! Boca faz 3 a 0, e Grêmio precisa de placar inédito para ser tri - 13/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/06/2007 - 23h54

Boca faz 3 a 0, e Grêmio precisa de placar inédito para ser tri

Da Redação
Em São Paulo
Com um gol irregular e um homem a mais em campo a partir dos 12min do segundo tempo, o Boca Juniors foi dominante e saiu na frente na 11ª decisão de Copa Libertadores da América entre brasileiros e argentinos. No estádio La Bombonera, apoiado por mais de 50 mil torcedores, o algoz dos clubes nacionais nos últimos anos fez prevalecer seu mando de campo e venceu o Grêmio por 3 a 0.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
AFP
Riquelme desequilibrou para o Boca com gol e eficiência no jogo de bola parada
Reuters
Expulsão de Sandro Goiano no 2º tempo ajudou o Boca Jrs. a marcar mais dois gols
PRIMEIRO TEMPO
12min - Tcheco cobra escanteio da direita, e Teco desvia de cabeça. Caranta faz a defesa na seqüência.
18min - GOOOLLL DO BOCA JUNIORS!!! Riquelme cobra falta da meia-direita em direção à área. Em posição ilegal, Palermo chuta para o meio e Palácio completa para o fundo da rede.
45min - Riquelme recebe passe na entrada da área do time brasileiro e arrisca chute colocado no canto direito. A bola passa perto, mas sai pela linha de fundo.
SEGUNDO TEMPO
4min - Carlos Eduardo recebe passe de Lúcio na lateral esquerda e cruza para a área. Tuta tenta completar para o gol, mas a defesa do Boca afasta a bola
6min - Após boa troca de passes do Boca dentro da área gremista, Palácio chuta rasteiro, livre da marcação. Porém, Teco salva o time brasileiro tirando a bola quase em cima da linha.
7min - Riquelme cobra falta da meia-esquerda em direção à área. A bola sobra para Palácio, que completa de carrinho para fora
28min - GOOOLLL DO BOCA JUNIORS!!! Em jogada ensaida, Riquelme bate falta da entrada da área no canto direito de Saja e marca o segundo para a equipe argentina.
44min - GOOOLLL DO BOCA JUNIORS!!! Após chute de fora da área de Riquelme, Saja rebate para o lado, e Palermo desvia de cabeça após cruzamento da esquerda. No rebote, a bola bate em Patrício e entra no fundo da rede.
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
JUCA: GRÊMIO E O IMPOSSÍVEL
MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO
Com este resultado, o Grêmio precisa de uma vitória por três gols de diferença no jogo de volta, no estádio Olímpico, para levar a partida para a prorrogação, ou fazer quatro para levantar o troféu.

Entretanto, o time do técnico Mano Menezes ainda não venceu nenhuma partida por 3 a 0 ou por quatro gols de vantagem na atual edição do certame continental.

Na fase de mata-mata, o clube gaúcho virou em seu estádio dois resultados desfavoráveis: ganhou do São Paulo por 2 a 0 nas oitavas-de-final e eliminou o Defensor, do Uruguai, nos pênaltis, após outra vitória por 2 a 0. Já o Boca perdeu quatro jogos fora de casa - apenas um deles por 3 a 0 -, empatou dois e ganhou um.

Os dois primeiros gols do Boca foram marcados em jogadas de bola parada. O primeiro, aos 18min da etapa inicial, contou com a ajuda da arbitragem uruguaia. Em uma cobrança de falta da direita, Riquelme cruzou na segunda trave, a defesa do Grêmio parou e o atacante Palermo, impedido, bateu de primeira para o meio da pequena área. Sozinho, Palácio completou para a rede.

Após um primeiro tempo em que os dois times pouco produziram no ataque, a etapa final teve mais lances de perigo. Depois de quase sofrer o segundo gol por duas vezes no início, o Grêmio ficou com um homem a menos quando Sandro Goiano acertou o rosto de Banega com o pé e recebeu o cartão vermelho.

Dezesseis minutos depois, em jogada ensaiada, Riquelme bateu uma falta da entrada da área no canto direito de Saja e marcou o segundo para a equipe argentina para delírio do ex-craque Maradona e do ex-corintiano Tevez, além do cineasta Francis Ford Coppola, que estavam no estádio.

Aos 44min, Riquelme mais uma vez fez a diferença. O meio-campista driblou dois marcadores e chutou de fora da área. Saja rebateu, a bola foi cruzada na área, Palermo desviou de cabeça e, no rebote, a bola bateu em Patrício e entrou.

Cabe à equipe gaúcha, no dia 20 de junho, provar mais uma vez a sua 'imortalidade' e reverter a vantagem do rival argentino em Porto Alegre para ser tricampeão e tornar-se, ao lado do São Paulo, o clube brasileiro com mais títulos da Libertadores.

BOCA JUNIORS
Caranta; Ibarra, Díaz, Morel Rodríguez e Clemente Rodríguez; Ledesma, Banega (Battaglia), Cardozo (Dátolo) e Riquelme; Palacio e Palermo
Técnico: Miguel Russo

GRÊMIO
Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Gavilán, Sandro Goiano, Tcheco (Douglas) e Diego Souza; Carlos Eduardo e Tuta (Lucas)
Técnico: Mano Menezes

Data: 13/6/2007 (quarta-feira)
Local: Estádio La Bombonera, em Buenos Aires
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Walter Rial e Edgardo Acosta (URU)
Gols: Palácio (B), aos 18min do 1º tempo, Riquelme, aos 28min, e Ledesma, aos 44min, do 2º tempo.
Cartão vermelho: Sandro Goiano (G)

Hospedagem: UOL Host