! Despreparado, Brasil perde do México e aumenta desconfiança - 27/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/06/2007 - 23h47

Despreparado, Brasil perde do México e aumenta desconfiança

Bruno Freitas e Leandro Canônico
Enviados especiais do UOL
Em Puerto Ordaz (Venezuela)
A desconfiança era grande, mas aumentou ainda mais depois da estréia do Brasil na Copa América da Venezuela. Na noite desta quarta-feira, em Puerto Ordaz, os comandados do técnico Dunga perderam por 2 a 0 do México e amargam a lanterna do Grupo B (o Chile venceu o Equador por 3 a 2). A chance de se recuperar e evitar um fracasso histórico na competição acontece domingo, contra o Chile, em Maturín.

PRINCIPAIS LANCES
AFP
Castillo comemora ao abrir o placar
AFP
Doni fica estático no segundo do México
Reuters
Robinho lamenta ao perder chance de gol
Reuters
Gilberto Silva pára na marcação mexicana
Reuters
Irritado, Dunga deixa o campo após tropeço
PRIMEIRO TEMPO
6min - Robinho faz grande jogada pela direita, a defesa rebate e, depois de um chute de Elano, a bola sobra para Diego, que bate para o gol e marca. O bandeira, erradamente, assinala impedimento.
10min - Após cobrança de escanteio de Diego, Alex sobe e cabeceia para o gol. A bola bate no chão e sai à direita rente à trave de Ochoa.
23min - GOOOOOOOLLLLLLLL DO MÉXICO!!! Castillo recebe na área, dá um lençol em Maicon e chuta na saída de Doni, abrindo o placar.
29min - GOOOOOLLLLLLL DO MÉXICO!!! Morales cobra falta no canto esquerdo de Doni, que ficou parado, para ampliar.
SEGUNDO TEMPO
10min Em cruzamento da direita, Arce cabeceia à queima-roupa, para milagre de Doni, mas o árbitro anota impedimento no lance.
17min - Robinho faz jogada pela esquerda e lança Anderson. O meia cruza na medida para Afonso, que dá um belo chute de primeira de perna direita. Ochoa faz grande defesa.
27min - Robinho entra na área, pedala e chuta. A bola toca na mão do goleiro Ochoa e bate no travessão.
29min - Depois de cobrança de escanteio, Alex cabeceia com força no canto esquerdo, e Fausto Pinto salva em cima da linha.
48min - Castillo parte sozinho, entra na área, dribla o goleiro e fica sozinho com o gol escancarado. O atacante mexicano faz o improvável e chuta para fora.
PÁGINA DA SELEÇÃO BRASILEIRA
CHILE VIRA E BATE O EQUADOR
FOTOS DA DERROTA BRASILEIRA
FOTOS DE CHILE 3 X 2 EQUADOR
ATAQUE NÃO SE SALVA
EXPERIÊNCIA POR VOLTA POR CIMA
TITULARIDADE DE DONI SURPREENDE
DUNGA DESVIA ATENÇÃO PARA 'APITO'
DIEGO NÃO TEME A RESERVA
MEXICANOS DESTACAM COMPETÊNCIA
BRASIL VAI ALÉM DA 1ª FASE?
COMENTE A ESTRÉIA DO BRASIL
Enfileirada para entrar no gramado do estádio Polideportivo Cachamay, a seleção brasileira já surpreendeu com a escalação do goleiro Doni como titular no lugar de Helton. Voltou a surpreender nos primeiros dez minutos de partida, quando apresentou toque de bola envolvente, jogadas de efeito, principalmente de Robinho, e teve um belo gol de Diego anulado pela arbitragem.

Mas logo voltou à normalidade e foi apática, apenas confirmando a desconfiança que cerca o time do técnico Dunga. A última boa chance do Brasil antes de sofrer os gols do México, aliás, saiu dos pés do único jogador que se mostrou bem na etapa inicial: Robinho. Aos 21min, o atacante deu bicicleta e mandou por cima do gol de Ochoa.

Dois minutos depois desse lance, a elogiada defesa brasileira ruiu frente ao ataque mexicano. Castillo entrou livre na grande área, deu um belo chapéu em Maicon e tocou para o fundo do gol. Vágner Love ainda teve uma oportunidade de empatar no minuto seguinte, mas pegou mal na bola e mandou longe do gol.

A partir daí, os comandados do técnico Dunga se perderam em campo e não mostraram preparo psicológico para assimilar o gol sofrido. Diego, por exemplo, errou passes em demasia. Tanto que o segundo gol saiu de uma bobeira do meia. Aos 29min, depois de perder a bola, fez falta boba. Morales bateu bem e marcou.

"O time está errando muitos passes, tem se aproximar mais um do outro", analisou o atacante Robinho no intervalo da partida. "Tomamos o gol e paramos de jogar", emendou Elano, que teve atuação apagada na primeira etapa e foi substituído no intervalo por Afonso, assim como Diego foi por Anderson.

Vaias e gritos de olé da torcida mexicana não mexeram com os brios do time verde-amarelo durante a etapa inicial. E o técnico Dunga, diferentemente do técnico adversário, Hugo Sánchez, saiu para área técnica pela primeira vez para falar com o time apenas aos 45min do primeiro tempo. Sánchez ficou todo o tempo orientando.

Mais participativo na segunda parte do jogo, o treinador da seleção brasileira viu o meia Anderson dar mais qualidade ao toque de bola do time. Mas só aos 13min, o viu fazer uma jogada que poderia resultar em gol. O jovem jogador, contratado recentemente pelo Manchester United, tocou para Robinho. Mas Ochoa defendeu o chute da principal estrela dessa seleção na Copa América.

Pouco tempo depois, Dunga quase viu outra alteração sua dar certo. Após boa jogada de Robinho pela esquerda e cruzamento de Anderson para a entrada da grande área, o atacante Afonso chutou forte de primeira. O goleiro mexicano Ochoa mais uma vez evitou o grito de gol da torcida brasileira.

A apresentação do Brasil no segundo tempo contra o México, embora não tenha surtido efeito algum, pelo menos dará trabalho e dúvidas ao comandante da seleção, porque a equipe mudou de postura e foi mais agressiva, superando qualquer outra apresentação dos titulares durante a preparação para a competição.

Anderson se entrosou mais com Robinho, que acertou bola na trave aos 27min, e o ataque teve mais mobilidade com um homem referência como Afonso na grande área. Até mesmo Maicon, que no primeiro tempo foi mal, melhorou na etapa final e conseguiu chegar um pouco mais à linha de fundo.

Mas o fato é que a melhora de rendimento depois do intervalo não vai amenizar a pressão sobre a seleção brasileira e, principalmente, sobre o técnico Dunga. Muito menos diminuir a desconfiança que toma conta do brasileiro desde o fracasso na Copa do Mundo do ano passado, na Alemanha - queda nas quartas-de-final.

BRASIL
Helton; Maicon (Daniel Alves), Alex, Juan e Gilberto; Mineiro, Gilberto Silva, Elano (Afonso) e Diego (Anderson); Robinho e Vágner Love
Técnico: Dunga

MÉXICO
Ochoa; Castro, Magallon, Rafael Márquez e Pinto; Arce, Correa, Torrado e Morales (Lozano); Cacho (Omar Bravo) e Castillo
Técnico: Hugo Sánchez

Local: estádio Polideportivo Cachamay, em Puerto Ordaz (Venezuela)
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Auxiliares: Rodolfo Otero (Argentina) e Juan Carlos Arroyo (Bolívia)
Cartões amarelos: Castillo (MEX), Alex (BRA), Afonso (BRA), Daniel Alves (BRA)
Gols: Castillo, aos 23min, e Morales, aos 29min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host