! Uruguai goleia Venezuela e chega à semifinal da Copa América - 07/07/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

07/07/2007 - 21h01

Uruguai goleia Venezuela e chega à semifinal da Copa América

Da Redação
Em São Paulo
Após um começo desastroso na Copa América, o Uruguai derrotou a Venezuela, dona da casa, neste sábado e se classificou para a semifinal da competição. O triunfo, no estádio Pueblo Nuevo, em San Cristobal, por 4 a 1 veio com dois gols de Forlán, um de Pablo García e um de Rodriguez.

Reuters
Fórlan marcou dois gols para o Uruguai na goleada sobre a Venezeuela neste sábado
PÁGINA ESPECIAL DA COPA AMÉRICA
CHUVA ATRASA A TORCIDA
A decepção ficou com os venezuelanos, que acabaram a primeira fase numa inédita liderança do grupo - à frente, inclusive, do Uruguai, que terminou em terceiro e chegou a perder de 3 a 0 para o Peru na estréia.

Os uruguaios agora enfrentam o Brasil para tentar uma vaga na final da competição na terça-feira, dia 10.

No jogo, o Uruguai começou melhor. Tentou pressionar nos primeiros dez minutos, mas quem assustou foram os donos da casa que marcaram um gol, anulado pelo árbitro Carlos Chandía por impedimento.

Aos 38 min, depois de cobrança rápida no meio de campo, Diego Forlan foi lançado e tocou na saída do goleiro venezuelano Vega. Foi o primeiro gol do atacante na competição.

A Venezuela não esperou muito para igualar o placar. Aos 40min, em uma cobrança de bola parada, a barreira uruguaia abriu e Arango marcou. O chute veio de esquerda e surpreendeu o goleiro Carini, que se esforçou mas não chegou após a falha da sua zaga.

Na volta do intervalo, o time da casa fez uma alteração e colocou Arismendi no lugar de Ornelas em campo. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Arismendi experimentou de fora da área, e o goleiro Carini fez grande defesa.

A partir daí, os dois times pouco criaram. Tanto é que o segundo gol do Uruguai veio de um chute de longe do volante uruguaio Pablo García, aos 18min. A bola entrou no ângulo direito do goleiro venezuelano.

Os uruguaios, então, recuaram para garantir o resultado. Recoba, atacante da equipe, até deixou o campo para entrada do meia González. A Venezuela tentava em lances isolado. Em um deles, em um cruzamento no segundo pau de Carini, Lugano tirou de cabeça e quase fez contra aos 30 min.

No final do jogo, aos 41min, Rodriguez aumentou para a Celeste Olímpica. Aos 41min, depois de um drible na lateral da grande área venezuelana, ele chutou no canto esquerdo de Vega e fez o terceiro. Forlán ainda teve tempo de fazer mais um nos acréscimos e sacramentar a goleada.

* Atualizada às 23h53

Hospedagem: UOL Host