! Brasil sub-20 perde na estréia do Mundial diante da Polônia - 30/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/06/2007 - 17h12

Brasil sub-20 perde na estréia do Mundial diante da Polônia

Da Redação
Em São Paulo
Mesmo jogando desde os 27min do primeiro tempo com um jogador a mais, a seleção sub-20 do Brasil perdeu para os poloneses por 1 a 0 em sua estréia no Mundial, realizado no gramado artificial do estádio Olímpico de Montreal (Canadá). A equipe nacional não tinha uma derrota na primeira rodada dessa competição bienal desde 1999, quando caiu diante da Espanha.

O LANCE DO GOL
Reuters
Cássio se posiciona atrás da barreira e se atrasa para defender chute de Krychowiak
Típica do futebol júnior, a afobação foi a principal característica do selecionado brasileiro. A zaga falhava na saída de bola, propiciando lances perigosos dos europeus. O meio-de-campo não conseguia organizar o jogo. E o ataque, de Jô e Alexandre Pato, não se entendia.

Boa parte disso também foi resultado da forte marcação dos rivais, que, por vezes, excedendo das faltas, recebendo três cartões amarelos e um vermelho só no primeiro tempo.

O Brasil até que começou mais incisivo, com quatro finalizações até os 20min de partida, contra uma única da Polônia. A melhor delas foi executada por Jô, aos 8min. Ele entrou na área, protegeu a bola e emendou para o gol para a defesa de Bialkowski.

Os poloneses marcaram seu gol em cobrança de falta longe da área, com tiro de Krychowiak -mas também se pode creditar o tento ao goleiro brasileiro, Cássio, que pulou atrasado. Krychowiak, 17, é jogador do Bordeaux, da França. "A barreira não pulou, e o jogador polonês chutou muito bem. Não consegui fazer nada", se eximiu Cássio.

O Brasil quase empatou quatro minutos depois, quando Pato aproveitou lançando e chutou no canto para a defesa do goleiro adversário. A partir daí, o Brasil abusou dos passes errados e dos chutões. Quando chegava no ataque, não conseguia entrar na área dos poloneses, que tinham no contra-ataque em velocidade a melhor arma.

A FORTE MARCAÇÃO
AFP
Leandro Lima vira sanduíche no meio de dois marcadores: uma constante no jogo
PÁGINA ESPECIAL DO TORNEIO
ÁLBUM DE FOTOS
A seleção nacional não conseguiu nem tirar vantagem de contar com um homem a mais no gramado, afinal, aos 27min Krol foi expulso após entrada em Pato. Krol, jogador do Real Madrid, saiu de campo chorando, mas não era para tanto, afinal, sua equipe soube manter o padrão de jogo. O primeiro tempo terminou com a Polônia com o triplo de faltas (16 contra 5 dos brasileiros).

O cenário se repetiu no segundo tempo, acrescetando a isso a "cera" que os poloneses passaram a adotar para garantir a vitória. Por seu lado, os brasileiros ficaram ainda mais nervosos com o resultado adverso e se precipitavam a todo momento.

Tetracampeão do torneio sub-20 (1983, 1985, 1993 e 2003), o Brasil tenta sua campanha de reabilitação a partir de terça, quando enfrenta a Coréia do Sul -os EUA são o outro adversário do grupo D.

"Nosso grupo é dos mais difíceis, mas ainda temos chance de classificar. Jogamos bem e tivemos oportunidades de marcar, mas os poloneses marcaram forte, com até oito jogadores na área", analisou o técnico do Brasil, Nelson Rodrigues.

BRASIL
0
Cássio; Eduardo Ratinho, Luizão, David Marinho e Carlão (Marcelo); Roberto (Luiz Adriano), Ji-Paraná (Carlos Eduardo), Renato Augusto, Leandro Lima; Jô e Alexandre Pato
Técnico: Nelson Rodrigues

POLÔNIA
1
Bialkowski; Starosta, Stugarek, Fojut e Krychowiak (Feter); Marciniak, Cywka (Sacha) e Danch; Krol, Malecki e Janczyk (Janoszka)
Técnico: Michail Globisz

Juiz: Webb Howard (Inglaterra)
Local: estádio Olímpico de Montreal (Canadá)
Cartões amarelos: Stugarek, Danch, Malecki, Leandro Lima, Jô e Carlos Eduardo
Cartão vermelho: Krol
Gol: Krychowiak, aos 21min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host