! Dunga pré-convoca Zé Roberto e surpresas para Copa América - 28/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

28/05/2007 - 16h02

Dunga pré-convoca Zé Roberto e surpresas para Copa América

Da Redação
Em São Paulo
Via internet, por meio do site oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o técnico Dunga pré-convocou nesta segunda-feira 34 jogadores para a Copa América 2007, que será disputada de 26 de junho a 15 de julho, na Venezuela.

PRÉ-CONVOCADOS PARA
A COPA AMÉRICA DE 2007
Folha Imagem
GOLEIROS
Diego (foto-Atlético-MG)
Doni (Roma/ITA)
Helton (Porto/POR)
EFE
LATERAIS
Cicinho (foto-Real Madrid/ESP)
Daniel Alves (Sevilla/ESP)
Maicon (Inter de Milão/ITA)
Gilberto (Hertha Berlin/ALE)
Kleber (Santos)
Marcelo (Real Madrid/ESP)
Divulgação/Fotocom
ZAGUEIROS
Alex (PSV/HOL)
Alex Silva (São Paulo)
Edu Dracena(Fenerbahce/TUR)
Juan (Bayer Leverkusen/ALE)
Naldo (Werder Bremen/ALE)
Thiago Silva(foto-Fluminense)
Folha Imagem
MEIO-CAMPISTAS
Anderson (Porto/POR)
Carlos Eduardo (Grêmio)
Diego (Werder Bremen/ALE)
Edmílson (Barcelona/ESP)
Elano (Shakhtar Donetsk/UCR)
Fernando (Bordeaux/FRA)
Gilberto Silva (Arsenal/ING)
Josué (São Paulo)
Julio Baptista (Arsenal/ING)
Lincoln (Schalke 04/ALE)
Mineiro (Hertha Berlin/ALE)
Morais (Vasco)
Zé Roberto (foto-Santos)
EFE
ATACANTES
Afonso (foto-Heerenveen/HOL)
Fred (Lyon/FRA)
Jô (CSKA/RUS)
Rafael Sobis (Betis/ESP)
Robinho (Real Madrid/ESP)
Vagner Love (CSKA/RUS)
A lista contou com algumas surpresas, como o retorno à seleção do meia Zé Roberto. Destaque do Santos na conquista do bicampeonato paulista e tido como um dos melhores no país na atualidade, o jogador, de 32 anos, volta ao time nacional pela primeira vez depois da fracassada campanha na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Dunga ainda chamou jogadores que estão se destacando em seus clubes no Brasil, como o goleiro Diego, do Atlético-MG (que já chama a atenção da Lazio, da Itália), o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, o meia Morais, do Vasco, e o meia-atacante Carlos Eduardo, revelação do Grêmio. Do exterior, o meia-atacante Anderson, do Porto, e o meia Lincoln, do Schalke 04, foram lembrados pela primeira vez pelo treinador.

Algumas ausências já estavam confirmadas. Kaká, do Milan, e Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, pediram dispensa da competição há cerca de duas semanas. O zagueiro Lúcio, do Bayern de Munique, e o goleiro Júlio César, da Inter de Milão, que passaram por cirurgias de hérnia (o primeiro, na virilha, e o segundo, de disco), não terão condições clínicas de atuar.

"São convocações feitas dentro da orientação de aproximar o trabalho da seleção principal das seleções de base, mas com a preocupação também de fazer com que estes jogadores não queimem etapas", disse Dunga, por meio de nota oficial veiculada pela CBF.

O técnico reiterou que a lista de 34 jogadores anunciada nesta segunda-feira não é definitiva, especialmente para aqueles atuam no Brasil. "Os jogadores que atuam no Brasil poderão ser chamados até a data-limite, que é 6 de junho. Portanto, todos têm condições de ser chamados."

A antecipação da divulgação dos nomes foi feita, de acordo com o supervisor da seleção brasileira, Américo Faria, para respeitar os prazos determinados pela Fifa para convocações para competições oficiais.

Dunga não dará entrevista após a pré-convocação. Ele só vai falar sobre a lista na quarta-feira, dia 30, no desembarque da seleção em Londres, onde a equipe nacional enfrentará a Inglaterra, no estádio de Wembley, dia 1º de junho.

A lista definitiva dos 22 convocados para a Copa América será anunciada após o amistoso do dia 5 de junho, contra a Turquia, em Dortmund, na Alemanha.

As partidas contra ingleses e turcos serão as últimas antes do torneio continental. A apresentação para os confrontos acontece nesta terça-feira, quando o grupo viaja para Londres.

O início da preparação para a disputa da Copa América está previsto para o dia 12 de junho, com apresentação na Granja Comary, em Teresópolis. No dia 20 do mesmo mês, a delegação segue para a cidade de Puerto La Cruz, na Venezuela, local onde ficará concentrada na primeira fase da competição.

O Brasil está no grupo B do torneio e estréia no dia 27 de junho contra o México. Em seguida, enfrenta o Chile, dia 1º de julho, e o Equador, dia 4. A chave A conta com Venezuela, Bolívia, Uruguai e Peru, enquanto o C é formado por Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Colômbia. Os dois primeiros de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados no geral, se classificam para as quartas-de-final.

Disputada desde 1916, a Copa América é o torneio de seleções mais antigo do mundo. Uruguai e Argentina são as equipes com mais títulos, com 14 cada uma. O Brasil soma sete, seguido por Peru e Paraguai (dois cada um), além de Colômbia e Bolívia, com uma conquista cada um.

Hospedagem: UOL Host