! Sport goleia por 4 a 1 e 'afunda' Náutico no Brasileiro - 28/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

28/06/2007 - 22h27

Sport goleia por 4 a 1 e 'afunda' Náutico no Brasileiro

Da Redação
Em São Paulo
Em um clássico de duas equipes querendo deixar as últimas posições do Campeonato Brasileiro, o Sport levou a melhor e, com dois a mais em campo, goleou o Náutico por 4 a 1, na Ilha do Retiro, na noite desta quinta-feira, pela oitava rodada da competição. O resultado tira o time rubro-negro da zona de rebaixamento e agrava a crise no rival.

PRINCIPAIS LANCES
Photocamera
Sport leva a melhor no clássico e goleia
PRIMEIRO TEMPO
2min - Baiano falha e Carlinhos Bala toca na saída de Fabiano, mas o assistente anula o gol rubro-negro alegando impedimento.
4min - GOOOOLLLL DO SPORT!!!!!!! Após cruzamento de Bruno em cobrança de falta, o zagueiro Durval acerta a cabeçada e abre o marcador na Ilha do Retiro.
11min - GOOOLLL DO SPORT!!!!!!!!!! Bruno dá mais uma boa assistência, desta vez para Carlinhos Bala, que apenas escora para o gol e amplia o marcador na Ilha.
20min - O árbitro Wilson Souza de Mendonça, alertado pelo assistente, expulsa o meia uruguaio Acosta, que agrediu o zagueiro Gabriel com um soco. O armador não se conformou e foi reclamar com o bandeira.
SEGUNDO TEMPO
5min - GOOOOLLLL DO SPORT!!!! Fumagalli faz boa jogada pela direita e cruza para Carlinhos Bala fazer o seu segundo na partida e o terceiro do time rubro-negro.
7min - Mais um do Náutico é expulso: o lateral Baiano, que se desentendeu com adversário.
14min - GOOOOLLLL DO SPORT!!!! Washington, de cabeça, marca o seu diante de um Náutico desestruturado e vaiado por sua torcida.
31min - GOOOLLL DO NÁUTICO!!!!!! Hamilton, em bela cobrança de falta, faz o gol de honra da equipe alvirrubra.
MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
MAIS NOTÍCIAS DO NÁUTICO
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Com o placar, a equipe rubro-negra chega aos oito pontos e assume a 13ª colocação do certame. Já o time alvirrubro permanece com apenas cinco pontos e na penúltima colocação, mas ainda pode cair para a lanterna caso o América-RN vença ou empate com o Goiás no complemento da rodada, no sábado.

Esta foi a primeira vitória de Geninho no comando do clube da Ilha do Retiro. O treinador estreou no último sábado com derrota por 1 a 0 para o Paraná em Curitiba. O Sport volta a triunfar no Nacional após seis rodadas - havia derrotado apenas o Santos em sua estréia. Do outro lado, Paulo César Gusmão, que já vinha sendo bastante criticado em Recife, piora sua situação no Náutico, mas a diretoria garante que ele continua no cargo.

Além de figurar nas últimas colocações, o time dos Aflitos "ostenta", depois, da goleada o posto de pior defesa dentre os 20 times que disputam o campeonato. Já foi vazado 19 vezes na competição. Contra o Sport, o sistema de marcação da equipe alvirrubra mostrou-se desorganizado e deu muitos espaços ao rival.

Em seu estádio, a equipe rubro-negra teve um início arrasador na partida e marcou logo aos 2min com Carlinhos Bala, mas o assistente anulou alegando impedimento do atacante. Apenas dois minutos depois, porém, o gol valeu. Após cruzamento de Bruno em cobrança de falta, o defensor Durval cabeceou para abrir o marcador.

O ala esquerdo Bruno, com mais liberdade no esquema de Geninho, apareceu bem mais uma vez aos 11min. O jogador acertou belíssimo cruzamento a Carlinhos Bala que, livre, apenas tocou para a rede, ampliando o placar. A situação do Náutico, apático e desorganizado no jogo, piorou com a expulsão do meia uruguaio Acosta aos 20min da etapa inicial.

Na etapa complementar, pouca coisa mudou. Logo no início, aos 5min, Fumagalli fez bela jogada pela direita e cruzou para Carlinhos Bala, sozinho na área, apenas completar e fazer o terceiro. Logo em seguida, Baiano se desentendeu com um adversário e levou o cartão vermelho, deixando o Náutico com dois a menos e iniciando uma confusão em campo.

PC GUSMÃO GARANTIDO
Depois do jogo, a diretoria do Náutico garantiu a permanência do técnico Paulo César Gusmão, apesar o mau momento da equipe no Campeonato Brasileiro, e o comandante alvirrubro também disse que vai continuar no cargo.

"A comissão técnica, pela nossa avaliação, é a menos culpada por tudo isso. Ele só vai sair se quiser. Nós vamos cobrar uma atitude dos atletas, porque hoje [quinta] eles não entraram em campo. Só vai seguir no time quem ficar trabalhando", disse Maurício Cardoso, vice-presidente do clube.
Com isso, o Sport não demorou a fazer mais um. Foi a vez de o centroavante Washington, com uma cabeçada certeira fazer o seu, aos 14min. Os visitantes ainda descontaram aos 31min em uma bela cobrança de falta de Hamilton.

"Temos que ter força agora, independentemente do placar do jogo de hoje [quinta-feira]. Nos complicamos por ter levado dois gols logo no início, infelizmente", disse o autor do gol alvirrubro.

"Fiquei satisfeito com o desempenho do time aqui na Ilha do Retiro. A equipe mostrou uma evolução em relação à partida contra o Paraná e, sem dúvida, fazer um placar desse em um clássico é ótimo", afirmou Geninho.

O jogo marcou o reencontro dos dois times na Série A de um Campeonato Brasileiro depois de quase 15 anos. A última vez em que as duas equipes haviam se enfrentado na competição fora em 1992. Nos dois anos seguintes, os clubes disputaram a primeira divisão, mas não chegaram a se encarar.

O Náutico volta a campo na próxima terça-feira, às 20h30, para enfrentar o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba. Um dia depois, às 16h, o Sport recebe o Corinthians, jogando novamente na Ilha do Retiro, em Recife.

SPORT
Cléber, Gabriel, Igor e Durval; Diogo (Dutra), Bia (Ticão), Everton, Fumagalli e Bruno; Carlinhos Bala e Washington (Victor Hugo)
Técnico: Geninho

NÁUTICO
Fabiano, Baiano, Alysson, Cris e Hamilton; Daniel Paulista, Elicarlos, Marcel (Marcelinho) e Acosta; Kuki (Sidny) e Felipe (Daniel Sobralense)
Técnico: PC Gusmão

Data: 27/06/2007 (quinta-feira)
Local: estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira e Jossemar José Diniz Moutinho (ambos de PE)
Cartões amarelos: Cris (N) e Sidny (N)
Cartão vermelho: Acosta (N) e Baiano (N)
Gols: Durval, aos 4min, Carlinhos Bala, aos 11min do primeiro tempo; Carlinhos Bala, aos 5min, Washington, aos 14min e Hamilton, aos 31min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host