! Fluminense vence fora e conquista Copa do Brasil pela 1ª vez - 06/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/06/2007 - 23h45

Fluminense vence fora e conquista Copa do Brasil pela 1ª vez

Da Redação
No Rio de Janeiro
O Fluminense conquistou nesta quarta-feira o inédito título da Copa do Brasil. A equipe tricolor mostrou mais uma vez sua capacidade de recuperar-se fora de casa e, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, derrotou o Figueirense por 1 a 0. Com isso, depois de 23 anos o time das Laranjeiras voltará a disputar a Copa Libertadores.

PRINCIPAIS LANCES
Divulgação/Fotocom
Roger comemora o gol do título, aos 3min
Divulgação/Fotocom
Flu comemora bastante o título em Floripa
PRIMEIRO TEMPO
3min - GOOOLLL DO FLUMINENSE! Adriano Magrão faz cruzamento para Roger por trás da defesa catarinense, que pára e deixa o zagueiro livre. O defensor mata no peito e chuta, de direita, no canto esquerdo do goleiro Wilson, abrindo o placar.
10min - Defesa do Fluminense falha, Victor Simões recebe dentro da área e tenta colocar no canto direito de Fernando Henrique, mas a bola desvia na trave e sai pela linha de fundo.
17min - Anderson Luiz recebe grande passe e fica de frente para Fernando Henrique, mas chuta para fora na saída do goleiro.
30min - Arouca passa no meio de dois defensores do Figueirense e chuta para o gol, mas Wilson faz grande defesa, espalmando para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
8min - Cleiton Xavier recebe pela esquerda, coloca na frente e chuta cruzado. A bola passa perto da trave de Fernando Henrique.
9min - Alex Dias recebe excelente bola de Adriano Magrão, dribla um defensor e chuta colocado. O arremate vai por cima do gol.
32min - Alex Dias recebe pela direita, invade a área e chuta para o gol, mas Wilson espalma para escanteio.
38min - Carlinhos avança pelo lado direito e chuta para o gol. Wilson dá rebote, mas Alex Dias não consegue marcar na volta.
43min - Cleiton Xavier recebe pela direita e chuta para o gol. Fernando Henrique desvia para escanteio.
VEJA AS IMAGENS DA DECISÃO
JUCA KFOURI COMENTA CONQUISTA
LEIA MAIS SOBRE O FLUMINENSE
LEIA MAIS SOBRE O FIGUEIRENSE
VOTE NO DESTAQUE DO TÍTULO
"Todos nós fizemos por merecer. O grupo venceu as adversidades. Superamos momentos ruins. Comemora, torcedor tricolor. Faz muito tempo. Todos estão de parabéns. Agora, vamos pensar no futuro", vibrou o zagueiro Roger, autor do gol do título, que se tornou o recordista de títulos da Copa do Brasil, com quatro conquistas.

A vantagem do time da casa (podia empatar por 0 a 0 para ser campeão) durou apenas três minutos. Esse foi o tempo que o Fluminense demorou para abrir o placar, em falha da defesa adversária.

"Aguentamos a pressão e fizemos o gol na hora certa. O Roger é um cara que trabalha muito, ele merece o que aconteceu. Ganhamos aqui hoje [quarta] não na técnica, mas na vontade, na raça", destacou o meia Cicero.

Assim, o Flu terminou a competição sem perder nenhuma vez longe dos seus domínios. Para completar, ainda acabou com os 100% de aproveitamento do time alvinegro jogando em Florianópolis na competição nacional deste ano.

Vice-campeão da Copa do Brasil na última temporada pelo Vasco, o técnico Renato Gaúcho obteve seu primeiro título como treinador. A conquista foi também a primeira do Fluminense no torneio nacional, do qual já havia sido vice em 1992 e 2005.

"O campeão você só tem que exaltar. O Renato Gaúcho merece isso porque ele vinha buscando tanto quanto eu. Lógico que queria este título. Mas quando se convive com meninos como esse, que se dedicam muito, você fica chateado por eles", declarou o técnico do Figueirense, Mário Sérgio.

O gol logo no início mudou o panorama da partida, tanto que o treinador da equipe catarinense fez duas substituições ainda no primeiro tempo e a equipe alvinegra criou boas oportunidades, aproveitando que os cariocas recuaram muito.

No segundo tempo o jogo foi nervoso. As duas equipes erraram muito, dando pouco trabalho para os dois goleiros. Apesar da vantagem no placar, o Fluminense quase não valorizou a posse de bola e deu muitos chutões. Na busca pelo empate para levar a decisão aos pênaltis, o Figueirense atacou bastante, mas de forma desorganizada.

Os dois times voltarão a entrar em campo no domingo, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro. O Fluminense fará o "jogo das faixas" contra o Sport-PE, no Maracanã. O Figueirense atuará novamente no estádio Orlando Scarpelli, onde receberá o Flamengo.

FIGUEIRENSE
Wilson; Felipe Santana, Chicão e Vinícius (Edson); Anderson Luis (Fernandes), Diogo (Ramon), Henrique, Ruy, Cleiton Xavier e André Santos; Victor Simões
Técnico: Mário Sérgio

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Carlinhos, Thiago Silva, Roger e Junior Cesar; Fabinho, Arouca, Cícero e Carlos Alberto (Thiago Neves); Alex Dias (Rafael Moura) e Adriano Magrão (David)
Técnico: Renato Gaúcho

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Cartões Amarelos: Junior Cesar (Flu), Edson (Fig) e Thiago Neves (Flu)
Gols: Roger, aos 3min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host