! Na inauguração do Engenhão, Bota vence Flu e dispara na ponta - 30/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/06/2007 - 20h05

Na inauguração do Engenhão, Bota vence Flu e dispara na ponta

Da Redação
No Rio de Janeiro
No clássico que marcou a inauguração do Estádio Olímpico João Havelange - apelidado de Engenhão -, o Botafogo venceu o Fluminense de virada por 2 a 1, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe alvinegra disparou na liderança isolada da competição e freou a ascensão do rival, que estava invicto havia oito partidas - entre Copa do Brasil e Série A - e se distanciou um pouco do grupo dos quatro primeiros colocados.

PRINCIPAIS LANCES
Reuters
Alex Dias festeja o 1º gol do Engenhão...
Rafael Andrade/FI
... mas torcida do Bota celebra após virada
PRIMEIRO TEMPO
15min - Alex Dias aproveita a sobra dentro da área do Botafogo, pela esquerda, e chuta de virada, mas a bola sai por cima do travessão.
27min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Alex Dias recebe na área, dribla o goleiro Júlio César e, mesmo sem ângulo, coloca a bola dentro do gol para inaugurar o placar do Engenhão.
SEGUNDO TEMPO
6min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! André Lima é derrubado dentro da área por Roger e o árbitro marca pênalti. Na cobrança, Dodô chuta rasteiro, no canto direito de Fernando Henrique, que cai para o lado certo, mas não alcança a bola.
15min - Carlos Alberto chuta forte de fora da área e a bola sai rente ao travessão de Júlio César.
17min - Joilson chuta forte da meia direita e a bola sai muito perto da trave direita de Fernando Henrique.
29min - Carlos Alberto arranca pelo meio e toca na direita para Alex Dias, que invade a área livre, mas chuta em cima de Júlio César.
32min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Alex cruza da direita e Dodô, livre, cabeceia para o chão, sem chance para o goleiro do Fluminense, Fernando Henrique.
47min - Somália recebe livre na área, pela direita, mata no peito e chuta forte, mas Júlio César espalma e salva o Botafogo com grande defesa.
CRITICADO, ALEX DIAS SE REDIME
PARA RENATO, FLU FOI MELHOR
TÉCNICO MINIMIZA DERROTA DO FLU
MAIS NOTÍCIAS DO FLUMINENSE
BOTAFOGO DESCARTA VINGANÇA
GOLEIRO VIBRA COM DISPARADA
CUCA MEXE E LEVA TIME À VITÓRIA
MAIS NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO
FOTOS DA RODADA DESTE SÁBADO
ASSISTA AOS GOLS DO CLÁSSICO
Após um início de jogo equilibrado, o atacante Alex Dias escreveu seu nome na história ao marcar o primeiro gol do Engenhão, aos 27 minutos de jogo, abrindo o placar para o Fluminense.

"Foi um gol importante. Fico feliz por ter marcado. Valeu para calar as criticas em cima de mim durante a semana", comentou o jogador, que foi criticado pelo gol que perdeu no último jogo do Fluminense - contra o América-RN -, após driblar o goleiro, mas neste sábado marcou depois de passar pelo camisa 1 adversário e ganhou a Taça Valdir Pereira - em homenagem ao ex-jogador da seleção brasileira Didi, autor do primeiro gol do Maracanã, no ano de 1950.

Porém, no segundo tempo o time alvinegro empatou logo aos 6min, com o atacante Dodô cobrando pênalti. Aos 30min, o Fluminense perdeu Cícero, expulso logo após entrar no jogo. Com um homem a mais, o Botafogo ampliou dois minutos mais tarde, novamente com Dodô, dessa vez de cabeça.

"Muito se comentou durante a semana sobre quem iria fazer o primeiro gol do Engenhão, mas eu sempre falei que o importante era o Botafogo vencer. E foi melhor ainda por ter marcado dois em um clássico. Bom demais", vibrou Dodô.

Aos 38min, Joilson foi expulso e também deixou o time alvinegro com dez jogadores em campo. Entretanto, o Fluminense não conseguiu reagir para buscar o empate.

Com a vitória, o Botafogo foi a 20 pontos e ampliou de três para cinco pontos a sua vantagem para o segundo colocado, que agora é o Goiás. O time ainda ganhou a Taça João Havelange, em homenagem ao vencedor do primeiro jogo no Engenhão. Já o Fluminense ficou com 12 e caiu da quinta para a sexta posição.

O time das Laranjeiras não perdia uma partida havia mais de um mês. A última derrota tinha acontecido no dia 20 de maio, quando, jogando com o time B, perdeu para o Grêmio, em Porto Alegre.

Por sua vez, o Botafogo confirmou a sua excelente fase. Tanto que o time - agora o único invicto neste Campeonato Brasileiro - venceu sua terceira partida seguida e não perde há mais de um mês - agora oito jogos. A última derrota aconteceu no dia 16 de maio, para o Figueirense, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Rivais agora disputam o Engenhão
Após inaugurarem o estádio João Havelange, Fluminense e Botafogo agora disputam o Engenhão. Os dois clubes já confirmaram que participarão do processo de licitação do palco, cujo vencedor administrará o local pelos próximos 20 anos. O Flamengo também entrará na disputa.

Principal construção para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o estádio, com capacidade para 45 mil espectadores - que recebeu cerca de 43 mil pessoas neste sábado -, custou quase R$ 400 milhões e é considerado um dos mais modernos do país.

Botafogo e Fluminense voltarão a campo na próxima terça-feira para a disputa da nona rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time alvinegro irá a Goiânia para enfrentar o vice-líder Goiás, o tricolor receberá o Paraná em Volta Redonda.

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Carlinhos, Thiago Silva, Roger e Junior Cesar; Romeu, Arouca (Cícero), Maurício e Carlos Alberto; Alex Dias (Rodrigo Tiuí) e Adriano Magrão (Somália)
Técnico: Renato Gaúcho

BOTAFOGO
Júlio César; Alex, Juninho e Luciano Almeida (Renato Silva); Joilson, Leandro Guerreiro, Túlio (Diguinho), Lucio Flavio, Ricardinho (André Lima) e Zé Roberto; Dodô
Técnico: Cuca

Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)
Renda: R$ 600.000,00
Público: 40.000 pagantes (43.810 presentes)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistentes: Gilson Coutinho e José Pontarolo (ambos do PR)
Cartões amarelos: Luciano Almeida (B), Carlos Alberto (F), Carlinhos (F), Arouca (F), Lucio Flavio (B) e Renato Silva (B)
Cartões vermelhos: Cícero (F) e Joilson (B)
Gols: Alex Dias, aos 27min do primeiro tempo; Dodô, de pênalti, aos 6min e aos 32min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host