! Brasil desperta com 'reservas' Kaká e Ronaldinho para bater Argélia - 22/08/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

22/08/2007 - 15h20

Brasil desperta com 'reservas' Kaká e Ronaldinho para bater Argélia

Bruno Freitas
Enviado especial do UOL
Em Montpellier (França)
Com muito mais dificuldades do que se podia prever, a seleção brasileira derrotou por 2 a 0 a Argélia no Stade de la Mosson, em Montpellier, no primeiro compromisso depois da conquista da Copa América. A vitória no amistoso foi construída com gols no segundo tempo, quando Kaká e Ronaldinho, estrelas que renunciaram à competição continental em nome de descanso, entraram no time depois de um breve "castigo" na reserva e, com explícita vontade de jogo, ofereceram mais produtividade à equipe de Dunga. O meia do Barcelona marcou a volta com o segundo gol.

PRINCIPAIS LANCES
AFP
Zagueiro Naldo aperta a marcação sobre o atacante Saif, da Argélia, no amistoso
AFP
Ronaldinho (c) festeja segundo gol com o lateral Kléber (e) e o atacante Vágner Love
PRIMEIRO TEMPO
5min - Maicon avança pela direita e levanta a bola na área. Robinho domina e chuta colocado para boa defesa do goleiro argelino.
22min - Em rápido contra-ataque pela direita, Saif aparece livre na área e tenta o drible sobre Doni, que chega firme no lance. O argelino cai e pede pênalti, mas o árbitro manda o jogo seguir.
30min - Júlio Baptista recebe na direita, invade a área e chuta cruzado, com força. Gaouaoui, novamente, faz a intervenção parcial.
33min - Vágner Love é lançado em velocidade e faz a finta sobre o goleiro argelino, que fora da área vai no corpo do atacante, impedindo o primeiro gol. Os brasileiros pedem a falta, mas o árbitro nada marca.
SEGUNDO TEMPO
12min - Matnour faz jogada pelo meio da zaga brasileira e, da entrada da área, chuta forte. Júlio César cai no canto esquerdo e pratica importante defesa.
14min - Ronaldinho cruza da direita e Kaká acerta belo chute de primeira, no alto. A bola é desviada pela defesa argelina e sai pela linha de fundo.
16min - GOOOOOOOOLLLLLLL DO BRASIL!!! Ronaldinho bate escanteio da esquerda e Maicon aparece na área para, de cabeça, abrir o placar para a seleção brasileira.
36min - GOOOOOOOLLLLLL DO BRASIL!!!! Ronaldinho toca na área para Diego, que chuta e pára em boa defesa de Gaouaoui. No rebote, a bola sobra para o próprio Ronaldinho. Ele bate de esquerda, rasteiro, e faz o segundo gol brasileiro.
ESTRELAS CELEBRAM RECOMEÇO
ROBINHO: CAPITÃO ESTREANTE
VEJA FOTOS DA PARTIDA
OPINE: O AMISTOSO SERVIU PARA...
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA SELEÇÃO
OS ÚLTIMOS RESULTADOS DO BRASIL
Confinados ao banco de reservas durante 45 minutos na etapa inicial, Kaká e Ronaldinho Gaúcho foram resgatados para o time titular no segundo tempo, diante de um quadro de dificuldades em campo, em panorama de atuação apenas regular do time campeão da América, mesmo de Robinho, herói da seleção na conquista na Venezuela e que nesta quarta estreou como capitão na seleção.

Pouco mais de um mês depois da conquista da Copa América, a seleção que iniciou a partida contra os argelinos, formada essencialmente por campeões continentais, mostrou ter já perdido muito do senso de entrosamento lapidado durante semanas de trabalho na Venezuela, em efeito natural em meio à pré-temporada européia de clubes e posterior às férias dos jogadores. Liderada por Robinho, a equipe, que 30 e tantos dias atrás massacrava a Argentina, teve dificuldades para criar jogadas claras de gol diante dos africanos, figuras ausentes de Mundiais desde 1986 e que hoje ocupam a posição de 73 no ranking da Fifa.

No primeiro tempo, apesar de notável falta de ritmo e problemas na criação ofensiva, a seleção conseguiu boas oportunidades, principalmente em jogadas de contra-ataque, criadas depois de avanços entusiasmados, mas desorganizados e pouco efetivos da equipe adversária.

Mesmo sem uma feição assustadora, a Argélia, empurrada pela grande maioria da torcida presente em Montpellier, formada por parte da imensa colônia argelina na França, conseguiu fazer os atuais campeões da Copa América passarem por instantes de verdadeiro sufoco na etapa inicial.

Num deles, aos 22min, Saif recebeu lançamento nas costas da marcação brasileira e só não colocou a Argélia em vantagem porque Doni conseguiu desviar a bola e derrubar o adversário ao mesmo tempo, em lance de arbitragem controverso.

Em jogada semelhante 11 minutos mais tarde, Vágner Love recebeu de Júlio Baptista em profundidade e se chocou com o goleiro Gaouaoui. O atacante brasileiro reclamou de infração, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Antes mesmo do intervalo, Dunga tirou Kaká e Ronaldinho do "castigo" do banco de reservas e mandou a dupla para o aquecimento. Ao lado do goleiro Júlio César e do volante Fernando, a dupla de astros de Milan e Barcelona entrou na equipe logo no reinício do segundo tempo e reassumiu posto no time de Dunga deixado antes da Copa América.

As estrelas que faltaram à Copa América entraram no jogo com muita disposição. Aos 14min, Kaká quase colocou o Brasil na frente, em disparo do alto interceptado pela defesa argelina. Dois minutos depois, o gol do Brasil enfim saiu dos pés de Ronaldinho. O meia, que nesta quarta carregou a camisa 20, bateu escanteio na cabeça de Maicon, que desviou na primeira trave na saída do goleiro.

Aos 36min, Ronaldinho iniciou a jogada, que teve o chute de Diego e conclusão no rebote do astro do Barcelona. Brasil 2 a 0.

Não foi muito, em comparação ao que ambos já exibiram com a camisa da seleção. Mas Kaká e Ronaldinho fizeram o suficiente, pelo menos para mostrar que o desejo pessoal de defender a equipe segue intacto.

A seleção de Dunga volta a se reunir nas primeiras semanas de setembro, quando enfrenta Estados Unidos e México, em Chicago e Boston, respectivamente, nas últimas duas partidas amistosas antes da estréia nas eliminatórias, contra a Colômbia, em outubro.

BRASIL
Doni (Júlio César); Maicon (Daniel Alves), Alex Silva, Naldo, Kléber; Mineiro (Lucas), Josué (Fernando), Elano (Kaká), Júlio Baptista (Ronaldinho Gaúcho); Robinho (Diego) e Vágner Love
Técnico: Dunga

ARGÉLIA
Gaouaoui; Larbi (Bezzaz), Abderaouf, Antar (Amri), Bouzid; Bouguerra, Mansouri, Matmour (Ghiles), Belhaldj, Ziani (Hadj); Saif (Bougherra)
Técnico: Jean-Michel Cavalli

Data: 22/08/2007 (quarta-feira)
Local: Stade de la Mosson, em Montpellier (FRA)
Público: 26.392 torcedores
Árbitro: Sandryk Bilon (FRA)
Auxiliares: Stephane Mercier e David Durussel (FRA)
Gols: Maicon, aos 16min; Ronaldinho, aos 36min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host