! Palmeiras arranca empate do Santos e mantém série invicta - 19/07/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

19/07/2007 - 22h30

Palmeiras arranca empate do Santos e mantém série invicta

Da Redação
Em São Paulo
Em cima da hora, o Palmeiras conseguiu empatar com o Santos no clássico desta quinta-feira, no Parque Antarctica. No último lance da partida, um gol contra de Rodrigo Souto fez com que o placar do jogo terminasse 2 a 2, e o time do técnico Caio Júnior ampliasse sua invencibilidade para cinco jogos no Campeonato Brasileiro - três vitórias e dois empates.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA
Folha Imagem
Kleber festeja primeiro gol do Santos
Folha Imagem
Palmeiras celebra empate no final
PRIMEIRO TEMPO
10min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Kléber domina com liberdade pela intermediária e chuta com força, mas no meio do gol. Diego Cavalieri falha e deixa a bola passar por baixo de seus braços.
18min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Após cobrança de falta pela direita, Nen desvia de cabeça, a bola bate no santista Marcelo e tira as chances de defesa de Fábio Costa.
33min - Após erro de Martinez no meio, Rodrigo Tabata fica com a bola e lança Marcos Aurélio. Dentro da grande área, o atacante finta um defensor, finaliza de pé esquerdo e a bola explode no travessão de Cavalieri.
46min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Na cobrança de falta lateral, a bola passa por toda a extensão da grande área e chega a Pedrinho, que abaixa-se para cabecear a bola para o fundo da rede.
SEGUNDO TEMPO
9min - Boa triangulação do Santos. Kléber toca para Marcos Aurélio, que lança Rodrigo Tabata. Livre, o meia chuta com força, e Diego Cavalieri espalma a bola para escanteio, realizando grande defesa.
12min - Marcos Aurélio recebe passe em profundidade, finta com facilidade o zagueiro Nen e chuta com o pé esquerdo, rente à trave, perdendo ótima chance de ampliar.
13min - Mais uma chance clara de gol. Marcos Aurélio avança com liberdade pelo meio e chuta com força. Diego Cavalieri realiza outra ótima intervenção, evitando o terceiro gol do Santos no Parque Antartica.
47min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Após cruzamento da esquerda efetuado por Wendel, a bola desvia em Martinez e Rodrigo Souto toca contra seu próprio gol, decretando o empate no clássico.
PALMEIRAS RESSALTA SUPERAÇÃO
SANTOS ISENTA SOUTO E VÊ FALHA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DO CLÁSSICO
VEJA OS QUATRO GOLS DA PARTIDA
"Foi um jogo muito movimentado, rápido, entre dois times de qualidade. Tivemos de nos expor algumas vezes e fomos coroados no fim pela busca constante. Diante das circunstâncias até que foi bom", disse o goleiro Diego Cavalieri.

"Acontece. É a jogada forte do Palmeiras [bola aérea]. O primeiro foi de mão, e o segundo acabou batendo no Rodrigo Souto e entrou. Mesmo fora de casa, produzimos bem, e é isso que nos felicita", avaliou Fábio Costa, capitão da equipe alvinegra.

Com o resultado, o Santos chega a 15 pontos, na 15ª colocação no Campeonato Brasileiro - duas posições acima da zona de rebaixamento. Já o Palmeiras alcança os 19, no sexto posto, ao lado de São Paulo e Paraná, perdendo mais uma vez a chance de encostar nos líderes da tabela.

Curiosamente, as duas equipes vivem situações opostas em se tratando de retrospecto em clássicos neste Brasileiro. O Palmeiras ainda não perdeu nenhum, com dois empates e uma vitória, enquanto o Santos não venceu, com um revés e duas igualdades.

Antes da partida contra o Santos, o Palmeiras vinha de três vitórias e um empate, que levaram a equipe para as primeiras posições na tabela. Curiosamente, o início da seqüência positiva foi em um clássico, contra o Corinthians, quando o clube do Parque Antarctica ganhou por 1 a 0. Agora, o empate no último minuto dá moral para os comandados de Caio Júnior continuarem brigando pela liderança.

Por outro lado, a igualdade também não foi tão ruim para a equipe litorânea, que vem em reação contundente no torneio. Depois de sofrer uma goleada de 4 a 0 para o Vasco, em São Januário, o Santos recuperou-se ao vencer o Cruzeiro por 4 a 1 e o líder Botafogo por 3 a 0, ambos na Vila Belmiro.

Nesse período, um fator fundamental para o crescimento da equipe foi a melhora do ataque. Antes do início da reação, o time de Vanderlei Luxemburgo havia feito sete gols em nove jogos. Depois, em três partidas, as redes foram balançadas outras nove vezes, com uma média superior ao restante da competição.

O Palmeiras, por sua vez, recupera de vez seu prestígio no Parque Antarctica. Depois de um início irregular no Campeonato Brasileiro diante de sua torcida, a equipe vem de uma vitória (2 a 0 sobre o América-RN) e agora consegue o empate no fim do clássico. Antes disso, haviam sido duas derrotas, um empate e apenas um triunfo em casa.

Conseguir isso, porém, não foi fácil. Armado no 3-6-1, com apenas Marcos Aurélio na frente, o time de Vanderlei Luxemburgo contou com a volta do lateral Kléber da seleção brasileira para a armação. Atuando livre no meio-campo, o ala arriscou um chute da intermediária aos 10min do primeiro tempo e contou com falha de Diego Cavalieri para abrir o placar.

A resposta do Palmeiras passou pelos pés de outro atleta que retornou ao time titular depois de disputar a Copa América. Valdivia, de volta da seleção chilena, comandou o meio-campo alviverde que empatou o marcador em um lance de bola aérea aos 18min. Paulo Sérgio cobrou falta da direita, Nen desviou de cabeça, a bola bateu em Marcelo e entrou. Na comemoração, os jogadores fizeram questão de cumprimentar Diego Cavalieri, que havia falhado no outro lance.

Daí em diante, a partida permaneceu equilibrada. Perigo somente aos 46min, quando Rodrigo Tabata cobrou falta da direita e Pedrinho, livre de marcação, abaixou-se na pequena área para recolocar o Santos na frente do marcador.

O resultado, então, fez com que o Palmeiras partisse para o ataque, dando espaços para as jogadas rápidas do time alvinegro. A boa atuação de Diego Cavalieri e a ineficiência do ataque alviverde, porém, mantinham o placar inalterado, com destaque para a estréia de Kléber Pereira no ataque do Santos e o retorno de Edmundo ao time da casa após lesão.

No último minuto, porém, depois de bola alçada na área da equipe alvinegra, Martinez desviou de cabeça, a bola bateu em Rodrigo Souto e enganou o goleiro Fábio Costa, dando números finais ao marcador.

Na próxima rodada, o Palmeiras visitará o Paraná na Vila Capanema, enquanto o Santos recebe o Figueirense, na Vila Belmiro. Os dois jogos acontecerão no domingo.

PALMEIRAS
Diego Cavalieri, Nen, Gustavo e Dininho (Valmir); Paulo Sérgio (Wendel), Pierre, Martinez, Valdivia e Leandro (Edmundo); Luís e Luiz Henrique
Técnico: Caio Júnior

SANTOS
Fábio Costa, Adailton, Domingos e Marcelo; Alessandro, Rodrigo Souto, Adriano, Rodrigo Tabata (Kléber Pereira), Pedrinho (Vítor Júnior) e Kléber; Marcos Aurélio (Carlinhos)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: Estádio Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Valter José dos Reis (ambos de SP)
Cartões amarelos: Domingos (S), Valdivia (P), Rodrigo Souto (S), Adriano (S), Edmundo (P) e Vítor Júnior (S)
Gols: Kléber, aos 10min, Nen, aos 18min, e Pedrinho, aos 46min do primeiro tempo; Rodrigo Souto (contra), aos 47min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host