! Tímido, Afonso luta por rápida adaptação no grupo da seleção - 14/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

14/06/2007 - 18h09

Tímido, Afonso luta por rápida adaptação no grupo da seleção

Bruno Freitas
Enviado especial do UOL
Em Teresópolis (Rio de Janeiro)
Talvez o mais surpreendente nome na lista do técnico Dunga para a disputa da Copa América tenha sido Afonso. O atacante do quase desconhecido Heerenveen, da Holanda, integra o grupo brasileiro com apenas uma convocação anterior. Na fase inicial de treinos, o atleta de 26 anos tem como principal desafio se adaptar ao ambiente de seleção.

Reuters
Novato na seleção, Afonso busca adaptação
LEIA MAIS SOBRE A SELEÇÃO
Nos primeiros dias de trabalho da seleção na concentração da Granja Comary, em Teresópolis, Afonso tem demonstrado introspecção em meio ao elenco e timidez no contato com a imprensa. Mesmo assim, o atacante assegura não estar assustado com a recente ascensão meteórica em sua carreira.

"Estou tranqüilo. Não sou tímido, é meu jeito mais tranqüilo só", afirma Afonso. "Só não estou muito acostumado a falar. Lá na Holanda a imprensa aparece só nos dias antes dos jogos", explica.

Na seleção, Afonso entra na briga por uma vaga no ataque e tem como concorrentes Fred e Vagner Love, sem contar Robinho, que ainda não se apresentou à comissão técnica do Brasil. Mesmo com menos reputação que os companheiros de posição, o goleador do Heerenveen acredita que pode estar entre os escolhidos.

"Vou trabalhar por uma chance. Se tiver uns uma seqüência, posso ficar no time", aposta.

Afonso teve a primeira experiência na seleção na convocação anterior, para dois amistosos na Europa. O atacante entrou no decorrer do empate com a Inglaterra, em Wembley, e saiu como titular diante da Turquia, na Alemanha. Foram poucos minutos em campo, mas o suficiente para convencer Dunga.

Depois de passar algumas temporadas no futebol sueco, Afonso conseguiu a projeção internacional atuando no Campeonato Holandês. Nesta temporada, foi artilheiro da competição e brigou pelo prêmio de principal artilheiro da Europa, ficando atrás apenas de Francesco Totti (Roma) e de Ruud van Nistelrooy (Real Madrid).

No futebol brasileiro, Afonso teve breve experiência no elenco profissional do Atlético-MG. Antes, nas categorias de base, chegou a se aventurar como meia e até como zagueiro.

Hospedagem: UOL Host