! Roberto Carlos troca o Real Madrid pelo Fenerbahce - 05/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

05/06/2007 - 20h57

Roberto Carlos troca o Real Madrid pelo Fenerbahce

Da Redação
Em São Paulo
O lateral-esquerdo Roberto Carlos, de 34 anos, acertou na noite desta terça-feira sua transferência do Real Madrid, da Espanha, para o Fenerbahce, da Turquia.

EFE
Descontente no Real, Roberto Carlos firma contrato por dois anos com o Fenerbahce
PERFIL COMPLETO DO JOGADOR
NA TURQUIA, ROBERTO CARLOS VAI...
O jogador assinou por dois anos com o time de Istambul, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. A contratação foi confirmada pela assessoria de imprensa do atleta e pelo clube turco.

"Nosso novo jogador Roberto Carlos anunciou na FBTV [canal do Fenerbahce] que 'Fenerbahce é o maior, Fenerbahçe é campeão'. Ele também disse que está feliz com sua transferência para o clube e colocará sua assinatura em muitos gols", disse o site oficial do clube, que cita o lateral como "um dos mais profissionais" e dono de um imprescindível "sangue frio".

"Nosso Fenerbahce 'acorrentou' o jogador brasileiro Roberto Carlos, do Real Madrid, que agora veste nossas cores. Ontem de madrugada [na Turquia], noite de hoje no Brasil, o empresário de Roberto Carlos, Dino Pasalic, foi à Turquia para assinar o acordo e, em alguns dias o jogador deve chegar em Istambul", completou o clube.

Roberto Carlos entrou em baixa depois da disputa da Copa do Mundo da Alemanha, no ano passado, quando foi apontado como um dos 'vilões' na derrota por 1 a 0 para a França, nas quartas-de-final.

No lance, após falta batida por Zidane, Henry entrou livre e venceu o goleiro Dida. As imagens de TV mostram que Roberto Carlos estava ao lado do atacante antes da conbrança de falta, mas não o acompanhou depois da cobrança.

O lateral foi revelado pelo União São João, time no qual atuou entre 1990 e 1992. Em seguida, foi para o Palmeiras, conquistando o bi do Brasileiro e do Paulista (1993 e 1994), além do Torneio Rio-São Paulo (1993). Em 1995, se transferiu para a Inter de Milão, da Itália.

O jogador estava no Real desde 1996. No time espanhol, ganhou de tudo: três Ligas dos Campeões (1998, 2000 e 2002), dois Mundiais Interclubes (1998 e 2002), uma Supercopa da Europa (2002), três Campeonatos Espanhóis (1997, 2001 e 2003) e uma Supercopa da Espanha (1997).

Roberto Carlos terá pelo menos o zagueiro Edu Dracena, os meio-campistas Mehmet Aurélio (naturalizado turco) e Alex e o atacante Deivid, além do técnico Zico. O zagueiro Lugano, ex-São Paulo, também está na equipe.
A CARREIRA DO LATERAL
Ficou famosa a cena de Roberto Carlos abaixado, "arrumando a meia", enquanto os franceses invadiam a área e marcavan o gol que decretou a eliminação brasileiro do Mundial.

O clima não ficou bom também no Real. Em abril, Roberto Carlos já havia indicado seu desejo de deixar o clube ao término da temporada, mas seu destino permanecia indefinido. À época, ele disse que a pressão e a falta de "diversão" em atuar pelo time eram os principais motivos de sua atitude.

"Eu tinha planejado e gostaria que terminasse minha carreira aqui, mas vai ser impossível porque há muita pressão e, quando se perde uma partida, todos se voltam contra. E eu não sou mais um jovem, já não tenho de agüentar pressões e polêmicas. Não é justo que te julguem por um gol tomado ou um passe errado. Quero viver bem agora", disse.

Um mês depois, o lateral afirmou que tinha recebido uma série de propostas de times europeus e dos Emirados Árabes, mas descartou uma volta ao Brasil. Desde a sua ida para a Europa, Roberto Carlos chegou a dizer que pretendia se aposentar no Santos, seu "time do coração".

Hospedagem: UOL Host