! Dunga inclui Anderson e 'quarteto nacional' para a Copa América - 06/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

06/06/2007 - 07h38

Dunga inclui Anderson e 'quarteto nacional' para a Copa América

Alexandre Gimenez
Enviado especial do UOL
Em Dortmund (Alemanha)
Um dia depois do empate sem gols com a Turquia na Alemanha, o técnico Dunga divulgou a relação oficial dos 22 jogadores que disputarão a Copa América pela seleção brasileira.

OS 22 CONVOCADOS DE DUNGA
GOLEIROS
Helton (Porto-POR)
Doni (Roma-ITA)
LATERAIS
Maicon (Internazionale-ITA)
Daniel Alves (Sevilla-ESP)
Gilberto (Hertha Berlim-ALE)
Kleber (Santos)
ZAGUEIROS
Juan (Bayer Leverkusen-ALE)
Naldo (Werder Bremen-ALE)
Alex (PSV Eindhoven-HOL)
Alex Silva (São Paulo)
MEIO-CAMPO
Gilberto Silva (Arsenal-ING)
Mineiro (Hertha Berlim-ALE)
Josué (São Paulo)
Fernando (Bordeaux-FRA)
Elano (Shakhtar Donetsk-UCR)
Diego (Werder Bremen-ALE)
Zé Roberto (Santos)
Anderson (Manchester United-ING)
ATACANTES
Fred (Lyon-FRA)
Robinho (Real Madrid-ESP)
Vágner Love (CSKA Moscou-RUS)
Afonso (Heerenveen-HOL)
Os destaques da relação apresentada pelo treinador foram as inclusões de quatro jogadores que atuam no futebol brasileiro: Alex Silva e Josué, do São Paulo, e Kleber e Zé Roberto, ambos do Santos.

Além disso, Dunga confirmou a convocação do meia Anderson, que na última semana trocou o Porto pelo Manchester United. O ex-jogador do Grêmio também estava relacionado para disputar o Mundial Sub-20, mas, desta forma, acaba aproveitado pela seleção principal e fica fora do torneio no Canadá.

Outro destaque é a volta do atacante Fred, do Lyon, que não apareceu na última convocação em razão de uma lesão. O jogador vinha realizando tratamento no departamento médico do Cruzeiro com a esperança de ser relacionado para a Copa América.

Ainda no ataque, a lista definitiva para a Copa América ainda apresenta a figura de Afonso, a mais controversa convocação dos últimos tempos. Ainda quase desconhecido em seu país, o jogador do Heerenveen, da Holanda, teve a primeira oportunidade na seleção nos amistosos contra Inglaterra e Turquia e acabou garantindo seu lugar no grupo.

Dunga havia pré-convocado 34 jogadores no último dia 28 de maio. Tudo para respeitar a data limite de inscrições da Conmebol.

A SELEÇÃO COM DUNGA
Reuters
Dunga chega a sua 1ª competição oficial com bons números: 7 vitórias em 11 jogos
Noruega 1 x 1 Brasil
Brasil 3 x 0 Argentina
Brasil 2 x 0 País de Gales
Brasil 4 x 0 Combinado do Kwait
Brasil 2 x 1 Equador
Brasil 2 x 1 Suíça
Brasil 1 x 2 Portugal
Brasil 4 x 0 Chile
Brasil 1 x 0 Gana
Brasil 1 x 1 Inglaterra
Brasil 0 x 0 Turquia
As principais baixas da lista já eram previamente conhecidas: Kaká e Ronaldinho Gaúcho, jogadores que pediram dispensa à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), alegando estafa física no final da temporada européia, e Lúcio e Júlio César, lesionados.

A Copa América será disputada na Venezuela entre os dias 26 de junho a 15 de julho. Na primeira fase, a seleção brasileira encabeça o grupo B e terá como adversários as equipes de México, Chile e Equador.

A seleção de Dunga se reúne para a Copa América na próxima terça-feira, em Teresópolis, na concentração da Granja Comary, onde permanece em preparação por dez dias. A delegação desembarca na Venezuela dias antes da Copa América e ficará baseada na cidade de Puerto la Cruz, uma das sedes da competição.

Nos últimos dias, Dunga pôde realizar as últimas observações antes da definição da lista para a Copa América. O treinador encerrou os testes para a competição nos dois empates na Europa, na última sexta contra a Inglaterra em Londres (1 a 1) e na terça passada com a igualdade com a Turquia em Dortmund (0 a 0).

Dunga chega à Copa América com retrospecto de sete vitórias, três empates e uma derrota em 11 partidas disputadas no comando da seleção brasileira.

Hospedagem: UOL Host