma pela linha de fundo e evita o empate.
26min - Batista chuta forte e à meia-altura do bico da grande área corintiana. O arremate é espalmado em mais uma grande defesa de Felipe.
35min - O jogo, que já teve um baixo nível técnico na primeira etapa, está pior neste momento, já que o Paraná procura administrar a pequena vantagem, enquanto o Corinthians não consegue esboçar uma reação.
LULINHA ESTRÉIA BEM
CARLOS ALBERTO FORA
PASSES ERRADOS IRRITAM
FOTOS DOS JOGOS
VEJA O GOL DO PARANÁ
Além disso, o Paraná não permitiu que o Corinthians, algoz dos clubes paranaenses na elite do futebol nacional há três anos - desde 2004, quando tropeçou no Atlético-PR, o time alvinegro não era derrotado por adversários daquele estado -, alcançasse uma inédita série nesta edição do Brasileiro.

Se tivesse triunfado fora de casa, o time de São Paulo chegaria à sua terceira vitória consecutiva no campeonato, algo que ainda não aconteceu no atual Brasileiro. Assim, com 33 pontos, está na 12ª posição.

Em meio ao momento conturbado vivido fora de campo, o Corinthians iniciou a partida cometendo muitos erros, principalmente em termos defensivos. Sem contar com Nilton, destaque no triunfo contra o Santos, Zé Augusto apostou no zagueiro Marinho, que estava afastado há mais de quatro meses.

Os anfitriões, que também falhavam na criação de jogadas de ataque, conseguiram bloquear com facilidade as infiltrações corintianas iniciadas por Lulinha. O jovem meio-campista, que substituiu o boliviano Arce, suspenso, fez sua estréia como titular da equipe principal, mas ofereceu pouca resistência à zaga adversária.

Após desperdiçar a melhor oportunidade de sua equipe na etapa inicial - parou em defesa de Gabriel -, viu o Paraná abrir o marcador. Em descida pela esquerda, Paulo Rodrigues caiu ao se chocar com Vampeta dentro da área. Na cobrança de pênalti, Josiel teve tranqüilidade para deslocar Felipe, marcar pela 17ª vez e se isolar na artilharia da competição.

"Estamos falhando na marcação e, quando pegamos na bola, não sabemos administrar. Isto cria um desequilíbrio imenso em nossa equipe. Precisamos ter mais calma para cadenciar o jogo", analisou o treinador corintiano no intervalo.

Mas as aspirações do técnico José Augusto não se confirmaram, seus comandados seguiram sendo incapazes de municiar os três atacantes - Clodoaldo, no segundo tempo, se juntou a Everton Santos e Finazzi - e o time superou a casa dos 50 passes errados, segundo o Datafolha.

Agora, o Corinthians terá dois embates em seqüência contra o Botafogo. Primeiro, na próxima quarta, recebe os cariocas em compromisso válido pela partida de volta da Copa Sul-Americana - na ida, no Maracanã, foi derrotado por 4 a 2. Depois disso, no próximo domingo, também na capital paulista, o duelo é pela 26ª rodada do Nacional. No mesmo dia, o Paraná visita o Sport, no Recife.

PARANÁ CLUBE
Gabriel; Daniel Marques, João Paulo e Toninho; Araújo, Rafael Muçamba, Batista, Everton (Juliano) e Paulo Rodrigues; Lima (Vandinho) e Josiel
Técnico: Lori Sandri

CORINTHIANS
Felipe; Zelão, Marinho (Clodoaldo) e Betão; Carlos Alberto (Moradei), Bruno Octávio, Vampeta, Lulinha (Bruno Bonfim) e Gustavo Nery; Everton Santos e Finazzi
Técnico: José Augusto

Local: estádio Durival de Brito e Silva, em Curitiba (PR)
Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ)
Auxiliares: Marcos Tadeu Peniche (RJ) e Ezequiel Barbosa Alves (MS)
Cartão amarelo: Daniel Marques (P)
Gol: Josiel, aos 25min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host