! Vasco goleia reservas do Grêmio e lidera Brasileiro - 09/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/06/2007 - 20h51

Vasco goleia reservas do Grêmio e lidera Brasileiro

Da Redação
No Rio de Janeiro
O Vasco tomou o lugar do rival Botafogo na liderança do Campeonato Brasileiro ao golear o time praticamente reserva do Grêmio por 4 a 0, neste sábado, em São Januário. Durante a partida, que sofreu um atraso de mais de uma hora no segundo tempo por causa de um apagão elétrico, Romário ultrapassou a barreira histórica dos "mil gols", pelas suas contas, e chegou ao "gol 1.002" na carreira, sendo que o "1.001º" também foi de pênalti.

PRINCIPAIS LANCES
Vipcomm/Divulgação
Abedi, autor do quarto gol, encara a marcação do Grêmio em São Januário
PRIMEIRO TEMPO
14min - GOOOLLL DO VASCO!!! Guilherme lança para André Dias, que domina na área, é derrubado por Nunes e o árbitro marca o pênalti. Romário bate rasteiro, no canto direito do goleiro, que cai para o lado oposto.
42min - GOOOLLL DO VASCO!!! Em cobrança de falta da direita, Abedi cruza para a área. André Dias sobe livre e cabeceia para o chão, no canto direito do goleiro.
46min - GOOOLLL DO VASCO!!! Romário recebe na área, faz o giro sobre Nunes e chuta rasteiro. A bola passa entre as pernas do goleiro.
SEGUNDO TEMPO
11min - Renato recebe dentro da área e tenta o chute, mas é travado na hora certa pela defesa do Grêmio.
12min - Amoroso recebe lançamento livre na grande área, mata no peito e chuta, mas pega muito mal na bola, que sai longe do travessão. Após o lance, jogador culpa a fraca iluminação pela finalização ruim.
19min - GOOOLLL DO VASCO!!! Thiago Maciel faz grande jogada pela direita, traz para o meio e toca na esquerda para Abedi, que invade a área livre e chuta colocado na saída do goleiro.
FOTOS DA RODADA
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
ROMÁRIO ENCERRA 'POLÊMICA'
ROTH PREGA DEDICAÇÃO AO VASCO
TÉCNICO DÁ VIDA LONGA A ROMÁRIO
GRÊMIO ENCARA JEJUM FORA
MANO DESPREZA O BRASILEIRO
"É um número bem respeitado. Fico feliz e vou tentar fazer mais", comentou Romário.

Assim como ocorreu no seu "milésimo gol", contra o Sport, nesta noite, Romário converteu um pênalti na baliza à esquerda da tribuna de imprensa de São Januário. Só que, desta vez, o jogador escolheu o canto direito do goleiro.

Ainda no primeiro tempo, André Dias, de cabeça, marcou o segundo gol do Vasco. Nos acréscimos, Romário fez o terceiro, bem ao seu estilo: de dentro da área, com categoria. No segundo tempo, Abedi fechou a goleada.

"Foi muita boa a vitória, em um momento legal. Um resultado que colocou o Vasco na liderança do campeonato. Isso é bom para o grupo. Demonstra que o time tem qualidade e está determinado", elogiou Romário.

Apagão e atraso
No intervalo, uma queda de energia em São Januário atrasou o início do segundo tempo em mais de uma hora. Com pouca luz no estádio, os goleiros Silvio Luiz e Galatto foram consultados pelo árbitro Wilson Luiz Seneme e disseram que não havia condições de jogo.

Contudo, após pressão do presidente do Vasco, Eurico Miranda, que entrou no gramado, o goleiro cruzmaltino mudou de idéia. "Tinha falado que não dava porque antes tinha mais luz. Mas do jeito que está dá para jogar sim", disse Silvio Luiz. "Infelizmente, assim não dá para jogar", discordou Galatto.

O "apagão" atrasou o início do segundo tempo porque os jogadores do Grêmio não queriam atuar. "O doutor Eurico falou que a gente não quer jogar porque está tomando de três, mas não tem nada a ver. O próprio goleiro do Vasco disse que não dava", afirmou o volante Lucas, único titular do Grêmio em campo neste sábado.

Irritada, a torcida do Vasco começou a gritar "timinho". Quando o árbitro pegou a bola para apitar o início do segundo tempo, os jogadores do Grêmio o cercaram e reclamaram muito.

Mesmo assim, Seneme decidiu continuar a partida. "A decisão está errada. Ele [árbitro] sabe disso. O próprio Silvio Luiz disse que não dava, mas tomou uma pressão do presidente dele e voltou atrás", chiou o técnico do Grêmio, Mano Menezes.

Quando a bola finalmente rolou, o Vasco procurou administrar o placar que lhe interessava no início. Mas, diante da apatia do Grêmio, ampliou a vantagem.

Com a vitória por 4 a 0, o Vasco foi a 11 pontos, assim como o Botafogo, mas superou o rival carioca no saldo de gols e por isso ficou na primeira posição.

Já o Grêmio, que poupou vários titulares para a primeira partida das finais da Copa Libertadores, na próxima quarta-feira, contra o Boca Juniors-ARG, em Buenos Aires, ficou com seis pontos, na nona colocação.

Entretanto, o técnico Mano Menezes não se arrependeu de escalar os reservas. "A gente sai goleado e isso nos deixa triste, mas não tem jeito. Temos que trabalhar dessa maneira, com inteligência, porque se não dosarmos, não vamos ter força para brigar pelo título [da Libertadores], que é tudo o que a gente quer", disse.

Contudo, o foco na Copa Libertadores começa a prejudicar o desempenho do Grêmio neste Campeonato Brasileiro.

Neste sábado, o time disputou sua terceira partida seguida na Série A com vários reservas e sofreu a segunda derrota consecutiva na competição nacional. No último sábado, a equipe mista tricolor perdeu para o Botafogo por 3 a 0, no Maracanã. Mas, na rodada anterior, venceu o Sport por 1 a 0, em Porto Alegre.

Já o Vasco voltou a vencer após dois empates seguidos. No último domingo, o time cruzmaltino ficou no 1 a 1 com os reservas do Fluminense. Na rodada anterior, contra o Náutico, o placar foi de 2 a 2.

Agora, o Vasco voltará a campo na próxima quinta-feira para disputar o clássico de líderes contra o Botafogo, no Maracanã. Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio jogará no sábado, contra o Cruzeiro, em Porto Alegre.

VASCO
Silvio Luiz; Thiago Maciel, Jorge Luiz, Dudar e Guilherme; Amaral, Roberto Lopes (Júnior), Abedi (Conca) e Renato; André Dias (Martín García) e Romário
Técnico: Celso Roth

GRÊMIO
Galatto; Jucemar, Pereira, Nunes e Bruno Teles; Edmílson, Lucas (Itaqui), William Magrão (Thiego) e Ramón; Kelly (Everton) e Amoroso
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Ednilson Corona e Nilson de Souza Monção (ambos de SP)
Cartões amarelos: Edmílson (G), Renato (V) e Amaral (V)
Gols: Romário, de pênalti, aos 14mim, André Dias, aos 42min e Romário, aos 46min do primeiro tempo; Abedi, aos 19min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host