! Brasil perde e torce por resultados para seguir no Mundial Sub-20 - 06/07/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/07/2007 - 22h36

Brasil perde e torce por resultados para seguir no Mundial Sub-20

Da Redação
Em São Paulo
Ainda sem apresentar seu melhor futebol no Mundial Sub-20, o Brasil perdeu para os Estados Unidos por 2 a 1 na noite desta sexta-feira e agora depende de da conclusão dos jogos dos grupos restantes para avançar às oitavas-de-final da competição.

IMAGENS DA PARTIDA
AFP
Autor dos dois gols norte-americanos, o atacante Altidore vê Amaral tentar bicicleta
Crédito
Marcado por dois americanos, Leandro Lima tenta jogada na derrota brasileira
PÁGINA DO MUNDIAL SUB-20
Com a vitória, os norte-americanos se classificaram com a melhor campanha do Grupo D. A Polônia, que empatou em 1 a 1 com a Coréia do Sul, garantiu a vice-liderança da chave e enfrenta a hexacampeã Argentina nas oitavas-de-final.

Para o Brasil, que encerrou a participação na primeira fase da competição, resta apenas torcer contra Congo, Zâmbia e Costa Rica para garantir a classificação. Nunca a seleção foi eliminada na primeira fase do Mundial Sub-20.

O jogo

O Brasil entrou no Frank Clair Stadium, em Ottawa, já sabendo que poderia enfrentar a hexacampeã Argentina nas oitavas-de-final da competição. Somente a vitória poderia colocar a seleção na liderança da chave, condição que evitaria o confronto com os rivais sul-americanos.

Dispostos a manter a ponta da tabela, os norte-americanos iniciaram melhor a partida. Aos 10min, Rogers arriscou de fora da área para boa defesa do goleiro Cássio, que desviou a bola para escanteio.

Os brasileiros tentaram o primeiro chute aos 21min, após tabela entre Marcelo e Renato Augusto, que terminou com a finalização no meio do gol, defendida pelo goleiro norte-americano.

No minuto seguinte, os EUA responderam com boa jogada pela esquerda, interceptada pelo goleiro Cássio. Mesmo com maior volume de jogo - 55% de posse de bola -,os brasileiros não conseguiam organizar jogadas de perigo e davam espaço para os americanos criarem lances de ataque.

Aos 25min, Renato Augusto perdeu bola no campo brasileiro e o atacante Altidore chutou na entrada da área para abrir o placar. Desordenado, o Brasil tentou pressionar no fim do primeiro tempo, sem sucesso.

Os comandados de Nelson Rodrigues tentaram sufocar o adversário no início do segundo tempo, mas a melhor oportunidade veio novamente dos pés de Altidore, que quase ampliou ao tocar na saída de Cássio.

Estrela da seleção, Alexandre Pato desperdiçou a chance mais clara de gol, quando tentou encobrir o goleiro Seitz após belo passe de Leandro Lima. A insistência foi recompensada aos 19min. Depois de bela jogada de Renato Augusto, Leandro Lima aproveitou o rebote do goleiro para empatar.

Mesmo depois de crescer após o gol, o Brasil não conseguiu virar o jogo e viu Altidore colocar os EUA novamente na frente aos 37 do segundo tempo, após jogada individual da promessa Freddy Adu, que passou pelo marcador e cruzou para o atacante apenas empurrar para a rede do gol brasileiro.

O Brasil ainda desperdiçoua algumas chances de empatar e garantir a classificação nesta sexta. "Estou muito emocionado. É uma vitória histórica para o futebol do meu país. Quero dar os parabéns ao Freddy pela participação nos dois gols", disse o algoz brasileiro, Altidore.

Hospedagem: UOL Host