! Brasileiro Anderson troca o Porto pelo Manchester United - 30/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/05/2007 - 17h29

Brasileiro Anderson troca o Porto pelo Manchester United

Da Redação
Em São Paulo
O Porto anunciou nesta quarta-feira a negociação do meia brasileiro Anderson, tido como a maior revelação do Grêmio desde Ronaldinho Gaúcho, para o Manchester United, da Inglaterra. Os dois clubes confirmaram o negócio em seus sites oficiais.

PERFIL DE ANDERSON
AFP
Anderson (foto) ajudou o Porto a conquistar dois títulos nacionais
Nome: Anderson Luis de Abreu Oliveira
Nascimento: 13/04/1988
Local de nascimento: Porto Alegre
Altura: 1,76 m
Peso: 69 kg
Clubes: Grêmio, Porto (POR) e Manchester United (ING)
PORTO PODE TER LUCRADO R$ 47 MI
"O Manchester United está satisfeito em anunciar que chegou a um acodo com o Porto para a contratação de Anderson", disse o clube inglês em sua página na Internet.

O clube inglês contratou em definitivo o jogador, que nesta segunda-feira foi pré-convocado pelo técnico Dunga para a seleção brasileira que vai disputar a Copa América 2007, disputada de 26 de junho a 15 de julho, na Venezuela.

Os valores da transação não foram revelados. A imprensa portuguesa especula que o Manchester tenha desembolsado entre 18 e 25 milhões de euros para contar com o brasileiro.

Anderson, que estava no Porto desde dezembro de 2005 e passou a última temporada lutando contra as contusões, assinará contrato depois de passar por exames no seu novo clube. As datas das avaliações médicas também não foram divulgadas.

"Os termos do acordo e o anúncio formal serão feitos depois dos procedimentos administrativos, incluindo os exames médicos", confirmou o Manchester.

Anderson foi figura fundamental em um dos episódios mais marcantes da história do Grêmio, o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Na partida contra o Náutico, na última rodada da Série B em 2005, o time gaúcho precisava da vitória na cada do adversário para avançar.

O jogo estava 0 a 0 quando, aos 33min do primeiro tempo, o Náutico perdeu um pênalti, com Bruno Carvalho. Na segunda etapa, as coisas ficaram mais complicadas para o Grêmio, com a expulsão de Escalona, aos 30min. Em seguida, o árbitro Djalma Beltrami anotou pênalti de Patrício e expulsou o jogador, além de Nunes e Domingos.

Com 7 homens contra 10 (Batata havia recebido o vermelho para o Náutico) e um pênalti contrário, a situação estava praticamente perdida para o Grêmio. Mas Ademar cobrou a penalidade, e o goleiro Galatto defendeu. Pouco mais de um minuto depois, os gremistas se lançaram ao ataque e Anderson, em jogada individual, fez o gol da vitória e do retorno da equipe à elite do futebol nacional.

O confronto ficou conhecido como "Batalha dos Aflitos" e virou até tema de DVD sobre a volta do Grêmio à Série A.
"BATALHA DOS AFLITOS"
Em outubro de 2005, o meia foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17, realizado no Peru. O Brasil foi vice-campeão do torneio, perdendo a final para o México por 3 a 0.

Mas o ex-gremista chamou a atenção do Manchester em agosto do ano passado, quando a equipe enfrentou o Porto em torneio amistoso de pré-temporada na Holanda. Na ocasião, os ingleses venceram por 3 a 1, com gols de Scholes, Rooney e Solskjaer, enquanto o defensor brasileiro Pepe descontou.

Anderson será o segundo brasileiro a defender a equipe inglesa na história. O primeiro foi o também meio-campista Kleberson, hoje no Besiktas, da Turquia, que trocou o Atlético-PR pelo time dirigido por Alex Ferguson após a conquista do pentacampeonato na Copa do Mundo de 2002.

Além de Anderson, o Manchester também acertou com outra jovem revelação, o meia-atacante Nani, de 20 anos, que atuava pelo Sporting, de Lisboa. O valor também permanece em sigilo, mas, segundo a mídia portuguesa, ele custou entre 20 e 25,5 milhões de euros aos ingleses.

Carlos Queiroz, moçambicano de nascimento e ex-técnico do Real Madrid (2003-2004), hoje assistente do técnico Alex Ferguson no Manchester, foi o principal responsável pelas negociações. Nesta quarta, ele viajou a Portugal ao lado de David Gill, chefe executivo do time inglês, para fechar as duas contratações.

Hospedagem: UOL Host