! Brasil massacra rival preferido da "era Dunga" e vai à semifinal - 07/07/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

07/07/2007 - 23h40

Brasil massacra rival preferido da "era Dunga" e vai à semifinal

Bruno Freitas e Leandro Canônico
Enviados especiais do UOL
Em Puerto La Cruz (Venezuela)
Sem o sufoco das partidas da primeira fase da Copa América, o Brasil passou neste sábado pelo Chile, o adversário mais castigado na "era Dunga" na seleção, e assegurou uma vaga na semifinal. Com gols de Juan, Júlio Baptista, Josué, Vágner Love e dois de Robinho, os brasileiros venceram um combalido rival por 6 a 1 no estádio José Antonio Anzoátegui, na cidade de Puerto La Cruz.

LANCES DA VITÓRIA DO BRASIL
Antonio Gaudério/Folha Imagem
Torcida brasileira compareceu ao estádio na cidade de Puerta la Cruz na Venezuela
Antonio Gauderio/Folha Imagem
Zagueiro Juan abriu a goleada da seleção nas quartas-de-final da Copa América
Antonio Gauderio/Folha Imagem
Robinho comemora com Júlio Baptista o terceiro gol do Brasil contra o Chile
CLASSIFICAÇÃO DA COPA AMÉRICA
VEJA FOTOS DA VITÓRIA DA SELEÇÃO
ROBINHO MANTÉM STATUS
ESQUEMA CRITICADO FUNCIONA
DUNGA REAFIRMA CONVICÇÕES
Essa foi a terceira vitória do Brasil sobre os chilenos apenas em 2007, em resultados que coincidentemente foram conquistados logo após uma situação de pressão ou dificuldade. Neste ano, o time de Dunga já havia batido o rival em partida amistosa na Suécia (4 a 0, logo depois de derrota para Portugal, a primeira de Dunga) e na primeira fase da Copa América (3 a 0, em seguida ao revés para o México na estréia).

Desta vez, a equipe de Dunga levava a campo a responsabilidade de evoluir coletivamente, depois de uma seqüência de jogos caracterizada por triunfos escorados quase exclusivamente no individualismo de Robinho.

Vitorioso, o Brasil irá enfrentar na semifinal o Uruguai, que também neste sábado derrotou a Venezuela por 4 a 1 em outro confronto de quartas-de-final. O duelo entre brasileiros e uruguaios acontece na próxima terça-feira, na cidade de Maracaibo.

O tranqüilo triunfo da seleção de Dunga neste sábado em Puerto La Cruz foi construído sobre um adversário tecnicamente frágil, abalado por escândalo de arruaça alcoólica de jogadores no hotel nas vésperas do confronto.

Pela primeira vez desde o início da Copa América, Dunga repetiu a escalação de uma formação de meio-campo, com os três volantes Gilberto Silva, Mineiro e Josué, além do meia Júlio Baptista.

Com espaço para jogar, o meio-campo funcionou com desenvoltura ainda inédita na Copa América, com destaque para a ligação de jogo de Josué e para a participação ofensiva de Júlio Baptista pelo lado esquerdo. Na frente, Vágner Love via seu jejum de gols na seleção crescer, mas pelo menos participava da criação de duas jogada que acabaram nas redes.

CHILENOS SERÃO PUNIDOS
Eliminada da Copa América com a derrota para o Brasil no duelo de quartas-de-final disputado neste sábado, a seleção chilena terá que lidar com uma crise interna quando voltar para casa. A federação de futebol do país anunciou que irá punir os cinco jogadores envolvidos num escândalo de vandalismo e bebedeira na concentração nas vésperas da partida contra a seleção brasileira.


Fontes da Federação Chilena revelaram que Vargas, Contreras, Navia, Tello, além do palmeirense Valdivia, jogadores responsáveis pela confusão, sofrerão sanções assim que a delegação regressar a Santiago. O quinteto chileno protagonizou arruaça no hotel Mara Inn, em Puerto Ordaz, na última quarta-feira, em incidentes que incluíram bebedeira, vandalismo e assédio a funcionárias do estabelecimento.
Na primeira etapa, o Brasil conseguiu consolidar o placar favorável em apenas 12 minutos. Primeiro, aos 15min, com Juan empurrando de cabeça após cobrança de escanteio e desvio de Maicon.

O Brasil ampliou com Júlio Baptista, que recebeu passe de Vágner Love e bateu cruzado de pé esquerdo. A bola ainda resvalou na trave esquerda de Bravo antes de entrar. Aos 27min, Robinho deu sua primeira contribuição para a vitória. O camisa 11 recebeu a bola na intermediária e abriu espaço para bater rasteiro e colocado no canto de Bravo.

Na etapa final, Robinho aumentou sua vantagem na artilharia da Copa América, agora com seis gols, três à frente dos paraguaios Cabañas e Santa Cruz e do argentino Crespo. No lance, o astro brasileiro completou cruzamento da esquerda nas costas da marcação.

A equipe de Dunga consolidou a goleada aos 23min, quando Josué aproveitou um rebote dentro da área. Sete minutos depois, o Chile descontou com um belo gol de cobertura de Suazo. Mas o Brasil concluiu a vitória com Vágner Love, aos 39min, que conseguiu marcar pela primeira vez na competição.

BRASIL 6 x 1 CHILE

Brasil
Doni; Maicon (Elano), Alex, Juan (Naldo), Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Josué, Júlio Baptista; Robinho (Afonso) e Vágner Love Técnico: Dunga

Chile
Bravo; Ormeño, Contreras, Fuentes, Jará (Cabión); Fierro (Valdivia), Sanhueza, Iturra, Mark González (Fernández); Suazo e Lorca Técnico: Nelson Acosta

Data: 07/07/2007, sábado
Local: estádio José Antonio Anzoátegui, em Puerto La Cruz (VEN)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Walter Rial (URU) e Luís Ávila (PER)
Cartões amarelos: Juan, Gilberto Silva (BRA); Iturra, Sanhueza, Ormeño (CHI)
Gols: Juan, aos 15min; Júlio Baptista, aos 22min; Robinho, aos 27min do primeiro tempo; Robinho, aos 5min; Josué, aos 23min; Suazo, aos 30min, e Vágner Love aos 39min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host