! Puerta, do Sevilla, morre após três dias de internação - 28/08/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

28/08/2007 - 11h35

Puerta, do Sevilla, morre após três dias de internação

Da Redação
Em São Paulo
O lateral Antonio Puerta, do Sevilla, morreu nesta terça-feira no hospital Virgen del Rocío, onde estava internado desde sábado. As causas da morte foram falência múltipla de orgãos e encefalopatia causadas pela parada cardíaca sofrida pelo jogador.

O jogador, de 22 anos, sentiu-se mal durante a partida do seu time contra o Getafe, válida pela primeira rodada do Campeonato Espanhol e, após ser substituído, teve uma parada cardiorrespiratória no vestiário.

EFE
Jogadores do Sevilla tentam socorrer Puerta após o desmaio no jogo contra o Getafe
Ele foi levado para o hospital já em estado grave e seu quadro piorou muito na segunda-feira. Segundo o último boletim divulgado antes da morte, Puerta sofria de dificuldades por causa da falta de oxigenação no cérebro.

O velório do jogador, cuja mulher está grávida de sete meses, deve ocorrer no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, do Sevilla. O clube espanhol quer que o enterro aconteça na quinta-feira.

Com a morte do atleta, a Uefa decidiu adiar o jogo entre Sevilla e AEK, válido pela fase preliminar da Liga dos Campeões, para a próxima segunda-feira. A partida estava inicialmente marcada para esta terça-feira.

O estlio elegante de Puerta fez com que ele despertasse o interesse dos grandes times da Espanha, Real Madrid e Barcelona. De acordo com o jornal Marca, dirigentes das duas equipes já teriam sondado o Sevilla para poder contar com o jogador.

A morte do lateral Puerta, do Sevilla, rememora outros casos de jogadores que faleceram após sentirem-se mal enquanto jogavam. Para os brasileiros, o caso mais conhecido é o do zagueiro Serginho, do São Caetano, que desmaiou em campo durante jogo contra o São Paulo, em outubro de 2004.

Serginho foi socorrido no gramado do estádio do Morumbi, e levado ao hospital, mas não resistiu e morreu na mesma noite.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o clube paulista com a perda de 24 pontos na competição daquele ano por negligência. De acordo com a corte, o São Caetano sabia que Serginho tinha problemas de saúde e, mesmo assim, decidiu escalar o jogador Leia mais
OUTRAS MORTES NO FUTEBOL
Equipes inglesas já até teriam feito propostas para contratar o jogador. O Munchester United via no jogador espanhol um potencial substituto para Ryan Giggs, segundo a imprensa espanhola.

O momento de maior projeção de Puerta pelo Sevilla aconteceu na semifinal da temporada 2005/2006 da Copa da Uefa contra o Schalke 04 (Alemanha). Na ocasião, o meia anotou, na prorrogação, o gol que deu a vaga na decisão para o time espanhol, que depois viria a conquistar o título.

A estréia de Puerta na equipe profissional do Sevilla ocorreu no jogo contra o Málaga, no dia 21 de abril de 2004. A primeira partida do meia pela seleção espanhola ocorreu em outubro de 2006, quando ele foi convocado para substituir o contundido Reyes para jogo contra a Suécia, válido pelas Eliminatórias da Eurocopa-2008.

Logo após receber a notícia da morte de Puerta, o treinador Joaquín Caparrós, hoje no Atlhetic de Bilbao, e que escalou o jogador pela primeira vez em um jogo profissional, disse que o lateral tinha um futuro tremendo e que nunca teve conhecimento de eventuais problemas de saúde do atleta. "Apenas me recordo de Puerta se esforçando ao máximo nos treinamentos", declarou o técnico.

O brasileiro Júlio Baptista, que atuou com Puerta no Sevilla, se disse chocado com a morte do jogador. "Não entendo como pode falhar o coração de um jogador tão saudável e que treina todo dia", lamentou o meio-campo, hoje no Real Madrid.

Hospedagem: UOL Host