! Grêmio perde na Vila, mas chega à final da Libertadores - 06/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/06/2007 - 23h43

Grêmio perde na Vila, mas chega à final da Libertadores

Bruno Thadeu
Em Santos
O Grêmio conseguiu segurar o Santos e garantiu a classificação à sua quarta final de Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, o time gaúcho foi derrotado por 3 a 1 pela equipe alvinegra em uma partida nervosa, mas como venceu o jogo da ida por 2 a 0, no Olímpico, e fez um gol fora de casa, avançou à decisão continental.

PRINCIPAIS LANCES
AFP
Após belo chute fora da área, Diego Souza (d) festeja gol com companheiros de equipe
EFE
Enquanto Domingos chora, jogadores do Grêmio comemoram classificação à final
PRIMEIRO TEMPO
4min - Zé Roberto faz boa jogada individual pela direita do ataque e cruza na medida para Renatinho, que chuta da pequena área. Saja faz grande defesa.
11min - Zé Roberto faz jogada individual e invade a área do Grêmio. Saja se antecipa na jogada.
23min - GOOOOLLL DO GRÊMIO!!!! Diego Souza recebe passe de Carlos Eduardo e, de fora da área, acerta um belo chute abrindo o marcador.
41min - Zé Roberto cobra falta de longe, e o zagueiro William faz o gol contra, que é anulado porque Domingos estava impedido na jogada.
46min - GOOOOLLL DO SANTOS!!! Zé Roberto faz o cruzamento, Patrício tenta cortar a jogada, mas a bola sobra para Renatinho, que da pequena área chuta sem chances para Saja.
SEGUNDO TEMPO
9min - Zé Roberto tenta a jogada individual e ganha escanteio. Kléber cobra e bola sobra para Renatinho que chuta à esquerda do gol.
15min - GOOOLLLL DO SANTOS!!! Cruzamento pela direita do ataque do Santos, Saja tenta espalmar a bola que sobra para Renatinho, que vira o marcador na Vila Belmiro.
23min - Diego Souza acerta bom chute de fora da área. Fábio Costa se estica e faz ótima defesa em seu canto esquerdo.
29min - Rodrigo Tabata cobra escanteio e Domingos cabeceia. Bola passa muito próxima à trave do goleiro Saja.
31min - GOOOOLLL DO SANTOS!!!! Kléber cobra falta de muito longe, bola sobra dentro da área para Zé Roberto que chuta sem chances para Saja.
VEJA FOTOS DA PARTIDA
PÁGINA ESPECIAL DO GRÊMIO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
"O Santos valorizou muito nossa classificação para a final, e o time merecia os aplausos não só da torcida, mas também do clube do Grêmio. Sabemos que nós precisamos melhorar muito, mas temos condições de vencer. Não somos a equipe mais técnica da competição, mas estamos entre as mais guerreiras", declarou o meia Tcheco.

A classificação gremista mostrou que o clube tricolor, apesar das dificuldades, soube lidar com uma situação nova nesta semifinal. Nas oitavas e nas quartas-de-final do torneio, o time jogou a primeira partida fora e perdeu, mas conseguiu a reviravolta no Olímpico com a ajuda de sua torcida. Foi assim diante do São Paulo e do Defensor-URU. Contra o Santos, no entanto, a equipe teve que jogar a primeira em seu estádio, mas abriu boa vantagem e soube segurar na volta.

O time comandado por Mano Menezes espera agora a definição de seu adversário na decisão. Boca Juniors-ARG e Cúcuta-COL se enfrentarão nesta quinta-feira pelo jogo de volta da outra semifinal do torneio continental. Na partida de ida, a equipe colombiana venceu em casa os argentinos por 3 a 1 e pode até perder por um gol de diferença em Buenos Aires que assegura vaga na final.

O Grêmio busca o seu tricampeonato na competição continental para igualar o São Paulo, maior vencedor brasileiro do torneio. A classificação ratifica ainda o momento de ressurgimento do Grêmio no cenário do futebol internacional. Em 2004, o time viveu um dos piores momentos de suas história ao cair à Série B do Brasileiro, mas ascendeu à primeira divisão no ano seguinte, na competição em que garantiu vaga para esta Libertadores.

Para a segunda partida da semifinal, o treinador Luxemburgo escalou o Santos com uma formação bastante ofensiva. Sem Maldonado, com uma contratura muscular, o comandante alvinegro colocou Rodrigo Souto como único volante, ao lado de Cléber Santana, mais recuado, Pedrinho e Zé Roberto no meio-campo. No ataque, o técnico surpreendeu e iniciou o jogo com o jovem Renatinho ao lado de Marcos Aurélio. A outra novidade esteve na zaga, já que Domingos entrou no lugar de Ávalos.

Pelo lado do Grêmio, Mano Menezes escalou Douglas ao lado de Carlos Eduardo no ataque, já que não pôde contar com Tuta, com uma lesão na coxa esquerda, e com Amoroso, suspenso. No meio, apesar de poder contar com a volta de Lucas, o treinador optou por deixar o atleta inicialmente no banco de reservas.

Com um ataque mais leve, o Santos, acompanhado pelos olhares de Pelé, presente no estádio, começou a partida investindo nas jogadas em velocidade e chegou a criar boas chances logo no início. Contudo, o time alvinegro esbarrou no nervosismo e abusou dos passes errados. Assim, o Grêmio aproveitou para reter a posse de bola e administrar o jogo nos minutos iniciais. Aos 23min, Diego Souza recebeu na entrada da área, girou e acertou um belíssimo chute no ângulo da meta de Fábio Costa, abrindo o marcador.

ZÉ ROBERTO SE DESPEDE
Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Após a desclassificação da Copa Libertadores da América, o meia santista Zé Roberto, autor do terceiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, manifestou-se em tom de despedida. O jogador lamentou a eliminação e deu a entender que não vestirá mais a camisa alvinegra.

"Hoje é um dia muito triste para mim. Estamos eliminados da Libertadores, um título que eu queria muito. Não sei o dia da apresentação na seleção brasileira e se ainda vou voltar a jogar com a camisa do Santos antes do término de meu contrato. Eu saio muito agradecido por tudo o que vivi no Santos. Esta temporada marcou minha carreira", afirmou.
LEIA MAIS
O gol abateu a equipe santista, que não teve o mesmo ímpeto do início para atacar. Mas em dois lances, a história da primeira etapa mudou. Primeiro, William marcou contra para o Santos, mas o gol foi anulado já que Domingos estava impedido. Aos 46min, Renatinho, um dos mais ousados em campo, aproveitou bobeada da zaga gremista e empatou o duelo. Para melhorar a situação alvinegra, o Grêmio perdeu o que restava de seu ataque: Carlos Eduardo saiu de campo lesionado quando o marcador ainda apontava a vantagem gremista.

No segundo tempo, o Santos voltou mais animado e disposto a pressionar o Grêmio. No entanto, nos minutos iniciais, tinha dificuldade para finalizar com perigo. Assim, Luxemburgo apostou na presença de área e na estrela de Moraes - herói do título paulista -, colocando o atacante no lugar de Pedrinho. Outro que entrou foi Tabata, mas na vaga do lateral Alessandro.

Apesar das mudanças, foi o melhor jogador santista no primeiro tempo quem conseguiu virar o jogo. Aos 15min da etapa complementar, Renatinho aproveitou confusão na área adversária para fazer seu segundo no jogo. O time da Vila seguiu pressionando e, aos 31min, Zé Roberto, da entrada da área, completou para a rede.

Até o fim, o Santos tentou o quarto gol, que lhe daria a classificação, mas não conseguiu. Na saída do gramado, Luxemburgo culpou o árbitro pela eliminação. "O lance do primeiro gol fez toda a diferença do jogo. O juiz deixou de dar uma falta clara e isso selou nossa eliminação", reclamou o técnico.

Após a partida que definiu a classificação do Grêmio para a decisão da Copa Libertadores, o zagueiro William afirmou que sua equipe usou a inteligência para superar o Santos na semifinal, e reclamou da impossibilidade de dois times do mesmo país disputar o título.

"Como tudo na vida do Grêmio, sabíamos que iríamos ser sufocados. Eles tinham muita qualidade, mas fomos inteligentes e jogamos com o regulamento na mão", disse. Na partida decisiva da semifinal, a equipe Tricolor sofreu 3 a 1 na Vila Belmiro. Como havia vencido por 2 a 0 no Olímpico, se classificou graças ao gol marcado fora de casa.
GRÊMIO FOI INTELIGENTE, AFIRMA ZAGUEIRO WILLIAM
LEIA MAIS
Com o resultado final, o Santos, detentor da melhor campanha da fase de grupos, sai da briga pelo tricampeonato da Libertadores - foi campeão em 1962 e 1963 - e não consegue chegar à sua quarta decisão do torneio. Uma classificação aproximaria o atual time das "eras Pelé e Robinho", já que apenas no período em que foi liderado por esses jogadores, o clube conseguiu atingir a final da América.

Esta foi a segunda eliminação consecutiva do Santos para um brasileiro no principal torneio de clubes da América. Em 2005, na última participação antes deste ano, o clube caiu diante do Atlético-PR nas quartas-de-final.

O time da Vila Belmiro volta a pensar agora no Brasileiro. Pela quinta rodada do campeonato, o clube alvinegro enfrentará o Internacional, no Beira-Rio, neste domingo, às 18h10. Já o Grêmio, provavelmente com uma equipe reserva, irá encarar um dia antes o Vasco, também às 18h10, em São Januário.

SANTOS
Fábio Costa; Alessandro (Tabata), Adaílton, Domingos e Kléber; Rodrigo Souto, Cléber Santana, Pedrinho (Moraes) e Zé Roberto; Renatinho (Jonas) e Marcos Aurélio
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Gavilán, Sandro Goiano, Tcheco (Edmílson) e Diego Souza; Carlos Eduardo (Ramon) e Douglas (Lucas)
Técnico: Mano Menezes

Data: 6 de junho (quarta-feira)
Local: estádio Vila Belmiro, em Santos
Horário: 21h45
Árbitro: Carlos Torres (PAR)
Auxiliares: Nicolás Yegro e Manuel Bernal (PAR)
Cartões amarelos: Schiavi (G), Marcos Aurélio (S), Sandro Goiano (G), Cléber Santana (S) e Saja (G)
Gols: Diego Souza (G), aos 23min, e Renatinho (S), aos 46min do primeiro tempo; Renatinho (S), aos 15min, e Zé Roberto (S), aos 31min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host