! Inter goleia o Pachuca e fica com o título da Recopa - 08/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

08/06/2007 - 00h12

Inter goleia o Pachuca e fica com o título da Recopa

Da Redação
Em Porto Alegre
O Internacional, campeão da Libertadores da América, derrotou o Pachuca, do México, campeão da Copa Sul-Americana, por 4 a 0, na noite desta quinta-feira, e ficou com o título da Recopa. A partida foi realizada no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e com a conquista o clube gaúcho comemora o que denomina de "tríplice coroa" - os títulos, em seqüência, da Libertadores, do Mundial e agora da Recopa.

IMAGENS DA FINAL DA RECOPA
AFP
Alex converte pênalti que abriu a vitória do Internacional sobre o Pachuca no Beira-Rio
AFP
Alex comemora o primeiro dos três gols colorados na partida final da Recopa 2007
Vipcomm/Divulgação
Iarley comemora no banco com Fernandão e o técnico Alexandre Gallo (à esquerda)
AFP
Jogadores do Inter levantam a 1ª taça da temporada e querem reação no Brasileiro
IMAGENS DA VITÓRIA COLORADA
O Inter havia perdido o primeiro jogo da decisão, no México, por 2 a 1, e precisava de uma vitória nessa partida de volta pela vantagem mínima, mas fez bem mais do que isso, numa noite fria e com o estádio Beira-Rio lotado com 51.023 torcedores.

O jogo começou com atraso, às 22h10, porque - para atender a televisão - foi necessário aguardar o final da partida entre Boca Juniors e Cúcuta, em Buenos Aires, pela Libertadores, que foi interrompida duas vezes devido a um nevoeiro que cobriu o estádio da Bombonera. O Boca venceu por 3 a 0 e garantiu vaga à final, que fará contra o Grêmio.

Para o treinador Alexandre Gallo, a conquista representa um alívio, pois após um mau começo no clube, mantendo o time na faixa de rebaixamento do Campeonato Brasileiro depois de quatro rodadas, esse troféu é sinônimo de renascimento.

Antes do Inter, apenas um clube brasileiro conquistara a "tríplice coroa", o São Paulo. Por isso, a comemoração foi intensa em Porto Alegre, já que o Grêmio, principal rival, já chegara aos três títulos, mas não numa mesma temporada.

O jogo

A pressão do Inter no começo da partida foi intensa. O time se impunha a partir do meio-campo, empurrava os mexicanos para as proximidades de sua grande área e levava preocupação constante ao goleiro adversário. Um chute de Pato, aos 9min, após boa tabela com Iarley, defendido por Calero, foi o momento melhor naquele começo, mantendo a torcida agitada.

Na seqüência, demonstrando maturidade e qualidade técnica, o Pachuca conseguiu empurrar um pouco os donos da casa para longe das proximidades de sua meta, mas num levantamento de longa distância para Iarley, esse invadiu a área e sofreu pênalti. Alex bateu no canto direito, aos 29min, e fez 1 a 0.

O Inter seguiu melhor e quase ao final da etapa, aos 44. Alexandre Pato perdeu, num mesmo lance, duas vezes a oportunidade de ampliar. Além de acabar em desvantagem, o Pachuca ainda teve o seu técnico, Enrique Meza, expulso por reclamação.

"Estamos ganhando na garra e só assim vamos ser campeões, pois o time deles tem qualidade", disse Iarley no intervalo, ele que sofrera o pênalti que resultou no gol e era um dos melhores atletas do time.

O Inter manteve a mesma disposição e, aos 4min, após rebote em chute de Pato, o meia Pinga mandou a bola no canto direito de Calero e fez o 2 a 0, o que foi o seu primeiro gol na temporada.

O Pachuca, sem outra alternativa, jogou-se à frente, mesmo que isso representasse proporcionar espaços para o contra-ataque colorado. E num deles, aos 18min, Pato ficou no "mano a mano" com o zagueiro inimigo, se livrou dele e mandou o chute rasteiro, forte, que Calero não conseguiu defender, fazendo o 3 a 0.

A partir de então o jogo ficou tenso, pois os jogadores do Pachuca se mostraram nervosos, sem ver caminhos para a reação, e aos 31 Mosquera acabou fazendo, contra, o quarto gol do Inter. A bola foi cruzada por Pinga, da direita, e o zagueiro ao tentar salvar mandou para o canto direito de sua própria meta.

Aos 36 Fausto, do Pachuca, foi expulso, e o Inter conseguiu administrar com tranqüilidade sua grande vantagem, assegurando o troféu da Recopa.

Inter
Clemer; Ceará, Índio, Sidnei (Mineiro) e Rubens Cardoso (Maycon); Edinho, Wellington Monteiro, Pinga (Perdigão) e Alex; Iarley e Alexandre Pato
Técnico: Alexandre Gallo

Pachuca
Calero; Lopez, Mosquera e Fausto; Cabrera (Rodriguez), Correa, Caballero, Chitiva (Landín) e Salazar (Alvarez); Cacho e Gimenez
Técnico: Enrique Meza

Data: 7/6/2007
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Sérgio Pezzotta (ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas e Walter Veláz (ARG)
Cartões amarelos: Rubens Cardoso, Iarley, Alex, Sidnei (Inter); Fausto (Pachuca)
Cartão vermelho: Fausto (Pachuca)
Gols: Alex (aos 29min do 1º tempo); Pinga (aos 4min), Alexandre Pato (aos 18min) e Mosquera (contra, aos 31min do 2º tempo)

Hospedagem: UOL Host