! Goiás reage, vira diante do Sport e breca ascensão de rival - 07/07/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

07/07/2007 - 20h06

Goiás reage, vira diante do Sport e breca ascensão de rival

Da Redação
Em São Paulo
Dois tempos absolutamente distintos no Serra Dourada. Depois de voltar do intervalo perdendo, o Goiás sofreu mais um gol no início da segunda etapa, foi à frente, bateu o Sport por 3 a 2 e, de quebra, alcançou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Além disso, freou a ascensão dos pernambucanos, que reagiram desde a chegada de Geninho.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
17min - Weldon recebe pela direita, limpa um defensor e chuta cruzado. Carlinhos Bala ainda tenta completar de carrinho, mas a bola sai pela linha de fundo.
28min - GOOOLLL DO SPORT!!! Após rebote da defesa goiana, Ticão acerta chute com o pé esquerdo, no canto baixo de Harley, para abrir o marcador da partida.
38min - Paulo Baier se choca com o meio-campista Bilica, do Sport, e cai na grande área. O atleta do Goiás reclama de pênalti, ignorado pela arbitragem.
SEGUNDO TEMPO
16min - GOOOLLL DO SPORT!!! Após cruzamento de Carlinhos Bala pela direita, Washington se antecipa à zaga e, com um belo toque, consegue passar pelo goleiro Harley e ampliar o marcador.
25min - Após boa trama do sistema ofensivo goiano, Fabrício Carvalho limpa o goleiro e a bola sobra para Paulo Baier, que finaliza rasteiro. Em cima da linha, um defensor do Sport evita o primeiro gol dos mandantes.
31min - GOOOLLL DO GOIÁS!!! Atento, Felipe aproveita sobra de bola em lance aéreo e, na saída de Cléber, finaliza rasteiro para diminuir a desvantagem.
37min - GOOOLLL DO GOIÁS!!! Paulo Baier recebe passe na entrada da grande área, gira e bate com força, no ângulo esquerdo alto do goleiro Cléber, para empatar o jogo no Serra Dourada.
47min - GOOOLLL DO GOIÁS!!! Felipe confere de cabeça cruzamento da direita e vira a partida nos acréscimos do tempo regulamentar.
O ex-técnico do Goiás assumiu o time rubro-negro e, em sua estréia, a equipe já aplicou uma goleada por 4 a 1 sobre o arqui-rival Náutico. Na partida seguinte, bateu o Corinthians por 2 a 1 e tirou o time da "degola". Agora, com os mesmos 11 pontos, volta a se preocupar com o descenso - tem apenas um a mais que o Juventude, primeiro time da parte de baixo.

Já o Goiás, que foi derrotado nas duas rodadas iniciais e depois se recuperou, alcançou os 19 pontos e manteve os mesmos cinco de distância em relação ao líder Botafogo, que também venceu na rodada. Mas ganhou uma posição, já que o São Paulo, que estava à sua frente, apenas empatou com o Flamengo no Morumbi.

As duas equipes apresentaram esquemas semelhantes. Com os treinadores utilizando-se do sistema tático 3-5-2, os espaços pelo lado do campo eram grandes e propiciavam as melhores ações ofensivas.

Melhor posicionado e demonstrando mais eficiência em sua proposta, o time comandado por Geninho fez o primeiro com o volante Ticão, que retornou ao time após lesão. O jogador aproveitou rebote da defesa e, da entrada da grande área, marcou.

Na etapa final, o que se viu foi um predomínio dos visitantes, pelo menos enquanto houve fôlego. Com Fumagalli, que realizou sua última partida com a camisa do Sport depois de um ano e meio na Ilha do Retiro, já que acertou na última semana transferência para o futebol do Qatar - no meio, e Carlinhos Bala ao lado de Washington à frente, o Sport ampliou a vantagem em lance envolvendo os três.

A partir daí, Bonamigo lançou sua equipe ao ataque, com a entrada de um meio-campista e um atacante, enquanto Geninho buscou fechar seu time na defesa. Justamente o meia Felipe, que entrou no posto de um dos alas, diminuiu aos 31min. Seis minutos depois, quem brilhou foi Baier, que acertou belíssimo chute da entrada da área e empatou o jogo. Nos acréscimos, de novo Felipe foi à rede para decretar a virada.

Ambas as equipes retornam a campo no próximo sábado para a seqüência da competição nacional. Em casa, o Sport recebe às 16h o Atlético-MG, que foi derrotado neste fim de semana. Enquanto isso, o Goiás terá pela frente, um pouco mais tarde, o outro grande clube mineiro - às 20h encara o Cruzeiro, que foi goleado pelo Santos na Vila Belmiro (4 a 1).

GOIÁS
Harlei, Leonardo, André Leone, Ernando; Fábio Bahia, Cléber Gaúcho (Fábio), Élson, Paulo Baier, Vitor (Felipe); Wendell e Fabrício Carvalho
Técnico: Paulo Bonamigo

SPORT
Cléber, Gabriel, Durval, Igor; Diogo, Ticão, Bilica, Fumagalli, Bruno; Weldon (Washington)(Du Lopes) e Carlinhos Bala
Técnico: Geninho

Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e José Otávio Dias Bitencourt (ambos do RS)
Cartões amarelos: Carlinhos Bala (S), Cléber (S) e André Leone (G)
Gols: Ticão, aos 28min do primeiro tempo; Washington, aos 16min, Felipe, aos 31min, Paulo Baier, aos 37min e Felipe, aos 47min do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host