! Renato Gaúcho estréia volta olímpica como técnico - 06/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/06/2007 - 23h53

Renato Gaúcho estréia volta olímpica como técnico

Leonardo Velasco
No Rio de Janeiro
Vitorioso como jogador, o técnico Renato Gaúcho conquistou nesta quarta-feira seu primeiro título na nova função. O treinador, que já havia chegado perto outras vezes, deu sua primeira volta olímpica no comando de uma equipe justamente no clube em que "começou" sua carreira no banco.

Fotocom
Fluminense festeja o título da Copa do BR, o primeiro de Renato Gaúcho como técnico
LEIA O RELATO COMPLETO DA FINAL
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLUMINENSE
VEJA IMAGENS DA CONQUISTA
"Fico feliz por fazer parte deste grupo, por fazer parte da história de um grande clube, conquistamos um título inédito, estamos na Libertadores. É difícil falar o que essa conquista representa, a ficha ainda não caiu, o mais importante é que alcançamos o objetivo. Posso falar para vocês, com humildade, que esse é o primeiro de muitos que virão", afirmou o técnico.

A carreira de Renato Gaúcho como técnico começou de forma improvisada no Fluminense. Em 1996, o então jogador assumiu o comando do time interinamente, mas não conseguiu livrar a equipe do rebaixamento à segunda divisão nacional. Exercendo as duas funções, o ex-atacante comandou o clube em sete jogos (em 96 e 97), com três vitórias e quatro derrotas.

Como técnico apenas, o primeiro clube de Renato foi o Madureira, onde ficou durante dois anos, até 2001, sem muito sucesso. No ano seguinte, voltou ao Fluminense desacreditado para ser interino, mas acabou efetivado e levou o clube ao quarto lugar do Campeonato Brasileiro, permanecendo no cargo até julho de 2003. Três meses depois, em outubro, acabou retornando ao clube.

Antes de conquistar seu primeiro título, o técnico já havia chegado perto outras duas vezes. Em 2003, foi vice do Estadual do Rio pelo Flu. Na última temporada, pelo Vasco, perdeu a decisão da Copa do Brasil. No Brasileirão, suas melhores colocações foram o quarto lugar com o time tricolor e um sexto com a equipe cruzmaltina.

"O Renato foi extremamente importante. Ele chegou e mudou a cara do time em todos os sentidos. Estou impressionado com o crescimento que ele teve no Vasco. Ele mereceu mais do que ninguém esse primeiro título da carreira", exaltou o coordenador geral de futebol, Branco.

A relação entre Renato Gaúcho e o Fluminense data de 1995. Naquele ano, o ex-atleta garantiu o título do Estadual do Rio contra o arqui-rival Flamengo, marcando o famoso gol de barriga.

"Minha identificação com o Fluminense vem desde 95, quando cheguei ao clube desacreditado, mas acabei ajudando a minha equipe a conquistar o Estadual. Faço parte da história, mas este capítulo jamais será apagado", destacou Renato.

Hospedagem: UOL Host